TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Dissertações: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho

De

Planejamento Estratégico

Alunas: Ana Caroline Meirelles e Joyce Kheila

Professora: Solange Maria dos Santos

Qual a critica central do filme estagiário?

Quais são as ferramentas de gestão de Recursos Humanos apresentadas no filme?

O filme apresenta alguma orientação sobre o planejamento de carreira?

O que mais te chamou atenção no filme?

Faça um encaminhamento de gestão de pessoas para os problemas apresentados no filme?

1 – Não são poucos os casos de pessoas que após anos trabalhando em uma empresa, de repente se vêm perdidas porque a empresa acaba ou são mandados embora. Essa é exatamente a situação que se encontram os vendedores Billy e Nick. Eles eram os melhores vendedores de uma empresa de relógios  que acaba de ser fechada porque seu mercado está sendo tomado pelas novas tecnologias e assim como eles dois, está se tornando obsoleta.

Porém, Billy vê uma oportunidade em uma tentativa de estágio que pode se tornar um grande emprego para eles. Mas vale a pena se arriscar na tentativa de um estágio quando se está perto dos 40 anos? Mas e se esse estágio for a umas das maiores empresas da atualidade, poderoso Google. Os amigos resolvem encarar esse desafio e tentar uma das tão disputadas vagas que serão dadas a alguns dos estagiários, que conseguiram passar nas entrevistas, sendo que tinha um pequeno detalhe eles não entendiam nada de tecnologia e computadores. 

2 – Assistindo o filme “estagiário” e pensando nas situações enfrentadas pelos personagens do filme, é certa associação com o mundo real, mesmo sendo uma comedia. As ferramentas de Recursos humanos apresentadas no filme é de uma nova tendência de recrutamento utilizado principalmente nas relações de Trainee. Antes de serem efetivados pela empresa, muitos candidatos passam por muitos desafios como jogos em equipe ou individuais que trazem situações reais como meros jogos e esses jogos são uma ferramenta de observação para os gestores, com resultado eles podem avaliar como o candidato reage ás expressões da empresa.

3 – A orientação em que o filme “estagiário” passa sobre o planejamento de carreira que o profissional deve acompanhar o termômetro do mercado de trabalho e sempre estarem atentas às novas tendências do mercado e inovações. Manter-se sempre atualizado, procurando saber como esta a sua área ou seu setor, procurando cursos que possam enriquecer sua vida profissional.

A melhor mensagem que pode se tirar desse filme e do mundo real, é que não podemos parar no tempo e viver numa zona de um conforto, o mercado é dinâmico e devemos acompanha-lo e que idade não deve ser um fator decisivo para a contratação e sem um fator profissional.

4 – O que mais nos chamou atenção é que Billy e Nick não são da geração digital e são obrigados a procurar novos rumos. Optam por sair da zona de conforto e buscar desafios em uma área com a qual não estão familiarizados. Eles sofrem preconceitos por serem os únicos mais velhos, fora do padrão, mas mesmo assim, não desanimam na busca por seus objetivos. Estão sempre abertos para aprender coisas novas e totalmente fora de sua realidade. São propensos a uma fácil adaptação e muito dispostos a ajudar os outros( mesmo quem não os quer por perto).A dupla dá uma aula aos jovens nerds sobre trabalho em equipe .Embora não tinham as habilidades técnicas, são ótimos em relações humanas (característica um tanto extinta na empresa retratada no filme.Na história fica evidente como a diversidade é importante em qualquer ambiente.Porque se convivermos apenas com pessoas iguais a nós não conseguiremos olhar além do horizonte e ver novas possibilidades.

5 – Os problemas apresentados no filme trazem grandes lições úteis e importantes  na gestão de pessoas.

 

Cuidado com a zona de conforto: os dois personagens viviam na zona de conforto até que um fato inesperado os obriga a se mover. O personagem Nick muitas vezes durante o filme reconhece o quanto o comodismo prejudicou sua vida, inclusive, por um momento, resistiu em participar do processo do Google porque tinha medo de perder o seu emprego , onde era constantemente assediado moralmente. 

