TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parecer descritivo

Por:   •  30/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  10.147 Visualizações

Página 1 de 5

FERNANDO

INFANTIL 2

  • PARECER DESCRITIVO 2º SEMESTRE DE 2014

Identidade e Autonomia    

  • A curiosidade das crianças e a observação são características presentes desde muito pequenos. Através delas e dos questionamentos que fazem aos adultos próximos, as crianças buscam entender e compreender o mundo que à cerca. O desenvolvimento de identidade e autonomia está intimamente como processo de socialização. No segundo semestre ainda mostra-se um aluno muito esperta, atento a tudo o que passa à sua volta. Vem apresentando consideráveis progressos do início do ano até agora.  Está adaptado a todos os professores e funcionários da escola. Resolve seus conflitos e quando o problema é com os amigos ele faz tentativas para resolver, mas também busca auxilio das professoras em algumas situações de conflitos. Demonstra segurança e entusiasmo, ótima coordenação motora e equilíbrio ao realizar as atividades propostas, assim como quando, vamos ao parque brincar de circuito, onde tem que pular, desviar, rastejar e abaixar, também nas atividades de recorte e colagem. Nos jogos cooperativos busca sempre ajudar os amigos e até dando as respostas, quando não, acaba atrapalhando e não deixando os amigos responder. Reconhece e cuida dos seus pertences e dos amigos negocia os brinquedos, mas se não houver o negócio também não “liga”, justifica sua posição e explicando seus descontentamentos, demonstra atitude de liderança e tem autonomia para ir ao banheiro sozinho e para vestir-se.

Linguagem Oral e Escrita

  • A linguagem abrange tanto a capacidade das crianças para compreenderem a língua como sua capacidade para se fazerem entender. As crianças vão testando essa compreensão, modificando-a e estabelecendo novas associações na busca de seu significado. Passam a fazer experiências com os sons das palavras, mas também com os discursos referentes a diferentes situações comunicativas. É comunicativo e muito simpático, é objetivo, utiliza frases e reconta pequenas histórias, e ainda não demonstra noções de tempo como antes, depois e agora, confundindo-se dentro da normalidade para sua faixa etária.  O Fernando gosta muito de ouvir e contar histórias além de manipular os livros, fazendo muitas vezes a encenação das mesmas. Reconhece as letras do alfabeto, escreve seu nome e reconhece nome dos colegas e professoras, mostra sua capacidade de memorização nas atividades de rotina, faz tentativas de escrita das letras do alfabeto, pronuncia palavras com clareza e torna a repetir quando a professora não entende, contribui com opiniões durante as rodas de conversa. Amplia cada vez mais seu vocabulário.  É criativo nas atividades livres e se dedica ao realizar, seu tempo de concentração é bom. Gosta de levar lições de casa e as realiza assiduamente. Destacou-se nas atividades referente as vogais, conseguia perceber o som das letras iniciais.

Natureza e Sociedade

  • O desenvolvimento social da criança não ocorre de maneira uniforme, ele não depende apenas das caraterísticas físicas e ambientais , nem da etnias, crenças e status social da família. Depende, sobretudo, da aprendizagem, que por sua vez, é fortemente marcada pelas experiências culturais e no espaço escolar que a criança têm suas experiências pessoais enriquecidas pela oportunidade de conviver com diferentes pessoas (crianças e adultos), e essa convivência contribui para o reconhecimento e a valorização de semelhanças e diferenças.

Interage e brinca com o grupo, é muito carinhoso, prestativo, compartilha seus brinquedos. É determinado e seguro de suas decisões, tem suas preferencia e as manifesta solicitando sempre seus filmes preferidos, quando não atendido faz tentativas para resolver sozinhos. Gosta muito da hora do brinquedo livre, onde em diversas brincadeiras com seus amigos demonstra muita imaginação e criatividade. Gosta também dos jogos de encaixe, montar e massinha de modelar. Colabora na organização dos ambientes da escola. Entende e percebe que devemos cuidar do ambiente em que vivemos, não desperdiçando água e reciclando, através da caixa de sucatas que temos na sala. Contribui para a organização da sala, principalmente se ver algo na sala que não estamos habituados ou está fora do lugar, Fernando adora tudo que é novo e é brincando que faz essas descobertas.  

Raciocínio lógico e matemático

  • As noções matemáticas são construídas desenvolvendo a contagem, relações quantitativas, espaciais e etc. e a partir das experiências compartilhadas. As crianças têm e podem ter várias experiências como universo matemático e outros que lhes permitem fazer descobertas, tecer relações, organizar o pensamento, o raciocínio logico, situar-se e localizar-se espacialmente. Seu raciocínio lógico está de acordo com sua faixa etária. Consegue se localizar no nosso espaço escolar, onde podemos pedir pequenos favores assim como transmitir recados à outras pessoas do ambiente escolar. Manuseia os materiais de maneira adequada, diferi-os pela cor, forma e tamanho com maior precisão. Manuseia a tesoura de forma correta, porém ainda sinta dificuldade ao cortar, identifica as formas geométricas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo), reconhece alguns números, percebe e relaciona quantidades baixas, conta até 20 corretamente com autonomia. Está fazendo boas tentativas na grafia dos números. E destacou-se nas atividades referentes a quantidade pois associa muito bem aos numerais de forma que as veze nem precise fazer a contagem pois somente ao olhar consegue perceber.

Agradecimento

Tem sido gratificante contemplar as descobertas e aprendizagens, contribuindo de forma significativa, pois cada dia sua curiosidade o instiga a fazer novas descobertas, deixando a todos repletos de admiração. O meu muito obrigado a você meu aluno que esteve presente durante este ano, passamos por muitas fases e acontecimentos e foi tão bom estarmos juntos. Aprendemos, sorrimos e até choramos. Foi com muitos tombos que aprendemos a se erguer, “afinal quem não cai não aprende a levantar”.  Obrigada pais pelo carinho que tiveram e pelo auxilio em casa, sempre juntos conseguimos incentivar ou até mesmo corrigir nossos pequenos. Que Deus abençoe sempre seus caminhos e desejo que o próximo ano seja muito bom.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (132 Kb)   docx (56.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com