TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Por:   •  11/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

UNIFATECIE

CURSO: PSICOLOGIA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.

ACADÊMICOS: FLÁVIA LIZANDRA CUBAS CARDOSO, THIAGO DOMINGOS FIDELES  

TRABALHO SEGUNDO BIMESTRE

Trabalho apresentado como parte do processo Avaliativo para disciplina: Psicologia do Desenvolvimento Infantil.

PARANAVAÍ

        2021

Atividade Segundo Bimestre

Em dupla

Preencher o quadro com os conceitos da teoria psicanalítica redigidos com as suas palavras.

Estrutura da Personalidade:

Id:

O id é a instância mais instintiva dos nossos desejos, impulsos e vontades, onde muitas vezes agimos sem pensar nos valores morais e éticos. Ele também é a fonte de energia psíquica, buscando sempre o que gera prazer, sendo o componente nato dos indivíduos. Estímulo presente desde o nascimento, desenvolvendo –se gradativamente com o tempo, formando outras partes que desenvolvem a personalidade humana ego e superego 

Ego

É um sistema principalmente consciente, visando habituar - se a realidade externa, usando – se de funções como memoria, percepções, pensamento, senso crítico. Visando também a parte inconsciente, onde atua com o mecanismo de defesa estimulando a função motora entre outras. O ego é mediador entre o id e o superego, diferenciando a realidade subjetiva e a realidade externa, viabilizando uma forma verossímil de um desejo. Por meio deste, executa satisfazer a necessidade para finalidade de sua ação, julgando as direções do ato, visando os aspectos sociais a quais serão satisfeitos.  

Superego

É o último sistema da estrutura tríade id ego e superego, ele é o mediador entre o certo e o errado fazendo que tenha consenso com os padrões sociais, o indivíduo viabilizando seus ideais como prioridade, privando as ações instintivas principalmente sexuais, pois tendem a serem mal vistas pela sociedade.

Processos Mentais: o conteúdo da mente pode ser:

Inconsciente

Parte da mente, onde ocorre o pensamento involuntário de natureza humana. Também responsável pelos pensamentos livres e de pouca ambição, mas que gera grande desejo, gerando energias que podem se manifestar. Também rega nas necessidades físicas gerada por impulsos inconscientes, podendo ser inadequados, e assim sendo, reprimidos.

Pré consciente

Refere-se aos conteúdos que são acessíveis à consciência, embora em alguns momentos não permanecem nele. O pré-consciente, por sua vez tem a funcionalidade de armazenar informações que muitas vezes não pensamos, mas que são importantes como por exemplo o endereço, segundo nome, telefone, entre outros. A sua função é impedir a manifestação de dos instintos socialmente censurados

Consciente:

O que se faz presente na nossa existência, estando acessível a funcionalidades e lembranças, firmando-se na nossa mente após uma experiência concreta e significativa de relevância perceptível.

Mecanismos de Defesa do Ego

Repressão

Impede nossos impulsos e desejos inconscientes que podem ser mal interpretados pelos valores éticos e morais de uma determinada sociedade, seja em ocasião, agrupamento ou convívio.

Negação

Reação negativa de não aceitamento as experiências vividas, podendo ser real ou ilusório, esse processo é realizado pela pressão causada pelos sentimentos como angustia e medo.

Formação reativa

É uma forma de defesa contra impulsos, sentimentos inaceitáveis para o ego. Ocorrendo quando o indivíduo sente o desejo de fazer ou falar, no entanto faz-se o oposto.

Projeção

Forma de defesa que atribui aos outros aspectos presentes em nós, podendo ser conflituoso ou não aceitos, como preconceito ou medo do auto avaliação, demonstrando características muitas vezes negativas, quando não são apropriadamente tratados e entendidos, gerando ações reacionais que podem ser graves como, violência física ou oral, acusações falsas e paranoia.

Racionalização

Busca justificações de um comportamento cujas razões verdadeiras são ignoradas, sendo um recurso inconsciente do ego, procurando proteger o ego do desprazer.

Fixação

Mecanismo defensório que paralisa o desenvolvimento sexual de uma pessoa, causado por traumas no processo de maturação; gerado por violência ou curiosidade sexual sobre os órgãos genitais de outro indivíduo, causando danos temporários ou permanentes que geram neuras e desvios de personalidade, interferindo diretamente no desenvolvimento.

Regressão

Esse mecanismo leva a reversão temporária ou podendo ser a longo prazo para um estágio anterior, voltando para onde o indivíduo se sentia seguro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com