TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Dissertações: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  1.323 Visualizações

Página 1 de 5

Uemg- Universidade do Estado de Minas Gerais – campus de Frutal.

Curso – Administração, 6º período, noturno.

Discente – Luzia Santos

Planejamento estratégico

1 – Conceito.

1.1 - Conceito: em busca de um conceito, onde começou, para onde vai.

DE OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças (Planejamento estratégico, conceitos e metodologias práticas) São Paulo 2007.

Djalma Rebouças (2007 apud Steiner 1969) quanto às cinco dimensões do planejamento estratégico, que segundo o autor podem ser abordados da seguinte forma: produção, pesquisa, novos produtos, finanças, marketing, instalações, recursos humanos, etc, que para o autor, estes temas podem ser considerados como a primeira dimensão.

Ainda do ponto de vista do autor, a segunda dimensão corresponde aos elementos do planejamento estratégico onde ele citou: propósito, objetivos, estratégias, políticas, programas, orçamentos, normas e procedimentos, entre outros.

Para o autor, o tempo de planejamento, se ele é longo, médio ou curto prazo configura como a terceira dimensão.

Ele também destaca como a quarta dimensão as unidades organizacionais, ou seja, a elaboração do planejamento, abrangendo corporativo da seguinte forma: unidades estratégicas de negócios, de subsidiarias, de grupos funcionais, de divisões, de departamentos, de produtos etc.

Para a quinta dimensão o autor visualiza do ponto de: complexidade ou simplicidade, qualidade ou quantidade, planejamento estratégico ou tático, confidencial ou público, formal ou informal, econômico ou caro.

Para Djalma Rebouças (2007 apud Steiner 1969), a citação dessas cinco dimensões apenas mostra a amplitude do assunto planejamento.

Desse panorama ele acredita que a consequência é que o planejamento pode ser conceituado como um processo considerando os aspectos anteriormente citados pelas cinco dimensões, sendo desenvolvido dessa forma para alcançar uma situação futura desejada de forma mais eficiente, eficaz e efetiva, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.

O autor ressalta que planejamento não deve ser confundido com previsão, projeção, predição, resolução de problemas ou plano, haja vista, que cada uma das situações apresenta um resultado diferente de acordo com o que venha a ser um planejamento. E ele defende que planejamento estratégico é o estabelecimento das providencias que devem ser tomadas pelo executivo.

1.2 - Planejamento estratégico.

DE ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro (Manual de planejamento estratégico) São Paulo, 2010.

Almeida citou planejamento estratégico da seguinte forma:

HAMPTON, David R. (Administração contemporânea) São Paulo 2005. Acredita que planejamento nada mais é que o processo de desenvolver uma estratégia, ele descreve estratégia como o planejamento mais básico e de alcance maior utilizado pelos gerentes nas empresas.

Hampton (2005 p.198) diz que os resultados do planejamento estratégico incluem objetivos organizacionais, de forma que o planejamento estratégico também fornece a estrutura para o planejamento operacional que é a o planejamento detalhado necessário para implantar a estratégia.

Isnard (2010) defendeu o processo de planejamento da seguinte forma:

ROBBINS, Stephen P. (Administração mudanças e perspectivas, São Paulo 2005)

Para Robbins (2005), planejamento compreende as definições das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia para globalizada alcançar tais metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangente para integrar e coordenar atividades. Para o autor planejamento pode ser definido de acordo com sua informalidade ou formalidade. Dessa forma todos os gerentes se ocupam em planejar, mas o planejamento pode ser apenas do tipo informal, de forma que o empresário tem o plano apenas na cabeça, nada formalizado.

O planejamento formal e informal de diferencia a partir dos fatores de documentação escrita e um cronograma multianual, pois os planos formais são normalmente redigidos previamente de forma a prever no mínimo três (3) para o futuro.

Para o autor o planejamento é necessário aos gerentes por diversas razões, dentre elas as mais importantes são: o planejamento dá direção, reduz o impacto da mudança, minimiza o desperdício e a redundância e fixa os padrões para facilitar o controle.

Assim, o planejamento dá direção aos gerentes e não gerentes estabelecendo o esforço coordenado, pois quando envolvidos, todos sabem para onde a organização vai e qual sua contribuição individual para alcançar o objetivo. O planejamento reduz a incerteza e esclarece as consequências das medidas tomadas pelos gerentes, pois os obriga a olhar para frente, antecipando-se considerando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com