TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parecer descritivo educação infantil

Por:   •  22/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.675 Palavras (15 Páginas)  •  3.915 Visualizações

Página 1 de 15

Rhema Educação

R Macucos N° 200, Arapongas – PR, Centro

Tel (43) - 3152-6464

[pic 1]

AUTISMO E LUDICIDADE

SANTOS, Miriam Iank dos[1]

MOLARI, Mario[2]

RESUMO:

O presente estudo buscou fornecer informações para que possa servir de apoio para futuras investigações, visto que tal assunto tem sido tratado com muito carinho e a cada dia com mais frequência, uma vez que a educação lúdica por meio de jogos e brincadeiras tem se demonstrado ser de grande importância para a estimulação e o desenvolvimento de crianças autistas e ainda permite a socialização com demais pessoas. Através desta pesquisa bibliográfica foi possível entender que a criança autista tem seu desenvolvimento comprometido, mas que, uma vez que a ludicidade seja utilizada de maneira bem pensada pelo professor, provavelmente terá resultado significativo nas áreas da comunicação, da imaginação e da socialização, ou seja, escola e família trabalhando juntos, esse obstáculos poderá ser ultrapassado. A pesquisa revela que as atividades lúdicas mesmo que por um tempo limitado, pode despertar maior concentração na criança em manusear materiais lúdicos, permitindo  que ela encontre e supere os desafios das atividades propostas pelo professor.

Palavras-Chave: Lúdica. Desenvolvimento. Obstáculos. Criança. Família.

ABSTRACT: 

The present study sought to provide information to support future research, since this subject has been treated with great affection and every day more frequently, since play education through play and play has been demonstrated be of great importance for the stimulation and development of autistic children and still allows the socialization with other people. Through this bibliographic research it was possible to understand that the autistic child has its development compromised, but that, once the playfulness is used in a way well thought out by the teacher, it will probably have significant results in the areas of communication, imagination and socialization, that is, school and family working together, these obstacles can be overcome. The research reveals that play activities, even for a limited time, can lead to a greater concentration on the child in handling play materials, allowing them to meet and overcome the challenges of the activities proposed by the teacher.

Keywords: Playful. Development. Obstacles. Child. Family.

  1. INTRODUÇÃO

Esse artigo busca demonstrar que o ato de brincar é uma ferramenta que, uma vez bem planejada, pode ser um dos momentos mais interessante e oportuno para que a criança desenvolva características tais como, melhor compreensão, comunicação, relacionamento, aprendizado e ainda adquira meios para se expressar mais e melhor (CUNHA, 2005).

A brincadeira utilizada na escola como suporte do aprendizado permite ao aluno autista se desenvolver de maneira particular. Esse momento pode transparecer as dificuldades e as facilidades que o aluno tem. Para isso a pesquisa vem para reforçar que se o profissional que está à frente desse aluno tiver curiosidade, se tiver sempre participando de formação continuada, com certeza irá colaborar para que as particularidades de cada aluno, bem como o interesse e o sucesso do aprendizado do mesmo poderá ser desenvolvido em jogos e brincadeiras coletivas ou individuais, desde que orientada e assistida por ele (SANTOS,1997).

Nos dias atuais é possível encontrar instituições de ensino que ainda não estão preparadas e ou organizadas para exercer a inclusão ao receber alunos que tenham algum tipo de deficiência (MANTOAN, 2010). Portanto, mesmo com o aumento de crianças inclusas no âmbito escolar, são muitos os desafios de preparar profissionais da educação que possam manter os alunos inclusos na sala de aula com os demais alunos e ter o pleno domínio. É comum ver e ouvir desses profissionais, a preocupação de cada vez mais buscar capacitarem- se para que possam inserir na sala de aula os alunos com deficiências e síndromes. É desafiador conseguir o sucesso no ensino aprendizagem, mas também obriga o professor a sair da sua zona de conforto e buscar novos conhecimentos para atuar frente a seus alunos. Para tanto, a pergunta que ronda é, será que as instituições também estão organizadas para inclusão do aluno autista?

É com base nesta indagação que o presente artigo busca dar subsídios para que a educação por meio da ludicidade aliada ao ensino aprendizagem tenha grandes contribuições no desenvolvimento de forma prazerosa, tanto no aspecto físico, emocional e mental do aluno autista.

Esse artigo destaca a seriedade do quanto que o brincar é importante e fundamental para o desenvolvimento da criança, tenha ela algum tipo de necessidade especial ou não. É evidenciado que a criança é estimulada a pensar, imaginar e cooperar com os colegas quando possibilitam a elas brincadeiras em sala de aula, pois o desenvolvimento cognitivo está atrelado ao ato de brincar e jogar, só os meios de transmissão do conhecimento dos currículos básicos já não é mais tão eficiente nem suficiente.

Para o desenvolvimento desta pesquisa buscou-se como procedimento metodológico a fundamentação teórica através de leituras de diferentes autores que colaboram com ricas informações sobre o autismo. Numa visão mais aprofundada de base das leituras, busca-se explanar a atual situação sobre o avanço dos resultados alcançados ao longo de décadas sobre o tema e oferecer subsídios encontrados no decorrer da pesquisa, uma vez que o assunto em questão, a cada dia mais levanta debates e discussões sobre novos diagnósticos da criança autista.

Para Marconi e Lakatos (2010), revisão bibliográfica pode ser definida como aquela desenvolvida na tentativa de explicar um problema utilizando-se de conhecimentos disponíveis a partir de teorias publicadas em livros e obras congêneres.

        Em conformidade com Marconi e Lakatos, para clareza do tema pesquisado bibliograficamente em artigos e livros, buscou-se fazer uma análise aprofundada sobre o autismo para desenvolver o artigo de maneira que este venha a contribuir para possíveis reflexões e pesquisas sobre o tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (220.7 Kb)   docx (55.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com