TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Integrados de Recursos Humanos

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.725 Palavras (19 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO.................................................................................................

2 –  ........................................................................

2.1 - ...........................................................

2.2 –........................................................

2.3 – ....................................................

2.4 –.............................................................................................................

3 -CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................

4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................


  1. INTRODUÇÃO

Primeiramente, cumprimentamos aos nosso valorosos colaboradores. Este manual servirá para que nossos associados possam conhecer mais a área de gestão de pessoas que está sendo inserido na empresa SOFT LTDA. Aqui serão apresentados os objetivos e funções da Gestão de pessoas na organização, trazendo informações que serão de grande valor a todos. Esperamos que o que seja ensinado seja de grande ajuda a todos.

Nosso objetivo aqui, como administração de pessoas (ARH), é melhorar a vida dos nossos associados e dar a vocês conhecimentos sobre: o que é o RH; o que é rescisão de contrato de trabalho; ações de ação e recrutamento e seleção e como são feitos os demonstrativos de pagamento. Nosso objetivo nesse manual é que vocês, como colaboradores, estejam a par de tudo a nosso respeito.

Atenciosamente, ARH.


  1. Consultoria SOFT LTDA.

SITUAÇÃO A SOFT LTDA: é uma empresa familiar, do segmento de informática, criada há 5 anos por dois irmãos: Agenor Randsoft (formado em engenharia da computação) e Laura RandsoftBartiro (formada em administração de empresas). A SOFT desenvolve aplicativos para controle de estoque em pequenos supermercados. Conta com 6 funcionários e ocupa um sobrado na cidade de Taguatinga (Brasília – capital). Atualmente, essa empresa está com 8 clientes na capital e 15 no interior de Goiás. A relação comercial envolve contrato de locação do sistema SOFT assim como contratos de manutenção e de suporte. Seu faturamento mensal costumava ser em torno de R$ 150.000,00. Há 3 meses, a SOFT vem passando por muitos problemas: queda de 30% no faturamento mensal , perda de clientes e absenteísmo. Quando Agenor e Laura reuniram-se para falar sobre a situação e chegar a um acordo sobre decisões a serem tomadas, houve um impasse, pois Agenor sugeriu a contratação de um consultor em Finanças e Laura sugeriu um consultor em Recursos Humanos. O impasse foi resolvido quando Laura apresentou a Agenor um artigo sobre a importância do RH dentro de uma empresa. Apesar de um pouco contrariado, o diretor de Produção e Vendas da SOFT (Agenor, irmão de Laura), acabou concordando com a contratação de um Consultor em RH (ou seja: você!). Logo na primeira semana em que fechou o contrato com você, Laura fez questão de te encaminhar um material chamado “Dossié SOFT”. Seu conteúdo é composto por: organograma; fichas de funcionários, perfis comportamentais e definições do negócio. De acordo com as informações do contexto, siga as etapas descritas abaixo para o desenvolvimento do trabalho.

A gestão de pessoas ou ARH (administração de recursos humanos) surgiu para dar mais prioridade a ao trabalhador como pessoa. Ela se mostrou como evolução da escola cientifica, em que o principal, o que estava em foco, era a economia e rapidez do trabalho tendo a prática a divisão, padronização e especialização dos trabalhadores nas tarefas   através de métodos científicos inspirados em engenharia.

Figura 1 cena do filme tempos modernos de Chaplin

E a Teoria das Relações humanas surgiu para contrariar a teoria cientifica e clássica. Seu foco são as pessoas. Ele diz que incentivo não é a única forma motivadora e tem o seu estudo baseado na organização informal. Na gestão de pessoas existem os seis processos básicos:

Figura 2 os seis processos de gestão de pessoas.

As teorias relacionadas aos recursos humanos são as seguintes:

  • Teoria das necessidades humanas de Abraham Maslow: Uma das principais teorias de motivação. Para Maslow, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem traspostos.

Figura 3 Teoria das necessidades mostrando a satisfação fora e dentro do trabalho.

  • A teoria dos 2 fatores de Frederick Herzberg: Proposta que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. O objetivo era entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho.

Figura 4 herzberg.

  • A teoria das Relações Humanas: Teoria que visa investigar a influência do ambiente de trabalho sobre a produtividade dos trabalhadores.

Figura 5 Abordagem humanística.

2.1 – As Áreas De ARH

Seleção e recrutamento

A seleção de Pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização: aquelas que apresentam características desejadas pela organização. Há um velho ditado popular que afirma que a seleção constitui a escolha exata da pessoa certa para o lugar certo.

O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos no MRH para abastecer seu processo seu processo seletivo. Na verdade, o recrutamento funciona como um processo de comunicação: a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho ao MRH.

 Dicionário do Processo Seletivo:

Processo seletivo:

A escolha da pessoa que mostre o perfil desejado para ocupar o cargo disponibilizado pela empresa.

Anúncio:

Através dos veículos de comunicaçõese também da internet, a empresamostrará o interesse na contratação de um profissional para ocupar algum cargo disponível por ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (367 Kb)   docx (96.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com