TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL

Casos: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 4

1. MAPEAMENTO DOS PROCESSOS

Este Trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa, que buscou identificar os tipos de relacionamentos logísticos existentes nas distribuições do etanol e os postos de combustíveis (varejistas).

O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, são 320 indústrias de açúcar e álcool, 5,5 milhões de hectares de terras cultivadas, produzindo 1,5 milhões de toneladas de cana por ano, gerando ao todo 1 milhão de empregos diretos. Aproximadamente 55% da produção brasileira de cana de açúcar transforma-se em álcool (anidro e hidratado).

Apesar de a cadeia de produção do etanol se mostrar coordenada em termos de

produção, uma vez que a agroindústria geralmente controla a produção e o fornecimento da matéria-prima por contrato ou por verticalização, é necessário disponibilizar atenção aos custos logísticos e distribuição que são incorporados ao longo da cadeia.

O setor sucroalcooleiro nacional possui elevada competitividade no âmbito mundial,produtividade e rendimento industriais elevados, além de expressar os menores custos de produção, se comparado aos seus principais concorrentes.

Os custos de produção do álcool brasileiro encontram-se na faixa de US$ 0,18/litro,

Entretanto, quando a atenção é voltada aos custos de transporte, tanto da matéria prima

quanto do produto final, vimos que esse custo dá um salto significativo, chegando a mais de 30% do custo final para os postos de gasolina.

Para efeitos deste trabalho, nos restringiremos aos elos à jusante da usina de produção

do etanol, ou seja, na distribuição do produto. Será analisado o abastecimento de álcool das distribuidoras para os postos de gasolina.

A estrutura existente na cadeia de álcool, representada na figura,

Analisando os principais atores cadeia do etanol, podemos afirmar que existem dois tipos de atores na produção agrícola, a própria usina ou um produtor independente. A usina pode produzir em terras próprias ou arrendar terras vizinhas à sua planta para a produção de cana. A verticalização das usinas é um fato comum no Brasil. No caso do produtor independente, a produção ocorre em propriedades pertencentes.

O processamento ocorre numa planta industrial comumente chamada de usina

beneficiadora. No caso da produção de álcool, essa usina pode ser mista ou específica. Ela é mista quando nesta também se produz outros derivados da cana-de-açúcar, como o próprio açúcar. Dá-se o nome de usina específica quando nessa só ocorre a produção de álcool.

As usinas produzem três tipos de álcool, o anidro, hidratado e o neutro. O álcool

anidro é repassado da usina para a indústria de alimentos e a de combustíveis, depois para transformação, distribuição e finalmente para o consumidor.

A relação entre os distribuidores de álcool e as usinas produtoras ocorre, normalmente, através de contrato de fornecimento. A usina se compromete a fornecer determinada quantidade de álcool com a contratante, podendo vender o excedente para outras distribuidoras.

E possível observar que as formas de recebimento do álcool são muito diversificadas. Isto se deve a diversos fatores, sendo que a maioria deles está relacionada com os preços e o volume de vendas dos postos. Por sua vez, estes pontos caracterizam a fatia do mercado que o posto possui, bem como seu faturamento.

GASOLINA

Gasolina concorrendo com o álcool hidratado, a gasolina abastece hoje cerca de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com