TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Artigos Científicos: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  1.585 Visualizações

Página 1 de 6

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Jaqueline Backes

Claudia Mueller

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Administração (ADG0344) – Prática do Módulo I

14/06/2013

RESUMO

Esse trabalho teve como base o livro Planejamento Estratégico Conceitos-Metodologia-Praticas de Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira, 28° edição do ano de 2010, esse livro aborda toda a estrutura e a complexidade do planejamento, fazendo ênfase ao planejamento estratégico. A qual dediquei a maior parte desse trabalho, tendo em vista o crescimento das empresas, as quais um bom planejamento, uma boa estrutura á fazem crescer tendo como maiores lucro e oportunidades. As bases do estratégico são a visão (um olhar de uma forma ampla), valores (ética, moral) e missão (seguir um motivo, uma meta para empresa). O planejamento estratégico é a forma de se estabelecer uma direção a ser tomada por uma empresa, para que tenha uma visão inovadora e diferenciada, desta forma tendo um destaque maior, mais oportunidades e chances de crescer. A estratégia abrange um conjunto de definições e decisões que orientam as ações organizacionais, mobilizando as instituições para construir o seu futuro perante o cenário que está inserido, ou seja, é o caminho escolhido ou a maneira considerada adequada para alcançar, de forma diferenciada e competitiva, os desafios estabelecidos. Assim firmando pontos internos e externos, para maior conhecimento e vantagem nas oportunidades oferecidas ao delongo do caminho de uma empresa.

Palavras-chave: Planejamento estratégico, visão, valores e missão.

1 INTRODUÇÃO

A atividade de planejamento é complexa em desenrolar de sua natureza, um processo continuo de pensamento sobre o futuro, desenvolvendo a determinação, desejos e avaliação de ações a serem seguidos para que sejam alcançados os objetivos. É a apresentação inicial do trabalho. Possibilita uma visão global do assunto tratado (contextualização), com definição clara, concisa e objetiva do tema e da delimitação precisa das fronteiras do estudo em relação ao campo selecionado, ao problema e aos objetivos a serem estudados.

A importância de uma estratégia para a organização de uma empresa para que seja possível alcançar seus objetivos. A formulação das estratégias empresariais é complexa, uma vez que a própria estratégia está mergulhada em múltiplos fatores e componentes internos e externos. Desta forma, Uma organização que pretende manter-se deve fazer acontecer, pois no mundo globalizado só existe espaço para quem pensa a frente.

CHIAVENATO e SAPIRO (2003, p. 41) conceitua o termo estratégia como “um padrão ou plano que integra as principais políticas, objetivos, metas e ações da organização”. Nessa mesma linha de raciocínio CHIAVENATO e SAPIRO (2003, p. 41) descreve que “uma boa estratégia pode assegurar a melhor alocação dos recursos em antecipação aos movimentos, planejados ou não, dos oponentes ou às circunstancias do ambiente”.

O autor Michael Porter, importante autor no campo da estratégia, afirma que “uma empresa sem planejamento corre o risco de se transformar em uma folha seca, que se move ao capricho dos ventos da concorrência..”

2 - Planejamento estratégico

Planejamento estratégico é o processo que proporciona uma sustentação para estabelecer uma melhor direção para a empresa seguir, desta forma visando à interação dos fatores externos e atuando de forma diferenciada e inovadora. De forma geral a responsabilidade do planejamento estratégico é dos níveis mais altos de uma empresa e dizem á respeito tanto da formulação de objetivos quanto a seleção dos cursos de ação (estratégias).

Para COLOMBO (2004), o “Planejamento Estratégico é um importante instrumento de gestão que auxilia, consideravelmente, o administrador educacional em seus processos decisórios na busca de resultados mais efetivos e competitivos para a instituição de ensino”.

O planejamento estratégico visa antecipar o futuro da empresa, ao longo prazo. De uma forma geral, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Isso é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento está, sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar.

2.1- PLANEJAMENTO ESTRATEGICO NAS EMPRESAS

Através do planejamento estratégico, a empresa espera:

a)Conhecer e utilizar os pontos fortes internos.

Ponto forte: é a diferença alcançada pela empresa, que lhe proporciona a vantagem operacional no ambiente empresarial.

b)Conhecer e eliminar aos pontos fracos internos:

Ponto fraco: é uma situação não aceitável pela empresa, que pode lhe proporciona a desvantagem operacional no ambiente empresarial.

c)Conhecer e utilizar as oportunidades externas:

Oportunidades: é a força ambiental incontrolável da empresa, podendo favorecer a ação estratégica, assim que conhecida e aproveitada.

d)Conhecer e evitar as ameaças externas.

Ameaça é uma força incontrolável, que cria obstáculos, mas que pode ou não ser evitados, tendo uma boa preparação.

e)Ter um plano efetivo de trabalho, tendo em vista:

-A base ara ser considerado no processo de planejamento estratégico

-Ter expectativas sobre os objetivos da empresa.

-Ter alternativas quanto o caminho á seguir para alcançar os objetivos.

-O que, como, quando, por quanto, por quem, para quem, porque e onde devem realizar os planos da empresa.

-Onde e como destina os produtos, presente e futuro da empresa.

2.1.1 Fase I – diagnostico estratégico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com