TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.131 Palavras (13 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

TECNOLOGIA  EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

2º SEMESTRE

 Juliana Franzini Fogaça de Almeida - RA 1229432062

Maria Adriana Matheus dos Santos - RA 9918003433

Renato Luís da Silva - RA 1600331188

PROFESSORA-TUTORA PRESENCIAL: MARA LUIZA MENDES

PROFESSORA-TUTORA ELETRÔNICA: JEAN WANDER DE LIVEIRA SANTOS

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

SOROCABA/SP

2016

Juliana Franzini Fogaça de Almeida - RA 1229432062

Maria Adriana Matheus dos Santos - RA 9918003433

Renato Luís da Silva - RA 1600331188

PROJETO INTERDISCIPLINAR II APLICADO AO CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Projeto Interdisciplinar III apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera, Polo Sorocaba, sob a orientação do(a) Professor(a)-Tutor(a) Presencial Mara Luiza Mendes

SOROCABA/SP

2016

SUMÁRIO



RESUMO........................................................................................................................ 03

INTRODUÇÃO...............................................................................................................04
RELATÓRIO ... ..................................................................................................... 05-06
PLANO DE BENEFÍCIOS............................................................................................ 07

CRONOGRAMA............................................................................................................08

POLÍTICA DE ADMISSÃO, RECRUTAMENTO E SELEÇÃO............................09,10

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO......................................10

POLÍTICA DE RECOMPENSAS E BENEFÍCIOS......................................................11

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO.......................................12

POLÍTICA DE DEMISSÃO......................................................................................12,13

CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................... 14
ANEXOS...............................................................................................................15,16,17

RESUMO

O trabalho apresenta um estudo de implantação do Setor de Recursos Humanos da empresa, incluindo estudo de benefícios, incentivos, treinamentos, buscando a valorização do colaborador e inclusão da empresa nas normas legais.

Além da implantação do setor de Recursos Humanos, buscamos adotar medidas usuais e de sucesso para Recrutamento, Seleção, Admissão, Saúde e Segurança no Trabalho e demissão se for caso aplicável.

O tema foi desenvolvido a partir de entrevista com os colaboradores e estudo da área, buscando ferramentas e meios de melhoria não só para a empresa, mas também aos seus colaboradores, para adequar a empresa as necessidades legais e a valorização dos seus colaboradores

Após a implantação, foram verificados, como benefícios a empresa, queda em multas por parte do MTE, queda do absenteísmo, seja por atestados médicos, afastamentos por doenças do trabalho ou desmotivação. Foram verificados como benefícios aos colaboradores maior interesse, sentimento de valorização pessoal e consequentemente menor índice de pedidos de demissão.

Também foram apreciados o aumento da produtividade e consequentemente a expansão comercial, a qual, fizeram os diretores da empresa  formularem planos de pagar a Participação nos Lucros da Empresa a partir do próximo ano.

Palavras Chave: Colaboradores, Empresa, Implantação, Recursos Humanos, Legais

INTRODUÇÃO

A REJUMA Embalagens, fundada em 2000 é uma empresa de médio porte, conta atualmente com 256 colaboradores, atuando no ramo de embalagens descartáveis de plástico e alumínio.

O trabalho tem como objetivo estruturar o setor de Recursos Humanos da empresa REJUMA Embalagens. Realizamos uma pesquisa de clima organizacional entre os colaboradores e tivemos um relato dos aspectos favoráveis e desfavoráveis.
                      Este levantamento foi feito através de questionário e foram avaliados dados quantitativos e qualitativos, a fim de examinar as causas dos problemas. Através do diagnóstico, pudemos conhecer os problemas e elaborar um plano de ação para minimizar os problemas detectados.

A pesquisa de clima organizacional, enquanto ferramenta de gestão da área de Recursos Humanos mede o grau de satisfação dos colaboradores em diferentes aspectos: comunicação, valorização pessoal e profissional, relacionamento, benefícios, remuneração entre outros.

Elaborar um cronograma de início para as aplicações das ações do projeto abrangendo os benefícios que melhor contribuam para o aumento da condição de vida dos funcionários da empresa, justificando a necessidade e os benefícios trazidos para a empresa a partir da implantação do Recursos Humanos.

RELATÓRIO

Perguntamos aos colaboradores, sobre a eficiência e transparência da comunicação interna, sobre as instalações físicas da empresa e sobre a cooperação entre as equipes e obtivemos retorno positivo na avaliação. Porém, ao abordarmos os assuntos de valorização pessoal e profissional, incentivos, salários e benefícios, treinamento e desenvolvimento e qualidade de vida, obtivemos respostas negativas, sendo assim, direcionaremos as soluções para estes pontos.

1. Valorização pessoal e profissional: A empresa não oferece aos colaboradores oportunidades de crescimento pessoal e profissional. O recrutamento e seleção são feitos em cada área específica e não existe um plano de carreira, assim raramente o colaborador é promovido dentro da empresa. A comunicação é vertical, de cima para baixo, no que tange a relação entre o gestor e o colaborador, mesmo havendo transparência na comunicação, esta se refere somente as obrigações, as ideias que partem dos colaboradores dificilmente são acolhidas, já que este não tem oportunidade de se manifestar. Também não existe nenhum tipo de incentivo para o alcance das metas propostas pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (219.6 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com