TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Trabalho Escolar: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  3.013 Palavras (13 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

No mundo dos negócios vivem-se internas modificações, portanto é essencial estar preparado para as mudanças e novas oportunidades que surgem com a competitividade.

Para efeito imediato dessas mudanças que o mercado nos impulsiona, é necessário que as empresas utilizem e implementem a ferramenta de planejamento estratégico, que visa determinar antecipadamente os objetivos organizacionais que devem ser atingidos. Analisando o ambiente interno e externo da empresa Comercial Arapiraca Ltda., que trabalha no ramo alimentício, empacotamento e distribuição do Flocão de milho Coringa, para os principais pontos de venda de são Luís e de outras cidades do Maranhão. A característica principal do produto é a alta qualidade, pois o mesmo passa por um rigoroso controle de qualidade.

Observa-se a preocupação da empresa em administrar seus custos e manter a qualidade do seu produto, com isso esta sendo realizado um planejamento estratégico para que a mesma consiga crescer e se fixar no mercado.

No segundo capitulo foi abordado todo o ambiente interno, sendo analisado a estrutura organizacional, os recursos humanos, marketing, finanças, produção, forças e fraquezas.

Já no terceiro capitulo foi feita uma análise do ambiente externo, levando em consideração o ambiente setorial e geral, concluindo com as 10 oportunidades e ameaças que a empresa é exposta.

2 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO: AMBIENTE INTERNO

2.1 Análise preliminar

A empresa Comercial Arapiraca Ltda., que possui gestão familiar, criou e patenteou a marca Flocão de milho Coringa. Está atuando no mercado há um ano no ramo alimentício, empacotamento e distribuição do produto.

Visando expandir o negocio a empresa pretende investir em outras mercadorias, tais como biscoito, milho para pipoca e farinha. A estrutura física da empresa é formada por um prédio próprio onde funciona o escritório, a produção e o depósito, que está localizada em Santa Inês. No escritório onde trabalham 1 gestor, há 5 computadores, 3 aparelho de fax, 4 balcões e 30 cadeiras. Na produção existem 15 maquinas, sendo 10 para moagem, 5 de empacotamento compradas no inicio de 2003. O galpão que abriga a produção também mantém o depósito do produto antes da moagem e em outro compartimento localiza-se o produto acabado, embalado e pronto para venda aos atacadistas.

A distribuição é realizada através de caminhões própios. As máquinas estão em boas condições, mesmo sendo adquiridas no inicio de 2003. No entanto, as instalações físicas podem melhorar principalmente o ambiente do escritório.

2.2 Organização

• Cultura Organizacional:

O Comercial Arapiraca Ltda. é uma empresa familiar em que sua cultura é completamente baseada no senso comum, ou seja, seus valores e crenças não estão determinados formalmente, mas observa–se no relacionamento e nas atitudes dos funcionários e dos gestores.

• Rotina Administrativa:

A empresa funciona das 8:00 as 12:00 e das 14:00 as 19:00. Durante a semana eles trabalham uma hora a mais para compensar o trabalho dos sábados.

2.3 Recursos Humanos

A empresa possui um corpo funcional de 35 empregados, onde 2 são gestores, 10 vendedores, 3 técnicos, 2 supervisores de vendas, 1 auxiliar financeiro, 1 estoquista, 1 auxiliar, 2 balconistas e 15 operários que atuam para atender somente a demanda do Maranhão. A mesma não possui um setor na área de RH, essa responsabilidade é realizada pelos gestores.

• Organograma

2.3.1 Descrição dos cargos

• Gestores: compete a eles administração geral, admissão e demissão de pessoal, administração dos recursos financeiros, estoques e vendas.

• Vendedores: compete aos mesmos a procura de novos clientes, e as vendas externas para varejistas.

• Técnico: supervisiona as máquinas, caso haja erro no empacotamento.

• Operário: responsáveis pela produção, empacotamento, armazenamento e fazem o carregamento no caminhão.

• Supervisor: O supervisor de vendas tem que manter vivas as políticas comerciais da empresa referindo-se a produtos, preços, clientes e cobertura de mercados, auxiliando o vendedor na melhoria do desempenho.

Os gestores possuem formação em administração de empresas, tendo as habilidades necessárias para o gerenciamento da empresa. Já os vendedores, e os supervisores foram admitidos por possuírem experiência em vendas, mas não recebem nenhum treinamento específico, assim como o técnico. Quanto aos operários, esses no momento da admissão, receberam um treinamento que foi coordenado pelo técnico. Não há um processo de recrutamento e seleção, pois os funcionários são indicados por conhecidos e são admitidos por experiência de mercado.

Os benefícios oferecidos estão entre os obrigatórios e não obrigatórios e se dispõem em: INSS, FGTS, plano de saúde, vale transporte e ticket alimentação, sendo os dois últimos, somente para os funcionários que moram mais distante do local de trabalho.

2.4 Marketing

A empresa fez uma pesquisa de mercado para analisar a viabilidade da implantação, segmentando o seu negócio com base geográfica, pois sua distribuição é feita na capital do estado e algumas cidades do interior.

• Promoção: a empresa esta analisando uma nova estratégia para atrair o cliente, que consiste em uma promoção em um programa de TV, que vai realizar o sorteio de eletrodomésticos e uma casa para a população que consume o produto.

• Preço: o preço é estabelecido por uma técnica de marketing chamada de mark-up.

• Produto: o produto oferecido é de boa qualidade e a embalagem possui uma estética que chama atenção do consumidor.

• Praça: a sede da empresa esta localizada em Santa Inês, além de distribuir nos interiores de Pinheiro, São Bento, Alcântara, Barreirinhas, Humberto de Campos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com