TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  1.032 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE

Aluno(s):

ROSÂNGELA REGINA DE OLIVEIRA – RA:- 1421858

POLO

BAURU - CENTRO

2015

ROSÂNGELA REGINA DE OLIVEIRA – RA:- 1421858[pic 2]

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA - COMUNIDADE

[pic 3]

FERNÃO/SP

2015

SUMÁRIO[pic 4]

  1. INTRODUÇÃO .................................................................................................. 4
  2. JUSTIFICATIVA  ............................................................................................... 4
  3. OBJETIVOS....................................................................................................... 4
  4.  DESENVOLVIMENTO...................................................................................... 5
  5. METODOLOGIA ............................................................................................... 6
  6. RESULTADOS ESPERADOS .......................................................................... 6
  7. CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................. 6
  8. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ................................................................. 7

     

[pic 5]

  1. INTRODUÇÃO


           O projeto “Comunidade na Escola” é uma proposta que visa possibilitar e garantir uma maior integração entre a escola e a comunidade. Sabemos que a mera transmissão de informações não é suficiente. Assim, queremos  que todos estejam envolvidos na formação de sólidos hábitos que levarão de fato a uma melhor visão da importância do envolvimento da família na educação como indivíduos e cidadãos.

  1. JUSTIFICATIVA

Destacamos a importância de resgatar valores já esquecidos, conhecendo um pouquinho da família de cada aluno, além de promover a participação da comunidade nas atividades da escola de maneira prazerosa, já que dificilmente participam ou toleram muito tempo na escola através de reuniões de rotina.

  1. OBJETIVOS

O objetivo desse projeto e fortalecer a relação da comunidade com a escola, para que juntas possam superar os problemas existentes, tendo como objetivo principal, levar a todos da comunidade  uma conscientização importante sobre seus direitos e deveres em relação a educação, capacitando-os de fato para uma utilização prática dos conhecimentos adquiridos, além de promover a integração de toda a comunidade.  

Fazer com que não só os alunos, mas a família tenham uma aprendizagem sólida e ativa e que reflitam sobre a importância dos valores e das informações para que sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos na escola em relação a educação, ao ambiente em que vivem e o que pode ser feito para a melhoria da comunidade.

Proporcionar para a comunidade  um conhecimento efetivo sobre ensino aprendizagem não só de seus filhos mas de um  todo, por meio de palestras e atividades interativas, para que tenhamos uma escola e comunidade melhores.

  1. DESENVOLVIMENTO[pic 6]

O presente projeto será implantado na Escola Estadual “Coronel Eduardo de Souza Porto”, situada na cidade de Fernão, estado de São Paulo.


         O projeto será desenvolvido no segundo semestre de 2015, integrando escola e comunidade no sentido de alcançarmos uma conscientização sobre  a participação efetiva da  família e comunidade no processo ensino aprendizagem, resgatando valores por meio da apresentação de uma proposta enriquecedora, planejada, interdisciplinar e que conte com a presença de membros da comunidade, professores, alunos, funcionários.

Sabemos que as condições básicas para que a escola e sua respectiva comunidade tenham integração não estão conectadas somente ao recebimento de informação, nesta perspectiva, a escola, juntamente com a comunidade, deve ampliar significativamente o aprendizado e propor projetos educacionais que englobem os diferentes valores e disciplinas, que  levem os alunos  e a comunidade a uma reflexão construtiva sobre  educação.

Como educadores ou futuro educadores, devemos estar sempre buscando uma prática que seja participativa e coerente com as necessidades e com a realidade da comunidade. Desta forma, o educador também se torna um mediador entre aluno, família e comunidade, renovando e incentivando o interesse em se praticar atitudes que levem a uma educação de qualidade.

Levantaremos os assuntos de interesse ligados ao tema, esclarecendo dúvidas e estimulado o interesse da comunidade.

 Gostaríamos, sobretudo, de propor uma tomada de consciência em relação à educação de todos, a participação da comunidade se torna , assim,fundamental.

Certamente, os profissionais ligados à área da educação podem contribuir em muito para que os alunos  e  comunidade estejam ainda mais integrados e conscientes de que com a participação de todos será possível melhorar.

A presença dos educadores em cada etapa do projeto também será extremamente importante, já que é preciso ajudar e estimular a comunidade para que  se aproprie do conhecimento , sobre as condições de ensino aprendizagem  e a importância de ser um agente ativo ao  colocar em prática o que é aprendido na escola em benefício de si mesmo e da comunidade em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (213.1 Kb)   docx (306.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com