TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Do Aprendizagem

Trabalho Escolar: Pedagogia Do Aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

Curso: Pedagogia - Licenciatura (Modular Bimestral)

Disciplina: Psicologia da aprendizagem

Nome: ra:

PROJETO EDUCATIVO

Professor

Professor Pres.:

A pedagogia e aprendizagem

“Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade”.

Lev Vygotsky

A aprendizagem é um processo através do qual a crianças se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece. Para a criança aprender ela precisa se interagir com outras pessoas e especialmente com os adultos para se obter experiência, desde o nascimento até a forma de lidar com o mundo e seus significados e ações daquilo que vivem e como o uso da linguagem dando origem significados e formando um funcionamento intelectual que pode ser intendido como dialogo interiorizado.

A aprendizagem é um dos temas mais estudados pela psicologia no processo de aprender ser claro.

É a capacidade de aprender ter experiência e fazer descobertas para uma boa contribuição ao progresso que tomarem decisões que tornaram melhores ou piores, resumindo “aprendizagem é afinal um processo fundamental da vida”.

Mas há um problema a questão, de sua definição. A definição precisa ser abrangente e ampla no uso da aprendizagem fazendo levantar uma questão que a ciência não foi capaz de responder:

Oque acontece no cérebro de uma pessoa quando ela aprende alguma coisa?

A definição de Morgan (1977) resume: “A aprendizagem e qualquer mudança relativamente permanente no comportamento que resulta de experiência ou pratica”

O Sawrey e Telford (1976) classificam a aprendizagem no seguinte tipo básico.

Condicionamentos simples.

Condicionamento instrumental ou operante

Ensaio e erro

Imitação

Discernimento ou “insight”

Raciocínio

A aprendizagem envolve o uso do desenvolvimento de todo os poderes capacidade potencialidades do homem tanto físico, mental e afetiva e a psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e o seu processo mentais, ou seja, o estudo que motiva o comportamento humano e o que o sustenta e finaliza o seus processos mentais que passa pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem e inteligência.

A psicologia tenta ajudar o professor a desenvolver o conhecimento e habilidade além da competência, atitudes e valores que o possibilita ir construindo seus saberes-fazeres docentes a partir das necessidades e desafios que o ensino lhe coloca no cotidiano, fazendo assim uma capacidade de investigar as próprias atividades, para a construção de sua identidade como professor em seus processos continuo.

A psicologia é também aplica a educação e o ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e aluno, entre aluno é possível à aquisição do saber e da cultura acumulando neste processo o papel do professor é importante e fundamental para estruturar condições de interações do Professor-Aluno-Objeto de estudo ao próprio conhecimento.

Essa contribuição precisa de espaço, reflexão envolvendo a realidade escolar e assim no espaço próprio para a expressão das angustias e dos anseios no processo de formação.

A psicologia no âmbito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com