TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Trabalho Universitário: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2013  •  2.228 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

Estudo de Caso da empresa Natura

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.

Salvador (BA)

18 de novembro de 2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................... 1

2 Estudo de Caso.................................................................................. 1

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES............................................................. 2/3

2.2 ESTRATÉGIA GENÉRICA................................................................... 2/3

2.3 ESTRATÉGIA COMPETITIVA............................................................. 3/4

2.4 AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS............... 5

2.5 AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS............................. 6

3 DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA.................. 7

4 CONCLUSÃO......................................................................................... 7

5 REFERÊNCIAS........................................................................................ 8

1

1 INTRODUÇÃO

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta de suma importância para o funcionamento e manutenção de qualquer organização, é através dele que a empresa pauta o rumo que deverá seguir para chegar a determinados objetivos ou metas. Ao se analisar uma empresa, deve-se considerar diversos fatores que influenciam na criação e implantação de seu Planejamento Estratégico.

Em abordagem alguns desses fatores que contribuem para o sucesso de um planejamento e, por consequência, o sucesso de uma empresa, a Missão, a Visão e os Valores, em destaque para o “estudo de caso” da empresa Natura Cosméticos S/A.

2 ESTUDO DE CASO: NATURA COSMÉTICOS S.A.

2.1 Entendendo sobre Missão, Visão e Valores.

A Missão, a Visão e os valores que a empresa propõe, precisa estar coerente com as diretrizes organizacionais e com sua conduta perante seus funcionários, fornecedores, acionistas, diretores, consumidores, sociedade e as regras governamentais. Estabelecer a Missão e Visão e Valores de uma organização é estabelecer um caminho a ser seguido e um sonho a ser alcançado. A vida é um encadeamento de relações. Nada existe por si só. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações.

A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade.

O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações. Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo.

2

A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações. A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável, os produtos ou serviços são os caminhos pelo qual a empresa leva para a sociedade a sua Missão, por outro lado, a Visão orienta o processo de criação deste caminho, estimulando o rompimento com a situação atual e o estado futuro desejado.

2.1.1 Análise da Visão, Missão e Valores da Natura: As descrições de Missão, Visão e Valores da Natura atendem às recomendações para a elaboração destes três instrumentos usados para orientar o planejamento Estratégico?

2.1.1.1 Visão:

A Natura, por seu comportamento empresarial, pela quantidade das relações que estabeleça e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.

2.1.1.2 Missão:

A missão da Natura é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem.

Bem-Estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo.

Estar Bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo.

2.1.1.3 Valores

A Natura, valoriza ao máximo as relações e o potencial humano. Respeita e estimula a individualidade que enriquece a diversidade, busca também

3

contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade e da qualidade das relações em cada uma de suas ações.

A empresa é um dinâmico conjunto de relações onde visa atender as necessidades, dos indivíduos e da sociedade, através de produtos, serviços e ações que contribuam para um desenvolvimento econômico e ambientalmente sustentável, além de socialmente mais justo. Seu valor se amplia proporcionalmente à sua capacidade de estabelecer relações de qualidade com consumidores, consultoras, colaboradores, fornecedores, acionistas e toda a comunidade, promovendo seu enriquecimento material, emocional e espiritual.

As três ações acima visa o estimulo do pensamento estratégico visando sempre o desenvolvimento e crescimento da empresa NATURA.

2.2 Estratégia Genérica adotada pela NATURA.

A Natura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com