TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III Sistema de Redes para Cafeteria

Por:   •  29/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.698 Palavras (15 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

TECNOLOGIA NA CAFETERIA

 

São Leopoldo

2019


UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

TECNOLOGIA NA CAFETERIA

Nome: André Eich Melo

RA: 0515716

Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Semestre: 1º

São Leopoldo

2019


Resumo

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar visa aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Rede de Computadores, Matemática para Computação, Ética e Legislação e Metodologia Cientifica, para mostrar a importância que a tecnologia pode proporcionar a cafeteria Essência e Sabor do Café, inovando, melhorando os controles, os procedimentos administrativos e o atendimento. Sendo essa uma empresa em expansão, foi proposto um projeto de uma LAN, especificando os equipamentos necessários, custos, políticas de segurança, riscos e informações legais referentes ao uso desta tecnologia.

.

   

Palavras-chave: Tecnologia – LAN – Equipamentos – Segurança


Abstract

The present multidisciplinar integrated projetc aims to apply the knowledge acquired in disciplines of computer networking, ethics and legislation and scientific methodology to show the importance that technology can provide to Essência e Sabor do Café coffee shop, innovating, improving controls, the administrative procedures,  and attendance. This being a growing company a project was proposed of a LAN, specifying the necessary equipment, costs, security policies, scratches and legal information regarding the use of this technology.

Key Words: Technology  - LAN - Equipment - Security


Sumário

Introdução        6

Rede de Computadores        7

A tecnologia em cafeterias        8

Atendimento para pessoas com deficiências        9

Ética e Legislação Referente ao Uso da Internet        9

Consequências para a empresa        10

Consequências para o funcionário        11

Recursos tecnológicos        11

LARC        12

Projeto da LAN        12

Utilização dos Recursos        14

Custo de Implementação da Rede        14

Conclusão        18

Referências        19

Introdução

Nas próximas páginas iremos montar e aperfeiçoar o sistema de redes de computadores na Matriz e nas demais filiais da cafeteria A Essência e Sabor do Café.

A empresa foi fundada em 1993 na cidade de São Paulo, na Av.Paulista, no bairro Bela Vista. No começo contava apenas com uma unidade de negócios tendo aproximadamente 40m², o qual não era necessária uma grande estrutura de redes ou um investimento muito alto. Com o aumento na consumação de café no país, novos investidores entraram no ramo, abrindo novas cafeterias e expandindo a concorrência, juntamente com o desejo dos proprietários da Essência e Sabor do Café de abrir mais unidades.

Neste momento eles somam 19 unidades de negócios com aproximadamente 150m², espalhadas pela capital Paulistana. A Matriz evoluiu para uma área de 300m² tornando o momento atual da empresa essencial o desenvolvimento de um sistema de redes de computadores de alta tecnologia, e é justamente isto que será feito neste trabalho, com as técnicas e conhecimentos adquiridos na disciplina de Rede de Dados e Comunicação será apresentada a ideia da LAN das unidades, aplicando cálculos para fazer um orçamento de implementação nas demais filiais, com base no conteúdo da disciplina Matemática para Computação. Sem esquecer os aspectos éticos e legais referente ao uso da Internet na cafeteria, ensinados na disciplina Ética e Legislação Profissional. Lembrando que toda a estrutura da LAN foi montada e testada no ambiente do Laboratório de Arquitetura de Redes de Computadores.


Rede de Computadores

        

Sistema que conecta diversos computadores permitindo a troca de informações e compartilhamento de recursos, interligados por um sistema de comunicação, é chamado de Rede de Computadores, capaz de concretizar tarefas inteiras, num menor espaço de tempo.  Uma ferramenta projetada para apoiar a equipe de qualquer empresa, incluindo a Essência e Sabor do Café.

O modo pela qual os computadores ligados à rede estão interconectados é chamado de topologia. Mais recomendada atualmente, a topologia em Estrela será utilizada nesta configuração de rede, nela todas as máquinas estarão conectadas a um periférico concentrador, neste caso o switch. Pensando que a Essência e Sabor do Café é uma grande empresa com potencial de expansão, esta forma de interconexão permitirá o aumento do tamanho da rede sem a necessidade de pará-la.

Figura 1 – Rede de Computadores

[pic 1]

Fonte: www.cursosdeinformaticabasica.com.br/  


A tecnologia em cafeterias

        

A tecnologia propõe grandes avanços, trazendo o acesso à informação de uma forma rápida e eficiente. Além de proporcionar um ambiente único e diferenciado, oferece aos seus clientes uma inovação em atendimento.

        De acordo com Casa Magalhães, dezembro de 2016, as principais características de uma cafeteria tecnológica são:

        Wifi gratuito: Aproveitando o espaço agradável, associado à bebida favorita e lanches, muitas pessoas procuram cafeterias para trabalhar utilizando seus dispositivos moveis. Sendo assim um ponto a ser considerado é oferecer internet gratuita. Exatamente o mesmo que foi proposto para a Essência e Sabor do Café.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (350 Kb)   docx (206.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com