TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Trabalho Universitário: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

INTODUÇÃO

O texto a seguir tem como finalidade abordar os modelos de gestão de pessoas, apontando como as organizações têm procurado investir na melhor forma de gerir pessoas, para conquista de satisfação interna e externa. Identificando-se também a importância que o capital humano exerce sobre as organizações.

GESTÃO DE PESSOAS

É importante que as organizações estejam preparadas para fazer a gestão de pessoas. Segundo (CHIAVENATO 1999, p. 8) “Gestão de Pessoas ou ARH é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações”.

Em um mercado cada vez mais competitivo, diminuir o turnouver e manter um clima organizacional satisfatório tem sido tarefas primordiais para o crescimento interno e externo das organizações. De acordo com (VASCONSELOS F.C. 2006) “Diante da necessidade de uma mudança, o problema que se coloca aos gestores é como fazer com que os indivíduos adotem a forma de representação da realidade e de decisão consideradas melhores pelos diretores da empresa.”. Estar preparado para enfrentar os desafios requer excelência e dedicação em gerir pessoas.

A partir de algumas percepções, as organizações começam a deixar a antiga forma de coordenar pessoas e equipes para entrar estrategicamente nos novos modelos de gestão. A começar pela autonomia, quantas organizações perdem por não “desfrutar” de seus talentos internos? Para responde a esta questão podemos usar como exemplo a “Gestão Riponga”, onde colaboradores não precisam de gerenciamento durante o período de trabalho, tendem a iniciar, desenvolver e finalizar os projetos, não sendo necessário o aval de um chefe. Mas será que esse modelo de gestão funciona em qualquer empresa? Arriscar em grandes mudanças não depende somente do planejamento organizacional em si. Para que as mudanças deem certo o gestor tem que conhecer 100% da equipe, tendo em vista que uma mudança mal sucedida pode levar à empresa as baixas na produtividade e altas em rotatividade, o que de fato não é o bom para as organizações.

Uma empresa que sabe gerir seus colaboradores tem características diferenciadas, onde deixam de visar somente o lucro, mesmo porque as instituições não funcionam sozinhas. As pessoas possuem necessidades que as mantêm em uma organização. Os gestores precisam ouvi-las e trabalhar naquilo que os colaboradores veem como pontos de melhorias, os feedbacks não podem ser dados somente em casos de erros, acertos também precisam de retorno, elogios são essenciais para que o empenho nas tarefas seja contínuo. A autonomia em criar ou desenvolver um projeto pode gerar serviços e produtos mais criativos. Para os colaboradores autoconfiança é uma das principais ações motivacionais.

Enfim, a gestão de pessoas tem se modificado a cada ano. Devido a grande competitividade, adequação e adaptação às mudanças no mercado, às organizações investem cada vez mais no seu capital humano. Mas talvez esse investimento tenha sido feito de forma incorreta, as empresas precisam gerir seus colaboradores mostrando os a importância dos mesmos para organização, essa demonstração pode ser através de um simples feedback, que é fundamental no alcança de uma melhor comunicação entre gestores e colaboradores. Como se sabe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com