TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Da Aprendizagem

Monografias: Pedagogia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  2.307 Palavras (10 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 10

A psicologia e a pedagogia: faces da mesma moeda.

A Pedagogia é a ciência que tem por objeto de estudo a educação. Estuda a educação como prática humana e social naquilo que modifica os indivíduos e os grupos em seus estados físicos, mentais, espirituais e culturais. Portanto, o pedagogo estuda o processo de transmissão do conteúdo da mediação cultural (ensino) que se torna o patrimônio da humanidade e a realização nos sujeitos da humanização plena e o processo pelo qual a apropriação desse conteúdo ocorre (aprendizagem). A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento, os processos mentais e a relação entre eles em todo o domínio em que entram os comportamentos observáveis (correr, andar, falar, etc.) assim como os nãos observáveis (pensar, emocionar-se, etc.). A Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano, busca compreender o processo evolutivo e o seu comportamento. Os estudos da área da psicologia na educação são de extrema importância já que o foco é voltado para compreender a aprendizagem, estudar o complexo processo mediante o qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados à criança e tudo quanto correlacionado, direta ou indiretamente, à problemática educativa e escolar. A aprendizagem é um processo fundamental para a vida humana fazendo com que a mesma adotasse meios de organização para torná-la mais eficiente, os chamados meios ou contextos educativos. Para termos uma compreensão sobre a aprendizagem, devemos considerar as grandes matrizes teóricas da Psicologia, no século XX, e suas elaborações. Essas teorias se apoiam em diferentes visões do homem e sua busca em apreender o mundo. Esse fenômeno tão complexo foi estudo por diferentes visões, daí o surgimento de vários modelos de aprendizagem. Podemos citar o modelo associacionista onde a aprendizagem era concebida como estabelecimento de uma ligação entre estímulo e resposta. Destaca-se o condicionamento clássico de Pavlov e o condicionamento operante de Skinner. E o modelo cognitivista onde a aprendizagem era baseada na reestruturação cognitiva de situações problemáticas, destaca-se Gestalt clássica, Piaget e Vygotsky. O principal mediador no processo de aprendizagem é o próprio aprendiz. Surge aí a importância da psicologia no processo de aprendizagem exigindo que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam, definidos como âmbitos educativos.

Contribuição das Teorias da Aprendizagem para a educação

Denominam-se teorias da aprendizagem, em Psicologia e em Educação, os diversos modelos que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos. Por meio das teorias de aprendizagem, é possível aos educadores, pensar em projetos, programas, metodologias, estratégias de ensino, pois elas permitem o conhecimento acerca dos processos mentais, sociais, culturais, afetivos, psicomotores, que atuam nos processos de cognição e aprendizagem. A teoria de David Ausubel considerava haver que há três tipos de aprendizagem: a afetiva que diz respeito às estruturas emocionais (dor, prazer, satisfação, descontentamento); a psicomotora é referente às estruturas musculares; a cognitiva se refere às estruturas mentais. Sua teoria oferece importante referencial para entendermos a cognição e aprendizagem numa abordagem instrucional. Assim, podemos visualizar que qualquer habilidade requer cognição e mesmo os mecanismos de cognição envolvem a afetividade e psicomotricidade. Ela tem sido a mais difundida entre os educadores, talvez, porque revela que para aprender o aluno tem que partir de um referencial (imagem, conceito, etc.) que já.

esteja na sua estrutura mental. Devido à teoria genética de Piaget encontramos condições para entendermos o aspecto individual do desenvolvimento cognitivo, pois não podemos desconsiderar que desenvolvimento cognitivo é resultante de processos internos, de operações mentais, que apenas o indivíduo é capaz de fazer, e o faz individualmente. É importante destacar que as etapas do desenvolvimento cognitivo, amplamente difundidas (estágio sensório-motor, pré-operacional, operações concretas estágio formal). Essa teoria nos ensina que foco é o sujeito em interação com o objeto na construção de um novo significado. Na teoria de Vygotsky(sociocultural) podemos observar o aspecto cultural, social, intervindo no desenvolvimento cognitivo, pois também não podemos desconsiderar que o ser humano é um ser social. A zona de desenvolvimento proximal ou potencial é a região onde ocorre o desenvolvimento cognitivo. Ela pode ser entendida, de maneira simplificada, como a diferença entre o que o indivíduo pode fazer sozinho e com a ajuda de outros. É de grande contribuição para entendermos as implicações da dimensão sócio-histórico-cultural nos processos de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo.

Teorias Psicologia-aspectos conceituais Contribuições para o âmbito educacional

Teoria verbal significativa • Desenvolvida por Ausubel

• Aprendizagem com significado, partindo de um referencial (conceitos, ideias, modelo, imagens)

• Interação e conhecimento.

• Foco no modelo de aprendizagem significativa

• Aprendizagem afetiva, Psicomotora e Cognitiva.

• Abordagem instrucional • Interação do novo conhecimento com o já existente, conhecimentos que o aluno já possui, ou seja, a aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz.

• O processo é dinâmico e vai sendo construído

• Usam-se sinônimos, que não alterem o conceito, tornando o texto mais acessível.

• Elabora-se material significativo de maneira que possa incorporar-se às estruturas cognitivas do alunos .

Teoria genética da aprendizagem • Desenvolvida por Piaget

• Aspecto individual do desenvolvimento cognitivo

• Durante a vida serão vários os modos de organização dos significados.

• Conhecimento gerado através de uma interação do sujeito com o meio.

• O desenvolvimento humano passa por estágios de desenvolvimento • Para que ocorra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com