TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS EM GESTÃO PÚBLICA (PROINTER II – PARCIAL)

Por:   •  2/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO

AOS CURSOS EM GESTÃO PÚBLICA

(PROINTER II – PARCIAL)

Curso:         Tecnologia em Gestão Pública

Equipe:        

Tutores:        

Polo: Anhanguera - SP

RELATÓRIO PARCIAL

INTRODUÇÃO

Será abordado neste trabalho a investigação realizada sobre a atuação da empresa, lavagem de veículos, “VEGAS SPA AUTOMOTIVO” no mercado de trabalho, analisando os serviços que se dispõe a atender os seus clientes, a forma desenvolvida, apreciando os procedimentos pré-estabelecidos e, quais objetivos almejados; refletindo sobre seus fatores críticos de sucesso (pontos fortes e fracos) para o bom desempenho de suas atividades diárias.

Os lava-jatos são, de acordo com o Sebrae (2004), microempresas que colaboram para o desenvolvimento de cidades, uma vez que participam da distribuição de renda, emprega pessoas e atende outros setores da economia, além do público geral. Porém, também precisam se adequar à sustentabilidade ambiental, não desperdiçando água, nem insumos, tratando seus efluentes e reutilizando a água residuária.

Assim, eles devem ser implantados em locais adequados, obedecendo à legislação, que tem como objetivo reduzir e prevenir a poluição (Política Nacional do Meio Ambiente. Lei 6.938, 1981).

Iremos propor também soluções para o descarte de itens que não são aproveitados adequadamente no processo, visando assim implantar um Sistema de Gestão Ambiental na empresa.

APRESENTAÇÃO

“VEGAS SPA AUTOMOTIVO” é o nome fantasia da empresa, que traz como razão social o nome de seu proprietário, Alexandre Alvares Rubião ME a ser estudado por nosso grupo. Atua na prestação de serviço automotivo, sendo sua principal atividade, lavagem tradicional, externo e interna do veículo, e traz outros serviços complementares, como: polimento, enceramento e cristalização, descontaminação da pintura, higienização de bancos, teto, painel, forro da porta e cintos de segurança. Higienização de ar condicionado. Limpeza de bancos em tecidos ou couro. Cristalização dos vidros. Polimentos de faróis, troca de óleo e caso necessite, oferece o serviço de ir buscar e levar o veículo até o cliente. Está numa área de 500 m2, alugada, no município de Votorantim/SP, situado à avenida São João, número 192, Jardim Icatu.

A empresa encontra-se no mercado há 9 meses, conta com um quadro de três funcionários, sendo um deles, atuando como supervisor, responsável de avaliar o serviço realizado antes de entregar o veículo ao cliente.

Seu mercado consumidor localiza-se principalmente na região em que se encontra e bairros vizinhos, mas devido aos atrativos, por exemplo, mantém uma lanchonete, atrai clientes de outros bairros da cidade.

Na elaboração deste trabalho iremos abordar fatores positivos e negativos da empresa, fazendo um levantamento de dados e pesquisa de campo com o intuito de implantar um sistema de gestão ambiental.

HISTÓRICO E DESCRIÇÃO DE SERVIÇOS

O senhor Alexandre, proprietário do Lava-rápido, escolheu o nome fantasia da empresa reportando à cidade norte americana de Las Vegas, onde tudo de bom acontece, e SPA AUTOMOTIVO, afirmando o cuidado que é dado ao veículo que a eles são confiados. Afirma que tem uma política totalmente voltada à qualidade e compromisso com a entrega do serviço prestado no menor tempo possível, buscando superar as expectativas de seus clientes quanto a qualidade e bom atendimento.

Um grande diferencial no atendimento de seu Lava-rápido, é a ficha chamada “Contratação de Serviços de Estética Automotiva” (ver anexo), nessa ficha há uma tabela de preços de diversos serviços,  registro do veículo, anotando principalmente: a quilometragem do veículo, para evitar que possam alegar que estão utilizando o veículo dos clientes para uso particular da empresa e verificam o óleo do motor, se o prazo está vencido, caso esteja, é oferecido o serviço de troca de óleo imediatamente ao cliente e o custo do mesmo. Atendendo com excelência e prontidão às necessidades de seus clientes acredita contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Com isso, tem uma empresa competitiva, oferecendo soluções inovadoras e serviços com a média do mercado.

Tem como lema atribuído a seus funcionários, que o melhor sempre é possível na aplicação dos serviços prestados.

Há fatores críticos de sucesso, ou seja, busca o conhecimento do mercado, o melhor relacionamento com fornecedores, controle eficaz financeiro e bom atendimento, ouvindo e analisando as opiniões e, ou, críticas de seus clientes. A partir do momento em que se percebe que cada consumidor é único, que possui necessidades e desejos específicos e que podem manter uma relação de consumo constante e até mesmo com frequência crescente desde que com empresas que lhes ofereçam um tratamento especial e individualizado, nascendo assim, o marketing de relacionamento. De acordo com Gordon (1998, p. 106):

“O marketing de relacionamento tem condições de oferecer às empresas uma série de vantagens importantes, tais como desenvolver a fidelidade entre os clientes, dispor de um ambiente que favoreça soluções inovadoras, estabelecer um local propício para testar novas ideias e alinhar a empresa com os clientes que valorizam o que ela tem a oferecer. "1

Sua principal atividade é oferecer aos seus clientes a confiabilidade na prestação de serviço na limpeza e conservação de veículos atendendo a necessidade destes, uma vez que muitos de seus concorrentes, são formados por autônomos informais, com pouco recurso, oferecendo o mesmo serviço, mas sem poder oferecer um grau de atendimento satisfatório e diversidade do mesmo.

A empresa conta com maquinários próprios e funcionários treinados para a manutenção dos mesmos, desde que não seja algo mais grave, o que favorece agilidade nos serviços pois não depende de terceiros.

Utiliza meios de comunicação diversos com seu público consumidor (whatsapp, e-mail, facebook), além da propaganda na TV e jornal da cidade.

Estuda um plano de valorização dos funcionários, já que a lucratividade provém do número de carros atendidos, mantém um treinamento regular para determinar uma bonificação para aqueles colaboradoes que sobressaírem em suas funções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (503.2 Kb)   docx (304.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com