TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parecer Descritivo Educação Infantil

Por:   •  23/11/2016  •  Abstract  •  8.003 Palavras (33 Páginas)  •  43.783 Visualizações

Página 1 de 33

GUSTAVO

 Observando o desempenho do aluno Gustavo Trajano foi constatado que neste semestre demonstrou pouco interesse na realização das atividades, Se expressa de forma clara e argumentada, interage pouco com o grupo, mas conversa bastante com a professora sobre assuntos diversos, apresenta dificuldade de auto-regulação, pois, costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos tem dificuldades em cumprir regras, demonstra agressividade nas situações de conflitos usa meios físicos para alcançar o que deseja, e age com muita naturalidade nessas situações. A professora está intermediando para melhorar essas atitudes do Gustavo, com bastante diálogo e conversando com o pai, já a mãe é pouco presente e sempre que solicitada sua presença na escola a mesma não comparece,é um aluno que falta muito e isso tem prejudicado bastante seu processo de aprendizagem.

Gustavo gosta muito de brincar com os brinquedos expostos. Em algumas ocasiões é necessário que a professora relembre alguns combinados feitos anteriormente, pois se dispersa facilmente em brincadeiras na hora das explicações das tarefas. Demonstra ser uma criança criativa nos jogos simbólicos se envolve com prazer.

Gosta muito da hora do brinquedo livre, onde se envolve em diversas brincadeiras demonstrando muita imaginação. Gosta também dos jogos de encaixe, montar e massinha de modelar. Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidado com seus pertences. Age de forma independente, executando ações simples do cotidiano e requisitando ajuda quando necessário.

Na rodinha gosta de ouvir histórias, porém não se concentra para cantar músicas, e não tem paciência de esperar sua vez de falar fica o tempo todo preocupado em levantar da roda para pegar brinquedos. Se expressa bem oralmente, é comunicativo, demonstra boa coordenação motora e equilíbrio nas atividades realizadas. Não gosta de explorar todos os brinquedos do parque, fica sempre na areia com outros brinquedos.

Reconhece algumas cores primárias e figuras geométricas, Não consegue contar individualmente de 1 a 10 na seqüência e quando todos contam juntos, ele conta também compreende os conceitos: dentro/fora; em cima/embaixo/entre/ para frente/ para trás/ ao lado. Sua figura humana está em processo de construção. O aluno não adquiriu alguns conceitos, mas está em fase e aprendizagem.

Gustavo poderá avançar se for estimulado a realizar contagem de objetos em casa.Com mais estímulo em casa e estando presente às aulas regularmente, poderá ter muitos avanços em sua aprendizagem.

Pais incentivem seu filho em casa para que ele possa avançar em seu processo de aprendizagem, com a contribuição de vocês podemos ajudar muito o Gustavo a melhorar seu comportamento, procure a elogiá-lo mais e fazer menos as suas vontades.

JULIA

Acompanhando e observando o desenvolvimento da Júlia nesse primeiro semestre foi possível constatar que sua adaptação ocorreu de forma espontânea no convívio diário, demonstra autonomia para realizar as atividades executando-as com prazer e capricho: manifesta seus desejos, preferências e desagrados.

Julia é uma criança tímida, de pouca conversa, mas, participa das aulas contando uma novidade ou interagindo no diálogo iniciado por outro colega; se expressa bem, interage e se relaciona bem com todos, devido sua timidez não gosta de cantar no microfone.

Apresenta ótimo desenvolvimento físico motor com movimentos que expressam sentimentos, emoções e pensamentos através de gestos e posturas corporais. Compreende seu papel no grupo, respeitando as diferenças individuais. Reconhece sua importância como membro da família.

Julia gosta muito da hora do brinquedo livre, onde se envolve em diversas brincadeiras com seus colegas demonstrando muita imaginação. Gosta muito do cantinho da beleza, Julia é vaidosa, usa sua imaginação nas brincadeiras de jogos simbólicos e massinha de modelar. Brinca com todos os colegas, está aprendendo dividir os brinquedos e os materiais.
Demonstra perceber a importância de uma alimentação saudável e reconhece a necessidade dos hábitos de higiene como lavar as mãos e escovar os dentes para a manutenção e preservação da saúde, e organização dos brinquedos e da sala de aula de do próprio material. Age de forma independente, executando ações simples do cotidiano e requisitando ajuda quando necessário.

Julia participa de diferentes situações de comunicação verbal apresenta vocabulário próprio para a idade, utiliza desenhos para se comunicar e transmitir sentimentos. Conhece, identifica a letra inicial do seu nome, conhece seu próprio nome e de alguns colegas através do crachá de chamada. Faz desenhos livres nomeia as figuras criadas, seus movimentos são bem coordenados, pinta com lápis de cor, giz de cera e tinta respeitando alguns limites. Manuseia livros e revistas com zelo. Interpreta recados e os transmite.

Nomeia cores primárias e algumas secundárias. Percebe Identifica nos rótulos uma forma de comunicação. Conta seqüencialmente números até 10 já consegue traçar alguns números como 1, 8, 6 e 9.  Construiu relações matemáticas, sistematizando bem para a fase que se encontra o que foi exposto neste primeiro semestre.

Têm consciência da importância do meio ambiente em que vive: casa, ar, terra, água e matas. Reconhece, observa e compara os diferentes tipos de animais. Nomeia e descreve as partes do corpo. Tem boa noção de tempo espaço. Realiza atividades lúdicas com prazer, como ginástica com músicas, expressão corporal e atividades recreativas, jogos moderados e ativos.

Pais a Julia está acompanhando bem as habilidades desenvolvidas, continuem incentivando-a é uma criança que é uma criança meiga e carinhosa e educada, tem facilidade de aceitar regras. Está sendo muito gratificante acompanhar o processo de desenvolvimento da Júlia.

ANA CLARA LOPES

Acompanhando e observando o desenvolvimento da Ana Clara nesse primeiro semestre foi possível constatar que sua adaptação ocorreu de forma espontânea no convívio diário Ana Clara é uma criança meiga e carinhosa, sua adaptação na nova turma ocorreu de forma espontânea no convívio diário demonstra autonomia para realizar as atividades executando-as com prazer e capricho: manifesta seus desejos, preferências e desagrados; é uma criança desinibida, participa das aulas contando uma novidade ou interagindo no diálogo iniciado por outro colega; se expressa com clareza, ótimo vocabulário, relatando experiências com seqüência e objetividade; demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem convive na escola; interessa-se pelas histórias contadas e lidas pela professora gosta de recontar as histórias, manipula os livros com destreza; demonstra interesse na escrita e leitura; reconhece o seu nome e de alguns colegas através dos crachás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.2 Kb)   pdf (246 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com