TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Artigo: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento

Planejamento é o processo administrativo que determina antecipadamente o que um

grupo de pessoas deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas

Segundo o professor Idalberto Chiavenato, planejar é o ato que os administradores têm de pensar antecipadamente em seus em seus objetivos e açôes, e que seus atos são baseados em metodos, planos ou logicas e nao em palpites. Sao os planos que dão organização ao objetivo e que definem melhor o procedimento para alcança-los.

Podemos dizer que o planejamento é o inicio de toda uma ação é importante que um administrador saiba fazer um bom planejamento para que assim ele tenha sucesso em outras ações como as de organizar, dirigir e controlar.

O Planejamento pode ser dividido em dois tipos: planejamento estratégico e tático.

Planejamento estratégico

A improvisação nas empreas não funciona, elas precisam de estratégia. A identificação dos pontos fortes e pontos fracos de uma empresa são essenciais para esta atividade. No planejamento estraégico deve ser levado em consideração uma serie de esclarecimento tais como: onde a empresa opera e em que seguimento, demanda do mercado em competir em situação de risco com os concorrentes entre outros.

O planejamento estratégico é definido no nivel institucional da empresa e exige a participação integrada dos demais níveis empresariais, a do nivel operacional por intermedio dos planos operacionais e do nível intermediário por meio dos planos táticos.

A estratégia tem como objetivo saber o que fazer e não como fazer, ou seja, O Planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões envolvendo empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda e empresa por longos períodos de tempo.

Planejamento tático

O planejamento tático é a função administrativa que determina antecipadamente que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados, e visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa e seus departamentos e divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura.

Os planos Táticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estar alinhados com o plano Estratégico.

Ele não é de longo prazo (isso esta no estratégico), mas devem ir além dia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os “gestores executivos” tem a oportunidade de colocar suas contribuições, analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos.

Um plano Estratégico dá origem a vários planos Táticos. São planos mais especialistas, de acordo com as funções desempenhadas pela divisão ou departamento. Alguns exemplos de planos Táticos são: Produção, Marketing, Pessoal, Financeiro ou Novos Produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com