TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO TÉCNICO CIENTÍFICO INTERDISCIPLINAR

Por:   •  16/11/2020  •  Monografia  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  2.021 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso de Educação Física

PROJETO TÉCNICO CIENTÍFICO INTERDISCIPLINAR

Benefícios da Corrida aquática na capacidade cardiorrespiratória

Projeto de Pesquisa apresentado a Disciplina Metodologia da Pesquisa em Educação Física e Esportes, do curso de Bacharelado em Educação Física, como requisito parcial para a avaliação da disciplina no Semestre 2020.2.

Professora Orientadora:

Assinatura do orientando

Assinatura do orientador

Brasília DF

2020

Sumário

  1. Introdução

Diversos estudos apontam que há relação direta entre o aumento dos escores de testes de qualidade de vida e exercícios físicos aquáticos. A meta do presente estudo é de demonstrar os benefícios da corrida aquática na capacidade cardiorrespiratória, sendo realizado entre jovens a idosos.

Rezende (2016) realizou estudos em idosos demonstrando que a corrida aquática adaptada cardiorrespiratória trouxe força muscular aos idosos e equilíbrio a respiração dando qualidade de vida aos idosos. A falta da condição cardiorrespiratória é causada pela interrupção das atividades cardíacas e respiratórias, trazendo diagnósticos graves de saúde, a presentando alta taxa de mortalidade entre jovens e adulta uma das causas em mortalidade em jovens é o sobrepeso (obesidade) são fatores que trazem doenças crônicas e respiratórias.

Who (2016) O exercício aquático atua favoravelmente nesse processo, pois diminui o peso corporal, contribuindo os fatores de riscos cardiometabólicos afecções do coração e outros elementos do sistema circulatórios, assim os exercícios aquáticos trazem benefícios condicionamento físico e saúde respiratória. Devido o sobrepeso e o envelhecimento de vida, muitos apresentam dificuldades em praticar exercícios físicos terrestres por causa do impacto, trazendo dores e lesões musculares, o exercício na água além de beneficiar o sistema cardiorrespiratório melhora também a condição física e muscular, causando perda de peso e melhoria de vida.

As atividades físicas aquáticas surgem como um bom método de intervenção física trazendo menos impacto muscular e respiratório devido a empuxo da água associada à redução do peso corporal é necessário um maior gasto energético para o deslocamento corpóreo em detrimento da viscosidade aquática. (CANDELORO 2003).

De acordo com Candeloro (2003) a agua é um meio muito diferente da terra, ao ser inserido nos exercícios aquáticos o organismos é submetido a diferentes forças físicas e em consequência realiza uma série de adaptações fisiológicas. Uma das vantagens da execução de exercícios aquáticos em relação aos terrestres é que além de ser possível atingir benefícios nos diversos componentes da aptidão física, as adaptações desencadeadas partir da imersão do corpo na água e durante a prática de exercícios físicos.

1.2 hipóteses: Que benefícios trazem a Corrida aquática na capacidade cardiorrespiratória?

Durante o exercício dinâmico de leve moderado intensidade na água a maior parte da energia usada pra sustentar a atividade física é suprida pelo metabolismo aeróbico, em virtude das diferentes propriedades físicas da água, os fatores que determinam o custo energético do exercício na água são diferentes daquele em terra, pois, a força de flutuação reduz o peso do corpo, reduzindo o gasto de energia necessário para deslocar o corpo contra a gravidade a água aumenta o gasto energético uma vez que elimina o gasto o corpo contra a gravidade. (CURETON 2000)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com