TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Trabalho Escolar: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 2

Portanto, percebe-se que o planejamento significa o desenvolvimento de um projeto para a realização das atividades que antecipam cenários que impactam na organização, envolvendo a escolha de um caminho de ação, a decisão antecipada do que deve ser feito, a determinação de quando e como a ação deve ser realizada.

Segundo Peter Drucker, “Preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável” .

Neste contexto, o propósito do planejamento é definido por um conjunto de variáveis previamente determinadas onde se definirá a situação da instituição e avaliará futuras decisões para que então a instituição possa tomar atitudes mais rápidas, coerentes e eficientes.

ESTRATÉGIAS

Segundo Christensen e Rocha (1995, p.291), as origens do termo estratégia encontram-se na teoria militar, de onde foi adotado, significando a utilização do combate para atingir a finalidade da guerra.

Fator importante e apoio essencial na condução consciente das organizações, a estratégia é a habilidade de gerenciar e administrar; de liderança e poder; e ainda na elaboração de planos e subplanos articulados e planejados em direção aos propósitos. A estratégia precisa ser implementada para ser bem sucedida para a determinação de metas e objetivos básicos. A estratégia é a ponte para o futuro pretendido, a partir da realidade conhecida (CHIAVENATO & SAPIRO, 2003).

A estratégia e os objetivos descrevem um conceito do campo de atuação da organização. Eles especificam o volume, a área e as direções do crescimento, os principais pontos fortes e meta de responsabilidade.

Para Certo & Peter (1993), “estabelecer estratégia significa definir de que maneira pode se atingir os objetivos de desempenho da empresa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com