TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Monografias: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 4

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é um processo administrativo que analisa a organização como um todo, de modo a estabelecer um direcionamento a ser seguido pela empresa, para enfrentar os desafios do mercado empresarial.

Conforme Oliveira (2002) “Planejamento Estratégico corresponde ao estabelecimento de conjunto de providências a serem tomadas pelo gestor para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado, porém a empresa tem condições de agir sobre as variáveis de modo que possa exercer alguma influência”.

Segundo Oliveira (2010) “É o processo que proporciona que a empresa se sustente para estabelecer um direcionamento que vise a otimização pela interação de fatores internos e externos que possam atuar de forma inovadora e diferenciada”.

O planejamento estratégico tem por finalidade, transformar as ameaças do mercado em oportunidades. Esta metodologia busca definir o rumo no qual a organização pretende atingir, seja em seu ambiente interno ou externo.

Atualmente, vive-se num ambiente onde a competitividade no mercado está atingindo as organizações, em função disso, cada vez mais as empresas buscam estratégias inovadoras para manter-se ativas no contexto empresarial.

Segundo Kotler (1992), o planejamento estratégico pode ser definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado ao longo de sua sobrevivência. O planejamento deve orientar os negócios e produtos da organização de modo que obtenha lucros e crescimento satisfatórios.

Análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão bastante difundida no meio empresarial e um importante instrumento utilizado para um planejamento estratégico, que consiste em recolher dados que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da organização. Apesar de parecer simples, esse método se mostra bastante eficaz na identificação dos fatores que influenciam no funcionamento da organização, fornecendo informações bastante úteis no processo de planejamento estratégico.

A palavra SWOT vem da sigla do termo inglês Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), também em português é denominada como FOFA.

As estratégias para um planejamento através da análise SWOT devem manter seus pontos fortes, nos pontos fracos deve ter a visão de redução, na qual aproveite das oportunidades e protegendo-se das ameaças. Desta forma, a organização poderá identificar os pontos fortes que ainda não foram utilizados e os pontos fracos que podem ser corrigidos.

Para Serra, Torres e Torres (2004) “A função primordial da análise SWOT é possibilitar a escolha de uma estratégia adequada, para que se alcance determinados objetivos, a partir de uma avaliação crítica dos ambientes interno e externo”.

Segundo Yazane (2007) “Para a constatação de forças e fraquezas, oportunidades e ameaças advêm sempre dos resultados de uma análise combinada, na qual as condições internas devem ser sobrepostas confrontadas com as situações do ambiente de negócios da empresa”.

A função da análise SWOT é compreender fatores influenciadores e apresentar como eles podem afetar a iniciativa organizacional, levando em consideração as quatro variáveis citadas (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), com base nas informações obtidas a empresa poderá elaborar novas estratégias.

Os pontos internos têm por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, segundo OLIVEIRA (2001). Estas informações estão dentro da organização e tem implicação imediata e específica na administração da organização, como os aspectos organizacionais de maneira geral e a gestão das diversas áreas de atuação das organizações, quais sejam as áreas de marketing, de recursos humanos, finanças e produção.

De acordo com Rezende (2008), As forças ou pontos fortes da organização são as variáveis internas e controláveis que propiciam condições favoráveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com