TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Monografias: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE 1 DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

1) Qual a importância do planejamento para as organizações?

R:A importância do planejamento estratégico nas organizações baseia-se no fato de atingir seus objetivos abrangendo a integração parcial dos gestores e colaboradores. Com a finalidade de alcançar projetos, metas e planos no presente, abrangendo e totalizando o progresso no futuro. O planejamento é peça-chave para o crescimento de uma empresa, pois o mesmo reflete em aspectos positivos e lucrativos, objetivando grandes chances de crescimento. É à base de tudo, antes de executar qualquer ação, têm que haver o planejamento ou seja o planejamento estratégico representa um diferencial competitivo para a criação de cenários projetados com base nos indicadores econômicos e financeiros, dando suporte para a tomada de decisão.

2) Quais as diferenças entre os 3 níveis de planejamento existentes ?

R: As diferenças entre esses três tipos de planejamento é em relação ao prazo, amplitude, risco e flexibilidade, por exemplo: o planejamento estratégico é de mais longo prazo que o tático, que por sua vez é de mais longo prazo que o operacional, sendo assim ele compreende o saltos executivos da organização, responsáveis ela definição dos objetivos e planos da empresa, e a tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia.

No segundo nível de planejamento, o tático, a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo.O planejamento, no nível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em

objetivos e atividades mais específicos. O principal desafio neste

nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível

estratégico e o nível operacional.

Já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o

foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os

planos específicos definidos no planejamento tático. Em grandes empresas identifica-se facilmente este nível de planejamento, ele se dá nos escritórios superintendências regionais.

importância do O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional.

3) Qual a importância da visão estratégica para a formulação de um plano?

R: Para que não haja problemas futuramente, desperdícios ou até falência o planejamento se torna indispensável no plano empresarial, a visão estratégica deve ser utilizada para qualquer espécie de plano de ação, obviamente tendo total consciência de como administrar o que será planejado para que não ocorram perdas, o planejamento e a pratica tornam possível a elaboração do plano pensado, com grandes possibilidades de obter sucesso na questão planejada.

4) O que você entende que seja bloqueio de percepção? E qual a sua origem?

R: O bloqueio de percepção pode ser definido como obstáculos que nos impedem de perceber claramente o problema ou a informação necessária para resolvê-lo, podem ser também definidos como inabilidade para ver o problema sobre diversos pontos de vistas, ou seja, a compreensão de determinado problema é limitado pela visão estreita daquele que o observa. A origem desse bloqueio está relacionada com a nossa própria jornada existencial, vamos moldando a nossa própria visão de mundo e das coisas que nos cercam, nem sempre conseguimos perceber a realidade como ela é de fato, temos a nossa própria maneira de enxergar e essa maneira própria de vê as coisas nos limitas muitas vezes de pensar e agir da mesma maneira aos longos dos anos.

5) De que forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com