TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Da Capacidade

Monografias: Planejamento Da Capacidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  2.537 Palavras (11 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 11

PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE

A capacidade pode ser definida como a taxa máxima de saída que uma instalação pode alcançar. A instalação pode ser uma organização inteira, uma divisão, ou apenas uma máquina. O planejamento da capacidade de uma empresa costuma ser realizado em dois níveis, cada qual correspondendo a decisões estratégicas ou táticas. O primeiro nível de decisões sobre capacidade é estratégico e de longo prazo por natureza. É nesse nível que a empresa decide quais investimentos em novas instalações e novos equipamentos ela deve fazer. Essas decisões são estratégicas por natureza e, uma vez tomadas, a empresa terá de conviver com elas por muito tempo. Além disso, elas exigem grandes dispêndios de capital e terão um forte impacto na capacidade da empresa de realizar negócios. O segundo nível de decisões sobre capacidade é de natureza mais tática, enfocando aspectos de curto prazo que incluem o planejamento da força de trabalho, estoques e o uso diário de máquinas. Neste capítulo, vamos focalizar decisões de longo prazo e decisões estratégicas sobre capacidade.

Por que o Planejamento da Capacidade é Importante?

Planejamento da capacidade é o processo de estabelecimento da taxa de saída que pode ser atingida por uma instalação. Se a empresa não planejar corretamente sua capacidade, poderá vir a descobrir que não dispõe de suficiente capacidade de saída para atender às demandas dos clientes, ou que tem excesso de capacidade ociosa. No nosso exemplo da universidade, isso significaria não ter capacidade de oferecer vagas suficientes para todos os alunos ou, por outro lado, ter salas de aula desocupadas. Os dois casos são dispendiosos para a universidade. Outro exemplo é uma padaria. Não ter capacidade suficiente significaria não poder produzir o bastante para atender às vendas. A padaria muitas vezes ficaria sem estoque e os clientes poderiam começar a procurar outros lugares. Além disso, a padaria não seria capaz de se beneficiar da verdadeira demanda disponível. Por outro lado, se houver um excesso de capacidade, a padaria incorreria no custo de uma instalação desnecessariamente grande com ociosidade, bem como em custos operacionais muito superiores ao necessário.

O planejamento da capacidade é importante se a empresa desejar crescer e se beneficiar com a demanda. Ao mesmo tempo as decisões sobre capacidade são complexas porque exigem um comprometimento a longo prazo de recursos vultosos, como grandes instalações. Depois que esses compromissos são assumidos toma-se difícil modificá-los. Imagine uma empresa que adquira uma instalação maior em antecipação a um aumento da demanda, e depois descobre que a demanda não vai acontecer. A empresa fica com uma enorme despesa, sem retomo do investimento feito, e tendo de decidir que uso fazer de instalações parcialmente ociosas. A previsão de demandas futuras engloba uma grande dose de incerteza e risco - o que torna a aquisição de instalações a longo prazo inerentemente arriscada.

Outro aspecto que complica o planejamento da capacidade é o fato de que a capacidade costuma ser adquirida em "pedaços” e não em incrementos contínuos. Instalações como prédio e equipamentos são adquiridos em partes maiores e é praticamente impossível conseguir um ajuste exato entre as necessidades atuais e as necessidades baseadas na demanda futura. Pode-se perceber isso no exemplo das salas de aula. Se a universidade antecipar uma grande demanda por um determinado curso, ela pode oferecer múltiplas turmas. Cada turma adicional aberta acrescenta capacidade em pedaços iguais a uma sala de aula. Se uma sala pode acomodar no máximo 45 alunos, abertura de outra sala significa adicionar capacidade para até 45 alunos mais. A universidade deve considerar sua previsão da demanda adicional pelo curso. Se a previsão da demanda adicional for de apenas 4 alunos a mais, é provável que a universidade não vá abrir outra turma. O motivo disso é que o custo de cada turma toma a forma a forma de "pedaços" que incluem a sala, o instrutor e os suprimentos. Este custo é o mesmo, quer se trate de apenas 1 aluno ou de 45.

Devido à incerteza da demanda futura, a decisão predominante sobre o planejamento da capacidade toma-se uma questão de adquirir uma instalação maior em antecipação a uma demanda maior ou efetuar uma expansão em incrementos um pouco menores, porém menos eficientes. Cada estratégia tem suas vantagens e desvantagens. Imagine um casal jovem que deseja comprar uma casa. Eles podem comprar uma casa bem pequena que seria mais acessível, sabendo que, se tiverem filhos, ocasionalmente terão de enfrentar a perturbação e o custo da mudança. Por outro lado, se comprarem uma casa maior desde o início, eles estarão mais preparados para o futuro, mas vão pagar por um espaço adicional do qual eles ainda não estão precisando.

Mensuração da Capacidade ou Dimensionamento da Capacidade

Embora nossa definição de capacidade pareça simples, não existe uma forma única de mensurar capacidade. Pessoas diferentes têm interpretações diferentes do significado de capacidade, e as unidades de medida muitas vezes são diferentes. Observe que cada empresa pode medir a capacidade de diferentes maneiras e que a capacidade pode ser medida considerando-se as entradas ou as saídas. Os indicadores de saída, como o número de carros por turno, são fáceis de entender. Contudo, eles não funcionam bem quando a empresa produz muitos tipos diferentes de produtos. Por exemplo, se estivermos operando uma padaria que só produz tortas de abóbora, uma medida como tortas por dia funciona bem. Todavia, se produzirmos diferentes tipos de tortas e variarmos a combinação de um dia para o outro, nosso indicador não funcionará tão bem, principalmente se algumas tortas consumirem mais tempo para ficar prontas do que outras. Suponhamos que as tortas de nozes levem o dobro do tempo das tortas de abóbora. Se em um dia fizermos 20 tortas de abóbora e no dia seguinte fizermos 10 tortas de nozes, a utilização de tortas por dia como indicador fará parecer que nossa capacidade foi sub-utilizada no segundo dia. Quando uma empresa produz muitos tipos diferentes de itens, os indicadores de entradas funcionam melhor.

Na discussão sobre a capacidade de uma instalação, precisamos de dois tipos de informações. O primeiro é o volume da capacidade disponível, que nos ajuda a saber a capacidade que nossa instalação tem. O segundo é a eficiência de uso da capacidade, que nos diz o quão eficiente estamos usando nossa capacidade disponível. A seguir vamos ver como quantificar e interpretar essas informações,

Medição da Capacidade Disponível. Voltemos por um momento ao nosso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com