TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia aprendizagem

Resenha: Pedagogia aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Resenha  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

“Cada criança tem seu tempo de aprendizagem; as crianças aprendem brincando, interagindo com o meio e com os colegas; e aprendem fazendo de maneira espontânea”.

As atividades das crianças pequenas nas creches e pré-escolas são de grande importância para seu desenvolvimento cognitivo e emocional, utilizando as brincadeiras como principal instrumento. Nessas instituições elas aprendem a brincar com as outras, a respeitar limites, controlar a agressividade, relacionar-se com adultos e conhecer a si mesmas e a seus amigos.

A escola dos pequenos deve ser um ambiente livre, onde o principio pedagógico deve ser o respeito a sua liberdade e criatividade. Os pequeninos devem locomover-se ter atividades criativas que permitam sua autoconfiança, situações como a desobediência e a agressividade não devem ser coibidas e sim orientadas, por serem condições necessárias ao sucesso das crianças.

“Valorizar a importância para a criança do conhecimento do seu corpo, contato físico com as pessoas que a rodeiam e com objetos que compõem o seu ambiente; preparar a criança, formar hábitos e estimular a criatividade; dar base para que ela entre no ensino fundamental”.

O fundamental para as crianças de educação infantil é que se sintam importantes, livres e amadas. Esse deve ser o objetivo da ação educativa para essas crianças, a organização do trabalho pedagógico visando alcançar esse objetivo assume várias formas e diferentes métodos. Mas tem de ser pautado por uma postura de respeito à criança: seu ritmo de desnvolvimento, sua origem social e cultural, suas relações e vinculos afetivos, sua expressão, suas idéias, desejos e expectativas. Assim o professor pode ampliar cada vez mais esse mundo infantil.

“Orientar e proporcionar oportunidades de aprendizagem; cuidar; educar; ensinar; brincar e valorizar o dia a dia em sala; ser elo entre a criança e o mundo da aprendizagem, ser orientador”.

Segundo Piaget as crianças de 2 anos e meio a 3 anos e meio estão na passagem do estágio senssório-motor para o pré-operatório do seu desenvolvimento dando início ao processo de representação mental e de comunicação, com a aquisição da função simbólica, que possibilita as linguagens. O professor deverá atuar como modelo especular de língua oral, explicitando muitas vezes a intenção comunicativa do aluno e colocando-se como ouvinte de sua fala.

Desenvolver a função simbólica é dar à criança a oportunidade de se comunicar, de estar cada vez mais próximo de outra criança ou de um adulto estabelecendo uma relação através do diálogo, se ela não for estimulada dificilmente ela irá desenvolver a linguagem oral e a fala.

“A todo momento trabalha-se linguagem oral e escrita com as crianças utilizando histórias, textos, roda da conversa e a escrita espontânea”.

Para o processo de desenvolvimento da oralidade da criança o professor pode usar a música como uma boa contribuição, pois a música permite a criança aprimorar a expressão oral, conhecer seu corpo e seus movimentos, criar vínculos afetivos e relações saudáveis de convivência, além de ampliar seu vocabulário, estimular a criatividade e ajudá-la a conhecer melhor o mundo que nos cerca. A música deve estar sempre relacionada a atividades lúdicas, festivas e culturais, além disso, ela dá vida e alegra o ambiente.

O desenvolvimento da linguagem escrita cumpre diferentes propósitos tais como: a conservação da memória, informação, organização do pensamento. Permite a comunicação a distância, possibilita a expressão de sentimentos e o brincar com a linguagem.

O professor deve oferecer todos os dias aos seus alunos bons experiências com a língua escrita. Para poder formar ótimos leitores e escritores a melhor maneira é colocá-los em contato com diferentes materiais impressos: livros, jornais, revistas, anúncios, cartazes, para que se familiarizem com as mais variadas possibilidades de manifestações da língua escrita. Ressaltando que a criança é um ser ativo que estabelece relações e assim constrói seu conhecimento e é preciso que o professor utilize formas adequadas de intervenção neste processo, pois ensinar a ler e escrever é a principal tarefa da escola.

“Através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com