TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Artigo: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 4

1- Planejamento estratégico

O Planejamento estratégico começou a ser desenvolvido nos anos 50. Com crescimento das empresas General Motors e Ford, tornou-se necessário a busca por um método mais eficaz para planejar o futuro, de uma maneira que o crescimento destas empresas não ficasse atrelado somente a habilidades de seus executivos chefes. (Tavares, 1991; Robson, 1997 apud Lima, Rodrigo, 2003, p. 10). Neste período a preocupação foi em definir o quanto as empresas poderiam investir e planejar em que seriam gastos antes de coloca-los em ação.

Em meados de 70, o nível de crescimento da maioria dos mercados já não era suficiente para atender as expectativas de crescimento de todas as empresas de determinados ramos (Robson,1997). Pode - se notar que empresas e mercados mudavam com o tempo, e que simplesmente alocar recursos não resolveria o problema.

Com isto chega-se a conclusão que para uma empresa se manter sustentada, é necessária superioridade em relação aos concorrentes em algum sentido. A estratégia empresarial se resume a infinita busca de oferecer algo aos seus consumidores que seja melhor que seus concorrentes ao menos em um âmbito especifico.

O planejamento estratégico, auxiliou as empresas a conhecerem seus processos e assim colocar em pratica suas aspirações conhecendo seus recursos e limitações, somente assim as empresas tiveram conhecimento do mercado na qual estão inseridos, seus clientes e concorrentes.

Ainda nos anos 70 o mercado de competição exigia que as empresas fossem mais flexíveis e os consumidores exigiam produtos personalizados e assim a evolução tecnológica que as empresas assumiram, puderam trazer pequenas empresas para a participação do PIB americano que estava em declínio.

1.2 Estratégia

O termo estratégia era utilizado para ações militares e política. Estratégia é um caminho para buscar a vitoria, e assim não é diferente em uma empresa que o objetivo também é vencer , mas no caso das empresas a vitoria não necessariamente significa a derrota de um concorrente, mas apenas alcançar vantagens competitivas.

Definitivamente não há uma opinião definida no mundo dos negócios para o conceito de estratégia. Abaixo duas definições por Robson (1997).

Estratégia é uma regra para tomar decisões em condições de ignorância parcial, enquanto política é uma decisão de contingencia.

Uma estratégia de negocio é uma ampla coleção de regras e guias de decisão que define a direção do crescimento e o escopo de um negocio.

Para traçar suas estratégias, a empresa precisa saber a situação da concorrência. Michael Porter definiu uma tipologia que classifica as forças competitivas em cinco categorias. Estas forças são:

1. Ameaça de novos concorrentes;

2. Ameaça de produtos/serviços substitutos;

3. Poder de negociação dos fornecedores;

4. Poder de negociação dos compradores;

5. Rivalidade entre os concorrentes existentes.

Figura 1 - Cinco Forças de Porter

Fonte: Robson (1997)

1.3 Definição

O processo planejamento estratégico é uma maneira de formalizar a definição das estratégias, envolvendo toda a empresa no processo. O processo é uma oportunidade da empresa de fazer uma analise detalhada da empresa e do mercado, incluindo seus concorrentes.

Através desta analise, a empresa terá possibilidade de conhecer seus pontos fortes e fracos, alem das oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo. Com esses dados, a empresa pode não só redefinir seu negocio, mas levantar suas aspirações, e definir ou ajustar seus objetivos e estratégias para que consiga realiza-las.

As empresas podem ser dividas em três hierárquicos (Terence, 2002; Robson, 1997; Oliveira, 2001):

• Nível estratégico: formado pela alta administração nas empresas, trata da empresa como um todo.

• Nível tático: administração de nível médio, trata de áreas funcionais da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com