TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS (PPP) E EA

Por:   •  3/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

Segundo Vasconcellos (2000), o Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma instituição é seu plano global. Pode ser entendido como a sistematização de um processo de planejamento participativo no qual se define as ações educativas que se quer realizar. Dessa forma, é um instrumento que apresenta a teoria e a metodologia para a intervenção e transformação da realidade.

O trabalho com Educação Ambiental deve fazer parte dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, inserido no cotidiano do professor, e deve ser devidamente fundamentado para orientar as ações dos docentes e atividades dos alunos (FERRARI e ZANCUL, 2013).

Um PPP de Educação ambiental deve contemplar as concepções e percepções das questões ambientais, que contribuam para a formação do indivíduo crítico, capaz de transformar a sua realidade, para que seja realmente efetivo (ALBANUS, ZOUVI, 2012).

O Tratado de Educação Ambiental sugere uma relação local e global que deve ser utilizada para trabalhar os temas de educação ambiental, e é nessa mesma relação, utilizando o contexto social, histórico, econômico e cultural em que se está inserido, que deve estar alicerçado o Projeto Pedagógico da Educação Ambiental, como forma de estabelecer um forte elo entre os valores estabelecidos pelas comunidades e o impacto das atitudes tomadas pelas mesmas (ALBANUS, ZOUVI, 2012).

Um projeto pedagógico da Educação Ambiental, que parta das prioridades locais, visando a adaptação da escola ao ambiente onde ela está inserida, pode proporcionar o envolvimento e a atuação da comunidade no processo (ALBANUS, ZOUVI, 2012).

Assim, um PPP que envolva Educação Ambiental pode proporcionar para a escola: uma melhor organização pedagógica e planejamento para o desenvolvimento de suas ações ao longo do ano; maior aderência dos professores e alunos, quando feito de forma participativa e inclusiva; maior interesse e envolvimento dos alunos, pois através da contextualização de forma local, são capazes de compreender com mais facilidade as questões globais, e visualizam os impactos de suas ações em menor e maior escala.

Questão 2

Um Projeto Político Pedagógico escolar deve possuir algumas características fundamentais como: garantir a participação efetiva de diversos seguimentos escolares na sua construção; partir da avaliação objetiva das necessidades e expectativas dos envolvidos e promover a reflexão contínua sobre a prática pedagógica (PADILHA, 2002).

A participação efetiva dos professores, alunos, funcionários e comunidade deve ser garantida por um processo de planejamento participativo que abre possibilidade de um maior fluxo de desejos, de esperanças e, portanto, de forças para a tarefa de construção de uma nova prática (VASCONCELLOS, 2000). Dessa forma, a participação coletiva na elaboração dos PPP cria um comprometimento e uma responsabilidade compartilhada quanto à execução e ao sucesso do projeto.

A construção do PPP deve englobar esforços de diversas áreas da escola e da comunidade escolar. Esse esforço possibilita ao PPP envolver os ideais e anseios da comunidade escolar, permitindo à escola exercer sua autonomia e escolher a melhor forma de educação a ser aplicada (HERNANDEZ, 1998). Essa característica mostra a importância de cada escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com