TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS IV - FINAL

Por:   •  14/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.975 Palavras (16 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos[pic 2]

IRINA EMANUELLE NUNES DE LIRA – RA: 1920623093

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS IV - FINAL

Manaus – Am

Outubro/2016

 

IRINA EMANUELLE NUNES DE LIRA – RA: 1920623093

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS IV - FINAL

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação das disciplinas do 4º semestre, no Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, sob a orientação do (a) Prof. (a) Joziane Silva de Almeida.

Manaus – Am

Outubro/2016[pic 3]

SUMÁRIO

RESUMO ....................................................................................................................3

INTRODUÇÃO...........................................................................................................4

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA.....................................................................5

DESENVOLVIMENTO .............................................................................................6

POLITICAS, NORMAS E PROCESSOS DO RH DA INSTITUIÇÃO.................7

CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................................14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....        15

ANEXOS........................................................................................................................16


RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo esclarecer alguns conceitos sobre a organização, fazendo com que possamos identificar alguns processos do setor de Recursos Humanos e analisar o clima organizacional avaliando o comportamento humano individual e coletivo e suas reações perante uma organização.

Uma organização deve ser bem administrada e atribuir uma responsabilidade que necessita de um bom gerenciamento. Logo, com isso iremos obter sempre resultado positivos e gerando alto índice de desenvolvimento organizacional. O trabalho aborda de uma forma geral e ampla sobre o setor de Recursos Humanos e a sua importância dentro de uma organização, pois sabemos que o RH engloba todas as práticas e políticas relacionadas à administração de comportamentos dentro de uma companhia. Como seu próprio nome diz, o departamento considera as pessoas como recursos, elaborando estratégias e investimentos para desenvolver as capacidades de cada um.  É importante também falar sobre a análise do clima organizacional que estabelece o elo entre o nível individual e o nível organizacional, pois um ambiente agradável gera sempre lucros para empresa.

A Pesquisa de Clima é uma forma de mapear o ambiente interno da empresa para assim atacar efetivamente os principais focos de problemas melhorando o ambiente de trabalho. O clima de uma organização pode ser entendido como o reflexo do estado de espírito ou ânimo das pessoas, que predomina uma empresa, em um determinado período. O objetivo de um clima organizacional é transformar a área num lugar estratégico, cuja atuação alinha os planos de negócios de uma empresa.

[pic 4]

INTRODUÇÃO

 

O presente trabalho visa um estudo realizado em uma Instituição de Ensino, localizada na cidade de Manaus, uma empresa voltada para área da educação, onde investe na formação acadêmica e é referencial pelos seus cursos ofertados e sua estrutura organizacional, pois disponibiliza dos melhores laboratórios e investe em novas tecnologias.

O objetivo da pesquisa apresentado almeja analisar os processos internos voltados para área do setor de Recursos Humanos da empresa, onde exerce um papel de suma importância dentro da organização. Chiavenato (2003) conceitua que recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de várias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diversas áreas. O trabalho irá abordar sobre os processos internos dentro da empresa, de que forma funciona as políticas, normas e procedimentos da instituição no setor de Recursos Humanos.

A pesquisa foi feita interna por meio de entrevista com Analista e a Psicóloga, onde disponibilizaram um pouco de seu tempo para apresentar a organização e alguns de seus procedimentos internos, tais como, o processo de Admissão, Demissão, Processos Trabalhistas, Treinamentos e Desenvolvimento dentre outros.

        

[pic 5]

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINORTE

  • Razão Social: Sociedade de Desenvolvimento Cultural do Amazonas LTDA
  • Localidade: Rua 10 de Julho, N° 891 Centro
  • CNPJ: 63.692.180/0001-30
  • Ramo Atividade: Educação
  • Número de Colaboradores: 3.000

MISSÃO: O Centro Universitário do Norte propicia a sua clientela ensino superior de qualidade para aquisição de valores, competências e habilidades que lhe permitam o exercício da cidadania com melhores condições de empregabilidade, tendo como eixo norteador a busca de um modelo de desenvolvimento sustentável.

VISÃO: Ser reconhecido como um centro de excelência no atendimento às necessidades educacionais do norte do país, acompanhando e antecipando as mudanças que nela ocorrem e promovendo uma atuação eficaz e inovadora com vistas à compreensão, interpretação, preservação, reforço, promoção e difusão das culturas nacionais e regionais a partir de um contexto de pluralismo e diversidade cultural.

VALORES: Ética, transparência, trabalho em equipe, responsabilidade social, segurança e comprometimento com nossos clientes e colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (327 Kb)   docx (305.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com