TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Casos: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

obterem no futuro algo desejado no presente, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Segundo Peter Drucker, “preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável”. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos, tais como:

 Permite controle apropriado.

 Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente.

 Melhor coordenação das interfaces do projeto dentre a organização.

 Possibilita resolução de problemas e conflitos com antecedência.

 Propicia assertividade nas tomadas de decisões.

Em suma, o tempo dispendido ao planejamento é de fundamental importância para evitar problemas e dificuldades na fase de execução das atividades. O objetivo central do planejamento é, dessa forma, reduzir o máximo possível a necessidade de revisões durante a execução.

Então, saber a importância do planejamento para o desenvolvimento de uma instituição é crucial para que se possa estipular metas e elaborar estratégias com o intuito de atingir os resultados ou os objetivos desejados. Hoje em dia milhares instituições são criadas de qualquer jeito sem nenhuma estrutura ou conhecimento e, consequentemente, saem do mercado com a mesma rapidez com que são criadas.

1.2. O que é Estratégia?

A estratégia é de relevante importância para uma empresa, e deverá ser uma opção inteligente, econômica e viável, e sempre que possível deverá ser também original de forma a ser a melhor arma de que a empresa poderá dispor para se firmar ou se manter, pelo maior tempo possível, no mercado.

A estratégia é usada com a finalidade de maximizar os resultados da interação estabelecida entre a relação da empresa junto ao seu ambiente. Ela está relacionada ao saber utilizar adequadamente os recursos físicos, financeiros e humanos para minimizar os problemas e maximizar as oportunidades do ambiente da empresa.

Oliveira (2005, p.194), define estratégia como:

(...) um caminho, ou maneira, ou ação formulada e adequada para alcançar, preferencialmente, de maneira diferenciada, as metas, os desafios e objetivos estabelecidos, no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente.

Criar uma estratégia adequada é de grande importância para qualquer empresa, pois além de ser um instrumento administrativo facilitador que lida com os fatores externos, também têm fortes influencias sobre os fatores internos da mesma.

Para Mintzberg (2006, p. 29) uma estratégia é:

(...) o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequencias de ação da organização em um todo coeso. Uma estratégia bem-formulada ajuda a organizar e alocar os recursos de uma organização em uma postura única e viável, baseada em suas competências e deficiências internas relativas, mudanças antecipadas no ambiente e movimentos contingentes por parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com