Nunca é tarde para recomeçar: 40 anos de idade, poucas habilidades técnicas e um porto seguro: isso era tudo que os dois personagem principais possuíam. Um fato novo os obriga a se reinventar, enxergar o mundo de maneira diferente, analisar os erros cometidos e escolher entre se lamentar pelo fracasso ou tentar reescrever uma nova história. Nunca é tarde para recomeçar, nunca é tarde para sonhar, não existe idade para o aprendizado. Eles optaram por arriscar, utilizaram os fracassos como lição, encararam a vida de modo diferente.

Vença o medo: O medo é o grande responsável por manter as pessoas na zona de conforto, criando o circulo vicioso: Medo, Zona de Conforto, Fracasso. Sempre que o medo bater em sua porta pense que o fracasso não é o fim do mundo, enquanto é vida há esperança.

Valorize as pessoas mais velhas:  Isso também acontece na vida profissional, o mercado de trabalho está focando tanto a juventude, o novo caminho, o entusiasmo , que muita vezes menospreza os conhecimentos e experiências de pessoas que já trilharam o caminho que será percorrido e possuem um olhar diferente daqueles que nunca passaram por determinada situação. O filme retrata isso pois desde o principio Nick e Billy foram boitocados devido suas idades, como se a bagagem que eles possuiam fossem inúteis. No decorrer do filme ficou provado justamente o contrário, a experiência de vida é algo extremamente importante para o mercado de trabalho.

 Equilibre Vida Pessoal e Profissional:  não há duvidas que o trabalho e a carreira são essenciais para as necessidades humanas, uma vez que sem trabalho não há recursos para sobreviver. Isso vira problema quando não existe equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, é necessário reconhecer que isto vem acontecendo frequentemente. O filme retrata isso com a personagem Dana, gerente do Google, ela consome praticamente todo seu tempo com trabalho, não tem tempo para viver sua vida pessoal e o trabalho se tornou sua vida. Em uma conversa com Nick ela percebe se dedicou muito ao sonho de tornar a vida das pessoas melhor, lema do Google, agora era uma trintona que se arrependia de ter perdido sua vida. Quantas pessoas não passam por esse dilema? Lutam tanto para chegar lá, mas quando chegam percebem que o lá não existe e adicionalmente se dão conta que estão sozinhas lá, porque as pessoas importantes estão aqui. Planejaram tanto o futuro, mas perceberam que o importante estava no presente, no agora. 

Repense o networking: o networking continua importante, pesquisas mostram que grandes portas são abertas graças as redes de relacionamentos, porém isso não lhe dá o direito de se aproximar das pessoas com segundos interesses, o filme também retrata esse principio. Graham se aproxima de Nick e Billy acreditando que eram pessoas importantes no Google, quando percebe que eles também participam do programa de estágio passa a humilhá-los. Por outro lado, existe um personagem que passa todo o filme com fone no ouvido, Graham também o humilha enquanto Nick e Billy os trata com respeito, sem ao menos ter idéia de quem era esse moço, no final algo surpreendente sobre esse personagem é revelado para mostrar que ninguém deve fazer acepção de pessoas e todos tem algo a acrescentar em nossas vidas.

Trabalhe em Equipe: esse assunto é mais do mesmo, exaustivamente debatido nos meios acadêmicos e profissionais, porém numa sociedade individualista nunca deve ser deixado de lado. Geralmente pessoas são mais valorizadas que o grupo, porém o conceito de equipe é muito diferente. 

 Esforce diante da mudança: os personagens vieram de um longo período na Zona de Conforto, eles precisaram se reinventar e um dos passos seria mudar alguns hábitos. O filme retrata isso quando as equipes são informadas da prova onde deveriam prestar assistência técnica aos usuários do Google. Billy, detentor de excelentes habilidades interpessoais porém sem conhecimento algum de informática e sem o mínimo de habito de leitura precisa estudar para aprender sobre as ferramentas da empresa, ele tem dificuldades entretanto diante do novo desafio precisa se superar, se esforçar para aprender algo novo. 

...

Baixar como  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »