TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Trabalho Escolar: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  830 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O Planejamento Estratégico, que se tornou o foco de atenção da alta administração das empresas, volta-se para as medidas positivas que uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente.

As razões dessa atenção crescente à estratégia empresarial são muitas,

Dentre as causas mais importantes do crescimento recente do Planejamento Estratégico, pode-se citar que osambientes de praticamente todas as empresas mudam com surpreendente rapidez. Essas mudanças ocorrem nos ambientes econômico,social, tecnológico e político. A empresa somente poderá crescer e progredir se conseguir ajustar se à conjuntura, e o Planejamento Estratégico é

uma técnica comprovada para que tais ajustes sejam feitos com inteligência.

O mais importante na utilização do Planejamento Estratégico é o seu estreito vínculo

com a administração estratégica nas organizações. Não se pode tratar isoladamente o

planejamento estratégico sem entrar no processo estratégico, contribuindo assim de forma mais eficaz com a gestão dos administradores na obtenção dos seus resultados.

O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

“O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior

grau de interação com o ambiente”. A direção engloba os seguintes itens: âmbito de atuação, macropolíticas, políticas funcionais, filosofia de atuação, macroestratégia, estratégias funcionais, macroobjetivos, objetivos funcionais.

Existem dúvidas, também, sobre as diferenças entre Planos Estratégicos, Táticos e Operacionais.Plano Estratégico é pertinente à organização como um todo, enquanto os Planos Táticos estão relacionados com as diversas áreas da organização. Por exemplo, um Plano Financeiro e um Plano de Marketing são Planos Táticos.

Mitos e Concepções Errôneas sobre Planejamento Estratégico

No mundo dos negócios, a maior parte do pensamento convencional sobre planejamento estratégico, é mal conduzida e às vezes obsoleta. Criam planos

estratégicos grandiosos, apoiados em orçamentos detalhados, estimativas de recursos,planos táticos e cronogramas, mas a maioria desses esforços tem pouca ligação com o sucesso dos negócios. Esse tipo de atividade com base no orçamento ilude as pessoas, levando-as a pensar que estão planejando, mas de fato freqüentemente há muito pouco ou nenhum planejamento.

Do Planejamento à Projeção Futura

Planejar é a palavra apropriada para se projetar um conjunto de ações para atingir um

resultado claramente definido. Mas, se alguém pretende se aventurar num

mercado competitivo é preciso algo mais que planejamento. É

necessário um processo de raciocínio que seja explorador, e não determinístico o chama de projeção futura.

É preciso tanto planejar quanto projetar o futuro para tornar uma empresa bem-sucedida.São necessários indivíduos capacitados nas duas tarefas. Requer-se líderes que dominem ambas as práticas. Enquanto projetar o futuro é um processo que envolve decidir como agir com base no que está ocorrendo no ambiente

imediato e no futuro próximo, planejar é a tradução dessa decisão em ações gerenciáveis.

A projeção futura e o planejamento devem encontrar-se no ponto em que seja possível

divisar uma estratégia de ação e traduzi-la numa meta ou alvo. Nesse sentido, o planejamento torna-se o resultado tático da projeção do futuro, mas não se espera que ele resolva o quebra cabeça estratégico para a empresa; trata-se de

um quebra-cabeça dinâmico, cujas peças sãoencaixadas a cada dia, a cada mês e ano, e não montadas de uma só vez, na elaboração do chamado plano. A premissa norteadora para essa manobra criativa é a Administração Estratégica.

O Conceito de Administração Estratégica

A Administração Estratégica é definida como um processo contínuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente.

O processo atual de administração estratégica tende, especialmente em organizações menores, a ser dominado pelo diretor-presidente

(CEO) da companhia. o CEO bem sucedido nessa área geralmente esboça um processo de administração estratégica que envolve membros de diversas áreas e diferentes níveis da organização.

Uma organização pode obter benefícios praticando de forma correta a

administração estratégica. Talvez o mais importante seja a tendência de tais organizações aumentarem seus níveis de lucro.

O Processo de Administração Estratégica

A Administração Estratégica envolve uma série de etapas. As etapas

básicas incluem:

Etapa 1 - Execução de uma análise do ambiente

O processo de administração estratégica tem início com a análise do ambiente, com

o processo de monitorar o ambiente organizacional para identificar os riscos e as oportunidades presentes e futuras.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com