TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Ensaios: Planejamento Estrategico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  6.083 Palavras (25 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 25

Introdução

O mercado atual evolui com uma fantástica rapidez nos mais variados ramos do conhecimento humano, isso provoca a busca constante de novas técnicas e métodos diferenciados, a velocidade das mudanças especialmente representada pelos contínuos aperfeiçoamentos, a aplicação de técnicas de gestão moderna exigem competências específicas, e estas devem ser estimuladas no ambiente formal de aprendizagem.

A capacidade de aprender e aprender para estar em permanente sintonia com a velocidade das constantes transformações tecnológicas tornou-se um bem maior.

Com a necessidade de novas técnicas e estratégias, a fim de se criar uma forma mútua de avaliação do processo identificação de pontos relevantes positivos e negativos rumo ao aperfeiçoamento.

Essas transformações fazem do aprendizado contínuo um fator estratégico para o pleno exercício da cidadania e para a preparação de recursos humanos capazes de responder às demandas sociais e econômicas de um mundo globalizado.

Dentre os vários mecanismos existentes, o planejamento estratégico em recursos humanos certamente é uma estratégia que apresenta maior eficiência e eficácia, desde que adequadamente adaptado às particularidades e cultura das pessoas e das organizações.

O presente trabalho procura analisar a sistemática do planejamento estratégico em Recursos Humanos nas organizações do século XXI, empregada atualmente na grande maioria das organizações. E propondo uma avaliação de seus mecanismos de atuação, de forma a que possa demonstrar às necessidades conjunturais e culturais ditadas pelos desafios da sobrevivência, da qualidade e da competitividade.

Demonstrar que o planejamento estratégico em recursos humanos deixou de ser um conjunto de atividades administrativas meramente estratégicas, para se transformar num conjunto de objetivos e ações de apoio que visam valorizar o empregado, buscando seu comprometimento com os objetivos empresariais, através da melhoria contínua de seu trabalho e de sua produtividade.

Analisar os novos imperativos estratégicos com que se defronta a maioria das organizações contemporâneas no ambiente competitivo global, instrumentalizado-os para o exercício e o aprendizado.

Discutir os fundamentos do planejamento estratégico em Recursos Humanos nas organizações.

Revisar os processos básicos componentes do planejamento estratégico em recursos humanos e correlacionando-se com os objetivos estratégicos da organização.

Pretende-se através de leitura de diferentes abordagens teóricas, reunir informações tendo como foco as práticas e processo utilizados no planejamento estratégico em Recursos Humanos, evidenciando para o entendimento da pesquisa.

Além disso, pretende-se destacar a importância da utilização do planejamento estratégico para as organizações, ou seja, como técnica pode desenvolver uma visão do desenvolvimento e integração da organização.

Para esta pesquisa definiu-se como estratégia de trabalho selecionar e desenvolver dados secundários através de pesquisa bibliográfica, que será base de estudo, a fim de fundamentas os elementos que auxiliam o desenvolvimento do trabalho.

As pesquisas deverão desenvolver e ampliar o tema enunciado, de modo a responder o objetivo da pesquisa.

O material coletado através de pesquisa foi usados como base de informação, correspondendo ao universo de pesquisa durante o período proporcionando as informações necessárias.

Planejamento Estratégico

A preocupação com a estratégia tem cada vez mais espaço nas discussões empresariais, nos debates acadêmicos e na literatura de administração. Esse fato está relacionado com o acirramento da competição do nível local, regional e global, bem como a revolução tecnológica e do conhecimento.

De acordo com Dutra (2002, p. 29) planejamento da estratégia organizacional representa uma temática relativamente recente na administração.

Segundo Dutra (2002, p.15-59),as primeiras menções sobre este assunto surgiram nas décadas de 1960 e 70, tendo apresentações notáveis desenvolvimento na década de 1980 e, principalmente, nos anos 90.

Outro acontecimento marcante no planejamento estratégico foi o estudo da estratégia na década de 1980 com as obras Estratégia Competitiva e Vantagem Competitiva, de Michael Porter, que apresentam novos conceitos de estratégia e competitividade no âmbito empresarial e dos países, influenciando fortemente, até os dias atuais, os debates sobre competição.

Na década de 1990, trouxe novas idéias à estratégia organizacional, entre elas arquitetura estratégica, intento e competências essenciais, em continuidade à busca de foco pelas empresas, para sobreviverem no jogo competitivo.

Um momento importante para o entendimento do pensamento sobre as novas tendência nas organizações sugiram com as estratégias diversificadas, porque qualificações e confiança são desenvolvidas para seguirem um método para a vantagem competitiva. Ao mesmo tempo em que ajuda a formar um pensamento lógico, a organizar um raciocínio a respeito de diversas correntes e enfoques no estudo da estratégia, desafia-o a reconciliar as diferentes tendências essa área.

O pensamento estratégico é de suma importância para fundamentar os diversos aspectos da Administração, porém essa teoria precisa ser explicitada em termos práticos, para que possa ser facilmente aplicada nas organizações.

A administração estratégica é o processo de administrar uma entidade de forma a atingir seu propósito. Sua definição mais ampla é a administração da vantagem competitiva, que inclui identificar objetivos analisando o ambiente, reconhecer ameaças e oportunidades formulando estratégias, implementando e monitorando-as de forma a sustentar as vantagens competitivas no mercado.

A definição mais restrita de administração estratégica a limita a uma conceituação análoga à de administração de operações ou administração de marketing, mas com ênfase em atingir objetivos estratégicos em vez de objetivos funcionais.

O planejamento estratégico é o processo de aplicação das funções administrativas, de planejamento, organização, direção e controle aos assuntos pertinentes ao nível estratégico. Envolve a definição de estratégias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com