TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim III Análise e D. de Sistemas

Por:   •  13/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.891 Palavras (12 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar III

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

SIVALDO DELFINO RA: 2073015

ELIAS SANTOS COSTA RA:2059437

PROJETO DE REDE DE COMPUTADORES PAPELARIA

JACUTINGA MG 2020

SIVALDO DELFINO RA: 2073015

ELIAS SANTOS COSTA RA: 2059437

PROJETO DE REDE DE COMPUTADORES PAPELARIA

Projeto Integrado Multidisciplinar para a obtenção do título de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistema,

apresentado à Universidade Paulista – UNIP EaD. Orientador: Prof. JONISANDRO DE JESUS BRECCI

Jacutinga MG 2020

RESUMO

Neste trabalho foi desenvolvido um projeto de rede local para uma papelaria “Paper world’ situada na cidade de Jacutinga MG”.O projeto apresentado mostra a topologia da rede que será usada nessa configuração.Foram usados vários equipamentos como: 1 servidor de rede; 1 switche, 4 computadores sendo 1 para os clientes usarem, dois para os funcionários de caixa e um para o escritório; 2 impressoras multifuncional e 1 roteador para aceso a internet de notebook, tablet e celulares de clientes e funcionários.

Todos esses equipamentos foram configurados e receberam diferentes endereços de IPs para formar a Lan.O trabalho mostra também o custo dos equipamentos e quanto foi gasto para montar toda interligação. Além disso, será mostrada a questão ética legal do uso da rede, e do cuidado com uso de celulares e exposição de dados pessoais.

PALAVRAS-CHAVE:Interligação de rede, Papelaria, equipamentos, IP, Ética

ABSTRACT

In this work, a local network project for a C stationery located in the city of Jacutinga MG was developed.

The presentedproject shows thetopologyofthe network thatwillbeused in thisconfiguration.

Variousdeviceswereused, such as: 1 network server; 2 interconnected switches, 5 computers, two for customers to use, two for cashiersandone for the office; 2 multifunctionalprintersand 1 router for internet accessfrom notebook, tabletandcellphonesofcustomersandemployees.

Allofthisequipmentwasconfiguredandreceiveddifferent IP addresses to formthe Lan.

The work also shows thecostoftheequipmentandhowmuchwasspent to assemble theentireinterconnection. In addition, the legal ethicalissueofusingthe network andthecarewiththe use ofcellphonesandexposureofpersonal data willbeshown.

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

KEYWORD:Network interconnection, Stationery, equipment, IP, Ethics

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.        6
  2. TOPOLOGIA DA LAN DA PAPELARIA.        7
  1. Equipamentos e cabos utilizados        8
  2. Endereços de IP        11
  3. Solução de problemas        12
  4. Custos e Investimentos        13
  1. MATEMATICA PARA COMPUTAÇÃO.        14
  2. METODOLOGIA CIENTÍFICA        16
  3. ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL        17
  4. CONCLUSÃO.        19
  5. REFERÊNCIAS.        20
  1. INTRODUÇÃO

O projeto Integrado Multidisciplinar III tem como objetivo desenvolver os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação, Matemática para Computação, Metodologia Científica e Ética e Legislação Profissional.Além disso o projeto implementado para papelaria vai ajudar em todo processo de compras, vendas, almoxarifado e todo tipo de suporte necessário para fazer uma empresa funcionar aproveitando toda segurança, facilidadee conforto da tecnologia que se torna cada vez mais preciso no dia .

  1. TOPOLOGIA DA LAN DA PAPELARIA

[pic 5]

  1. EQUIPAMENTOS E CABOS UTILIZADOS

Para fazer a topologia foi usado o programa ‘’CISCO PACKET TRACER 7.3.0 ‘’ um simulador de rede de computadoresatravés de equipamentos e configurações presente em situações reais, indicado pelo professor Rodrigo Rodrigues.

O primeiro dispositivo incluído foi o roteador (Roteador Intelbras ACtion RF 1200 preto 100V/240V);( firura1), para o encaminhamento das informações acondicionadas em pacotes de dados, proporcionando conectividade entre os dispositivos como computadores, smartphones e tablets, em redes LAN com a internet, trabalhando na camada 3 do modelo OSI. Este foi configurado com seu IP e senha para que todos os outros equipamentos e dispositivos possam ter acesso a internet sem necessidade de cabo.

[pic 6]

Figura1

Logo após, o switch (Switch 24 Portas Fast + 2 Gigabit Intelbras Sg 2620 QrFul; figura2) foi conectado direto ao servidor com intuito de receber a informação a ser transmitida e a repassa apenas para o destinatário, evitando expô-la a outros computadores, este foi configurado mudando apenas o hostname , que recebeu ‘SWITCH1’ e não teve configuração do seu endereço IP visto que ele não tem, já que sua função é justamente distribuí-los

O processo é realizado decodificando o cabeçalho do pacote e localizando as informações do receptor dos dados. O aparelho guarda os endereços dos destinatários em uma tabela na sua memória. Desta forma, ele consegue entregar as informações unicamente à máquina destinada e, assim, consegue ainda diminuir o tráfego da rede, (camada 2).

[pic 7]

Figura 2

Logo após vieram os 4 computadores (Cpu Dell 745 Core 2 Duo 8gb HD500+Ddr2 + Monitor 17); (figura 3) e as 2 impressoras (Impressora a cor multifuncional HP OfficeJet Pro 9020 100V/240V branca e preta); (figura 4) ligadas ao Switch .

Todos foram configurados e adicionados seus respectivos endereços IP, a máscara de rede e o gateway.

[pic 8]

Figura 3

[pic 9]

Figura 4

Para fazer a ligação entre switch, computadores e impressoras, foi usado o cabo Straight- through;já a ligação entre switch e roteador um cabo Crossover foi usado (camada 1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (229.4 Kb)   docx (89 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com