TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Pesquisas Acadêmicas: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  3.015 Palavras (13 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO SAÚDE

KATIANA SABINO

MADEILENE ABREU

GLEIDIMARCIA SETUBA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL - PEG

São Félix do Araguaia-MT

2011

KATIANA SABINO

MADEILENE ABREU

GLEIDIMARCIA SETUBA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL - PEG

Trabalho de elaboração de um Planejamento Estratégico Governamental - PEG, apresentado à UAB Universidade Aberta do Brasil, (UFMT) do Curso de Especialização em Gestão em Saúde, como requisito parcial de avaliação intermediária, da disciplina Planejamento Estratégico Governamental.

Tutor: Professora: Karla Almeida

São Félix do Araguaia-MT

2011

Introdução

Segundo Matus, o planejamento estratégico na administração pública municipal constitui uma inovação e vem sendo aplicado por administradores locais com o objetivo de criar marketing, propiciando condições de competição para a atração de investimentos na cidade.

Na gestão pública, o governante age sem um plano, atuando de acordo com as circunstâncias emergenciais do dia a dia. No âmbito municipal essa prática não é diferente, a ação se caracteriza pelo improviso devido à falta de planejamento.

Para o autor, o PES (Planejamento Estratégico Situacional) pode ser entendido como um cálculo que precede e preside a ação, indo além do cálculo, pois incorpora aspectos gerenciais e organizacionais e por valorizar a conjuntura, a avaliação e atualização constante, passa a estar intrinsecamente vinculado a ação e aos resultados. O planejamento tem por objetivo ajudar o gestor na tomada de decisões, pois reduz as incertezas do presente e do futuro, desde que os problemas sejam identificados e analisados conjuntamente. No entendimento de Matus 1991, isso se chama de “Intercâmbio favorável de problemas”. Entretanto o monitoramento permite ampliar a comunicação entre os atores, auxiliando na flexibilização diante as necessidades de mudanças e quanto a sua atualização e correção para que não se desvie da situação objetivo definida no momento da sua elaboração. E finalmente obtendo resultados positivos em sua aplicação.

CONCEITO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL

O Planejamento Estratégico Governamental é entendido como o resultado da convergência de dois enfoques relacionados à gestão pública, ou mais especificamente ao processo de elaboração de políticas públicas: a Análise de Políticas e o Planejamento Estratégico Situacional, entretanto podemos afirmar que este é fruto de um processo iniciado em meados da década de 1990, quando, no âmbito de um projeto que visava à criação de uma Escola de Governo na Unicamp, começaram a docência e a pesquisa resultando na implantação do Curso de Especialização em Gestão Estratégica Pública junto ao Grupo de Análise de Políticas de Inovação, em 2001, e do Programa de Gestão Estratégica Pública. Com isso o PEG se caracteriza pelo processo em curso de construção de “Estado Necessário”, onde a Análise de Políticas que surgiram nos países avançados, na década de 1970, de uma confluência entre a Ciência Política e a Administração Pública, e o Planejamento Estratégico Situacional, que iniciou na América Latina na mesma época como uma crítica ao planejamento convencional.

Entretanto o PEG visa melhorar a Qualidade na Gestão Pública, onde pretende ser um instrumento útil sobre a conduta, baseada na “responsabilidade social”, na “ética”, na “qualidade” etc., um conteúdo analítico-conceitual e metodológico que os tornem capazes de exercer sua discricionariedade para materializar a escolha que fizeram de melhor a relação Estado-Sociedade.

Para satisfazer essas necessidades sociais com eficiência, e no volume que temos em países como o Brasil, será necessário “duplicar o tamanho” dessas políticas para incorporar os 50% desatendidos da população. Tarefa que, por si só, já evidencia a importância do PEG, mas promover um processo de transformação do “Estado Herdado” em direção ao “Estado Necessário” que busque satisfazer as necessidades sociais represadas ao longo de tanto tempo, o processo de democratização pode ter dificuldade ou mesmo fracassar, onde estará relacionado a uma ampla conscientização e mobilização política que se espera ocorrer sem maiores custos sociais além dos que a sociedade já vem pagando.

Contraditoriamente com a orientação da Ciência Política, a Administração Pública é hoje dominante. Na verdade, o fato de que nem a Ciência Política nem Administração Pública tenham considerado o processo de elaboração de políticas como problemático levou a que a superação do desafio cognitivo colocado pela construção do “Estado Necessário” seja especialmente difícil. A análise de Política se caracteriza pela sua orientação aplicada, socialmente relevante, multidisciplinar, integradora e direcionada à solução de problemas. Além de sua natureza ser ao mesmo tempo descritiva e normativa.

É a partir da contribuição desses dois enfoques, a Análise de Políticas e o Planejamento Estratégico Situacional, que se delineou o conceito de PEG que se “suleou” (em vez de norteou) a concepção deste Plano.

1. Identificação da situação problema no Município de São Félix do Araguaia: Alcoolismo na adolescência na população branca e indígena. .

Dados de informações que confirme o problema no município:

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com