TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Trabalho Escolar: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA EMPRESA

Neste início de século, sem dúvida, o Planejamento Estratégico pode ser considerado como uma das mais eficazes ferramentas da Administração de Empresas. Isto é tão real que quase totalidade dos gestores de negócios a conceitua como essencial sua implementação.

Além do mais, temos que ter consciência de que, pela intensa concorrência, estamos deparando com ambientes dominados, cada vez mais, por turbulências e instabilidades que fazem com que existam necessidades cada vez maiores em mapear tais ambientes para que possamos nos posicionar diante desta realidade.

Com o Planejamento Estratégico como instrumento de gestão, os empreendedores podem ganhar maior porcentagem sobre outros tipos de informação, uma vez que esta ferramenta concede interessante clarividência da direção a qual a empresa deve seguir para alcançar resultados, objetivos ou metas. Porém, isto será possível quando se elabora um plano estratégico, a partir de um intenso conjunto de procedimentos materializados num plano de negócio.

E, conforme Djalma de Oliveira, o Planejamento Estratégico pode ser conceituado como um processo, considerando os aspectos abordados pelas dimensões anteriormente apresentadas, desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa”.

Outro aspecto que temos que considerar é que a Globalização é uma idéia antiga, mas só agora estamos dando início por estarmos numa inter-relação em freqüência mundial. A expressão "globalização" tem sido utilizada mais recentemente num sentido marcadamente ideológico. Assistimos no mundo inteiro a um processo de integração econômica sob a égide do neoliberalismo, caracterizada pelo predomínio dos interesses financeiros; pela desregulamentação dos mercados; pelas privatizações das empresas estatais, pelo abandono do estado de bem-estar social e pela implantação dos modelos de negócios para vencer a concorrência.

Porém, para que tenhamos nossos sonhos realizados, é necessário ter visão estratégica, que é a capacidade de avaliar ou mesmo de investigar os fatos pelo “sentir”, pelo “pensar” e pelo “agir”. Dessa forma, poderemos estabelecer metas e alcançar os resultados. E mais: precisamos estar convictos de que aquilo que queremos poderá tornar-se realidade.

Se pensarmos num sentido lógico, em muitas empresas, de pequeno ou de grande porte, não podemos começar a elaborar o planejamento estratégico sem ser questionada qual a razão de ser da empresa. É que até o trabalho de cada parceiro perde o sentido, ou seja, torna-se sem objetivo se não for pensado o propósito da atividade em si, da mesma forma que a empresa necessita decidir qual o seu propósito de negócio.

Por isso, quando uma empresa estabelece uma missão, ela está exteriorizando sua necessidade de seguir um caminho independentemente das dificuldades e espera que seus colaboradores contribuam nesta trajetória.

Com isto, em primeiro lugar os gestores devem investigar para analisar os objetivos do negócio, em seguida provocar uma significativa análise do contexto e dos pontos fortes e fracos da própria empresa.

Feita essa análise, a partir destes conhecimentos, a empresa poderá estabelecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com