TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Por:   •  5/4/2017  •  Resenha  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 3

                                             [pic 1]

CLÁUDIA SCHERRER DRUMM

DENISE DE F. R. ZART

ERICA PETROLI

FABIANE VIER ZIMMER

TÂNIA MARIA DA SILVA

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Novo Hamburgo

2016

CLÁUDIA SCHERRER DRUMM

DENISE

ERICA PETROLI

FABIANE VIER ZIMMER

TÂNIA MARIA DA SILVA

BOYHOOD

Este trabalho é parte integrante da terceira avaliação da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento Infantil do curso de Psicologia, onde confere a síntese analítica do filme Boyhood.

Professor (a): Rodrigo G. Serra

Novo Hamburgo

2016

BOYHOOD

Boyhood é o típico filme “morno”, sem emoção ou personagens expressivos. A trama não consegue nos tirar gargalhadas nem lágrimas, mas nem por isso menos interessante.

Simplesmente é um filme ao qual nos identificamos do começo ao fim nos levando a reflexão pois é tal qual a realidade de muitas familias onde uma mãe divorciada tenta criar seus filhos da melhor maneira possível dentro do seu contexto, suas possibilidades e suas crênças.

Mason, nosso personagem principal, e sua irmã, são fruto de um relacionamento de pais imaturos onde principalmente o pai demonstra um despreparo enorme para a paternidade, pois não assume realmente  o papel paterno ao qual vê os filhos esporádicamente, e nas escassas tardes em que passam juntos tenta cobrar um diálogo mais coerentes, apesar da distância.

Por ser um filme que se passa no núcleo familiar supracitado por doze anos, é nítido observar, sob o olhar psicológico duas questões, o desenvolvimento familiar e o desenvolvimento humano, onde a última será a temática desse trabalho.

Conforme visto em aula, a história de vida de cada um de nós pode apresentar várias rotas de desenvolvimento e isso depende do meio em que vivemos, ou seja, ser e ambiente sofrem interferências mútuas, e sob esse prisma repousamos nossa atenção em todos os integrantes da trama, onde diante dos nossos olhos eles vão amadurecendo, enfrentando as mudanças, os eventos estressores, as crises previsíveis ou não.

O início da adolescência caracteriza-se pela  profunda transformação física, cognitiva e social, ou seja, esse percurso é atrelado a uma série de marcadores desenvolvimentais. Esses elementos podemos ver de forma bastante destacada no protagonista de Boyhood onde sua personalidade vai se formando de acordo com suas experiências no ciclo familiar e social.

A partir daqui temos que linkar com ao menos 3 teorias ( o professor falou em aula)

Segue alguns pontos que observei no filme:

Mason não foi ensinado a ser um lutador pela vida, nenhum dos dois filhos foram preparados para enfrentar a vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com