TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)

Por:   •  11/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.680 Palavras (15 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP – POLO MOSSORÓ (7240)

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)

Tutor Presencial

Raimundo Oliveira Sousa Neto

Aluno – RA

Clauderlândia  Brazão Viana - 2870925558–

Josenilda Cavalcante Felipe - 1900217401–

Rita Fernandes da Silva - 2870925527–

Samira Nogueira dos Santos - 1709907232–

 

                                                             Mossoró,

                                                         Novembro, 2015

Nome dos alunos

PROINTER II:

Relatório Final

Relatório final sobre Projeto Interdisciplinar II apresentado ao curso de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera – UNIDERP.

Tutor: Raimundo Oliveira Sousa Neto

Mossoró,

Novembro, 2015

RESUMO

Nos tempos atuais esquecemos muitas vezes do mais importante da vida que é o abitar natural, o meio ambiente em que vivemos, hoje só pensamos no avanço da tecnologia e progresso do mundo, mas que a educação é falha no sentido de preservação do meio e que isso no futuro será causador de grandes distorções e guerras mundiais, cuidar do meio ambiente deve fazer parte do dia a dia naturalmente, sem a necessidade de cobranças morais e financeiras, precisa ser cuidado para a atual e futura geração.

A implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) deve começar primeiramente pela alta cúpula administrativa da organização, buscar definir o sistema a ser posto, verificar os recursos financeiros que serão destinados, definir o gerente para fazer o treinamento com os colaboradores, elaborará um cronograma base e lançar o sistema a fim da implementação.

O objetivo deste estudo é a identificação dos possíveis problemas na empresa 3 corações, verificar o desperdício de água, energia, descarte incorreto de lixo e por fim a apresentação e implantação de um Sistema de Gestão Ambiental eficiente com orientações para reduzir os impactos ambientais e a conscientização geral de colaboradores e clientes, quanto à importância da questão ambiental no dia a dia não só de empresas, mas em casa também.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO................................................................................................05
  2. APRESENTAÇÃO DO ALVO DO PROJETO................................................06
  3. CONTEXTUALIZAÇÃO..................................................................................08
  4. DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL....................................................................08
  5. DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO................................................09
  6. RESULTADOS ESPERADOS........................................................................11
  7. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................14
  8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................15
  9. ANEXOS.........................................................................................................16

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas estão buscandoa melhor forma no seu desempenho ambiental que é um fator de suma importância e que hoje é diferencial no mercado empresarial. Dizendo que é melhor adotar restrições internamente no combate à poluição seria mais eficaz do que esses planos estratégicos ambientais imposto legalmente no Brasil.

A organização estudada se localiza na cidade de Mossoró- RN, apresenta um consumo alto de consumo de energia e água, bem como desperdício de materiais que podem ser reaproveitados e reciclados.

Buscamos dados na empresa e constatamos que devem ser definidos a política de meio ambiente a ser enfatizada dentro da mesma; elaboraçãodo Plano de Ação para assim atender os requisitos da política ambiental existente;assegurar condições para o cumprimento dos objetivos e metas ambientais, implementar as ferramentas de sustentação necessárias e buscar a legislação ambiental vigente para sua adequação.

É sabido que o mercado tem preterido empresas que não adotam o “selo da sustentabilidade” e do consumo consciente dos recursos, mas a longo prazo isso vai ser fator fundamental.

Temos por objetivo neste projeto desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental, simples e eficaz, que em curto prazo demonstrará os primeiros benefícios para a empresa e meio ambiente, e em longo prazo significará economia e mais competitividade.

  1. APRESENTAÇÃO DO ALVO DO PROJETO

A essência da marca está no prazer das coisas simples, nas sensações agradáveis que experimentamos com os nossos sentidos, na espontaneidade do que é natural e verdadeiro.

Em 1959, João Alves de Lima começa a vender café verde em São Miguel/RN e dá início à Santa Clara, em 1985 são criadas novas embalagens para seus produtos e o café passa a se chamar Café Santa Clara, em 1988 é criada uma filial de vendas em Mossoró/RN, a qual a mesma é o alvo do projeto e fica situada as margens da BR 304 e hoje consta com duas unidades fabris.

Uma unidade produzprodutos derivados do milhosão eles: Flocos de milho, Flocão, Coloríficos, Temperos, Pipocas, Canjicas e Amidos,tendo como públicos alvo todas as idades, a outra unidade produzrefresco, que apesar de ter como principais clientes o público infantil também é consumido por todas as idades.

Todo o processo de produção e fabricação alimentício passa desde seu recebimento de matérias primas até a entrega ao cliente por um controle de qualidade e fiscalizações ambientais importantíssimos como por exemplo: cuidado de manuseio e armazenamento de produtos químicos, onde os mesmos estão sobre paletes de retenção para em caso de vazamento não contaminar o solo, durante o processo de fabricação todos os resíduos líquidos descartados passam por um tratamento adequado antes de serem devolvidos  ao meio ambiente, a empresa possui um ambiente onde todos os resíduos sólidos são coletados e separados por tipos e vendidos para empresas especializadas em materiais reciclados onde a fábrica da Três Corações Unidade Mossoró acompanha todo esse processo até o final e por último e não menos importante a fábrica conta com um tratamento de efluentes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (290.5 Kb)   docx (130.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com