TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Artigos Científicos: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  4.453 Palavras (18 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 18

1. Apresentação

Este presente trabalho tem o objetivo de apresentar um estudo sobre planejamento estratégico para pequenas empresas abordando o conteúdo ministrado em sala de aula da disciplina de administração estratégica.

Assim a empresa parceira no desenvolvimento deste trabalho foi a Lojas Sampaio que atua no segmento de variedades em geral (utilidade domestica para o lar, brinquedos, papelaria, cama, mesa e banho e artefatos de decoração, mesas e cadeiras plásticas) situada no bairro cohab anil lll na rua Cerqueira pinto n°8 qd 6 São Luís.

A primeira fase do processo de planejamento estratégico é o diagnostico que procura responder a pergunta básica “qual a real situação da empresa quanto a seus aspectos internos e externos, verificando o que a empresa tem de bom, de regular ou de ruim em seu processo administrativo”.

Será realizado uma analise interna que consiste em como é a caracterização, sua organização os seus departamentos como, o recursos humanos, o marketing , as finanças e a sua operação para termos a clareza dos seus pontos fortes e pontos a melhorar. Em uma segunda etapa será analisado seu ambiente externo, ou seja, seus fornecedores, os clientes e seus concorrentes, o que chamamos de analise setorial. Na analise externa também analisaremos o ambiente geral que é formado pela economia, a sociedade, a politica a demografia a legislação e tecnologia para que possamos analisar quais as oportunidades e ameaças.

No intuito de facilitar a compreensão, antes de adentrar no objetivo estabelecido, uma abordagem nos conceitos e fundamentos da administração estratégica foi desenvolvida e utilizada no campo de analise, afim de regular e supervisionar o desenvolvimento de informações objetivas consideradas no trabalho.

2. Análise do Ambiente Interno

2.1. Empresa

A loja Sampaio foi fundada por Antonio Izael Sampaio Silva um jovem Piauiense que veio para o Maranhão em busca de melhores condições de vida, chegou a capital maranhense com 17 anos, e o seu primeiro trabalho era trazer mel do Piauí para vender em São Luís, e viu que o mercado local tinha muitas oportunidades, e logo deixou de vender mel e passou a comprar mercadoria e vender de porta em porta, com o tempo teve a visão que podia ir mais longe, e contratou vendedores e pagava comissão, mas sua capacidade de empreender era grande e Izael viu que no bairro da Cohab começou a surgir um grande centro comercial e não tinha uma loja de utilidades domesticas, cama mesa e banho. E em 2002 Antonio Izael abriu a Loja Sampaio no bairro da Cohab e ampliou as atividades para plásticos, brinquedos, louças, artigos de decoração e outros, hoje trabalham com muitos fornecedores, tem um leque de grandes variedades, emprega dois funcionários, possui um veiculo de médio porte, a empresa está estalada em prédio próprio de 150m2. A loja Sampaio tem uma historia construída através do atendimento e do respeito com todos os seus clientes, que tem retribuído com a propaganda boca a boca o que fez a loja Sampaio seja conhecida mesmo sem investimento em propaganda. Em 2005 a empresa foi legalizada como microempresa e com a razão social A.I.S.S, tendo como nome fantasia Lojas Sampaio, com CNPJ: 07 169 374/0001 – 84, com inscrição Estadual: 12 217 097 – 0, no ramo de atividade de Comercio Varejista de outros artigos de uso pessoal e domestico não especificado anteriormente, situada na rua Cerqueira Pinto nº 08,Quadra 06, Cohab Anil III – São Luís/MA.

2.2. Organização

• Estrutura Organizacional

A Loja Sampaio possue em seu quadro apenas três pessoas trabalhando, o proprietário e outros dois funcionários. Por se tratar de uma microempresa sua estrutura e pequena não possuem departamentos como outras empresas de porte médio que tem organogramas e fluxogramas definidos. Podemos definir a empresa assim:

Proprietário/Gerente

Funcionários

Compete o proprietário/gerente as atividades de abertura e fechamento do estabelecimento, compras, caixa, pagamentos e recebimentos e também auxiliam no atendimento aos clientes.

Colaboradores exercem as atividades de atendimento ao cliente, recebimento de mercadorias, exposição das mesmas, controle de estoques, reposição, limpeza e demais atividades. A empresa não possui um sistema de informação para o controle das entradas processamento e saídas de informação para a tomada de decisão. A mesma utiliza o livro caixa e anotações em cadernos e planilhas para fazer os controles. A comunicação interna na empresa é feita através de reuniões, pelo fato da empresa ser pequena e não possuir muitos funcionários.

2.3. RH

 Provisão

A Lola Sampaio não possui um profissional com especialidade em recursos humanos, esta tarefa é feita pelo proprietário da empresa. O sistema de recrutamento e seleção é feita através de indicações de pessoas que estão no seu ciclo de convivência, onde o proprietário ira analisar o currículo do candidato e marcara uma entrevista e de acordo com suas analises sobre o candidato acordo o mesmo será contratado em regime de experiência onde será orientado pelos colegas e pelo proprietário.

 Aplicação

Como se tratar de uma microempresa e não possui um grande numero de colaboradores, os mesmos acabam desempenhando quase todas as atividades na empresa. Em nossas visitas e conversas com os funcionários podemos observar que todos conhecem suas atribuições e responsabilidades dentro do cargo que ocupam ,sempre focados na satisfação dos clientes.

 Manutenção

Não há incentivos suficientes que possam garantir a permanência do profissional na empresa. Porem observamos que os funcionários estão satisfeitos com seus salários e com o clima da organização na qual são tratados de forma igual pelo proprietário, que nos confidenciou que tem total confiança nas pessoas que trabalham com ele.

 Desenvolvimento

Embora a empresa não possua um programa de treinamento os funcionários desenvolvem bem suas tarefas. Os mesmo são acompanhados e orientados pelo proprietário constantemente.

 Monitoração

A Loja Sampaio não avalia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com