TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Organizacional: Análise SWOT

Por:   •  14/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 6

Planejamento Organizacional: Análise SWOT

Acadêmicos: Sara Maria Alberti e Saymon Alberti.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Objetivo: Explicar o que é o planejamento organizacional por meio de um exemplo de empresa que atua até os dias de hoje com sucesso em vendas e que fez o seu negócio expandir através do planejamento, focando especificamente no segmento estratégico e utilizando em sua base a análise swot, esclarecendo também o que é essa análise por meio da contextualização da história da empresa que será citada no projeto.

O planejamento organizacional é um método que constitui um sistema de ações precisas para que a empresa ou a organização seja feito de forma eficiente/eficaz, para formar a realidade a qual é necessária chegar e aonde a empresa quer chegar, possibilitando a tomada de decisões com firmeza e clareza, com controle e fiscalização das ações no decorrer do trajeto para a meta determinada.

O planejamento organizacional é composto por três tipos de planejamentos, que são: Planejamento Operacional, Planejamento Tático e Planejamento Estratégico.

Conforme Marcondes, em seu artigo no Blog Gestão de Segurança Privada (2016), “O planejamento operacional são referentes aos grupos, equipes e indivíduos da organização, que estabelecem objetivos e metas para equipes e indivíduos”.

O planejamento tático é também renomado departamental, pois é referente à vários setores da empresa, com o objetivo de determinar metas e propósitos para os diferentes setores, citando como exemplos de planejamento tático: o plano de marketing, plano de produção, plano financeiro, plano de RH, entre vários outros.

E por fim, o planejamento estratégico:

Conforme Bezerra (2014),

“O planejamento estratégico é um processo permanente e contínuo, sendo sempre voltado para o futuro, ele visa a racionalidade das tomadas de decisão e a alocação dos recursos organizacionais da forma mais eficiente possível, o que acaba gerando mudanças e inovações na companhia.”

É um recurso que faz com que as empresas consigam contrapor-se com rapidez em meio a algum tumulto no ambiente em que está atuando, dando destaque para a análise Swot, que faz um estudo sobre pontos fortes, oportunidades, pontos fracos e ameaças no ambiente interno/externo da organização.

Segundo Bastos (2014) em seu artigo postado no site Portal da Administração, a análise Swot é usada para determinar fraquezas, forças, ameaças e oportunidades dentro de uma organização, sendo utilizada pelo planejamento estratégico a fim de ter uma pesquisa no ambiente externo e interno da empresa/organização, desenvolvendo estratégias para melhorar/potencializar sua performance no mercado de trabalho.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Um exemplo de empresa que atua nos dias atuais a qual é um sucesso, levando para o mundo virtual a venda de produtos, a Amazon. Sendo pioneira de vendas de produtos online, tudo começou em meados de 1994 com o fundador Jeff Bezos, um engenheiro/empresário que ainda novo na internet decidiu abrir sua empresa. O primeiro nome dado para empresa foi Cadabra, mas Bezos mudou, pois ficava parecido com “cadáver” em sua pronúncia. Depois quis colocar o nome Relentless (Em português “Implacável”), porém a palavra foi dissuadida por seus amigos. O nome escolhido foi então a conhecida “Amazon” por inspiração do rio Amazonas, o maior do mundo de extensão, e a ideia era que fosse a maior livraria do mundo.

A empresa então começou na garagem de casa de Bezos com ajuda de sua esposa Mackenzie, porém eles não tinham ideia qual mercadoria vender, entre as opções estavam: CDS, softwares, livros ou peças de computador, mas o casal preferiu a opção livros, por razão de preço baixo e ampla variedade de produtos, e disponibilidade de livros para todos os gêneros/ gostos. Eram feitos os pedidos online e como a Amazon tinha parcerias com distribuidores e atacados, conseguia fazer a entrega o mais rápido possível, tendo sempre uma grande variedade de opções de livros.

A partir da análise Swot voltada diretamente para a empresa Amazon, vemos o exemplo claro de alguns pontos fortes da empresa: Preço reduzido, variação de produtos e disponibilidade para diversas pessoas com gostos diferentes, entrega rápida. Pontos fortes são as vantagens que a organização tem, mas que sempre tem necessidade de um planejamento para continuar fortalecer essas vantagens e ter cada vez mais ganhos em prol da empresa.

Depois de um ano, o site começou a funcionar com o sistema de negócios construído e o site finalizado. A Amazon começou então a alavancar as vendas online e atormentar vastas livrarias dos Estados Unidos.

Conforme Kleina (2017) em seu artigo no site Tecmundo, fala que:

No primeiro mês de funcionamento, a Amazon já recebeu pedidos de todos os 50 estados dos EUA, além de 45 países ao redor do globo. Em 97, ela faz a oferta pública de ações já mostrando números bem impressionantes. Naquele ano, já eram mais de 2,5 milhões de livros no catálogo e 148 milhões de dólares em vendas.

Mesmo com esses números impressionantes, a Amazon mostrava valores negativos, pois Bezos tinha a ideia de sempre investir para ter infraestrutura e expandir cada vez mais a empresa.

No ano de 1998 iniciou vendas de CD’S e DVD’s, logo após eletrônicos e brinquedos, e então em 2000 a Amazon deu um salto gigante com a inovação do “Marketplace”, onde era feito a venda de produtos terceirizados pelo site da Amazon, onde os terceirizados pagavam uma taxa para a empresa, ao vender seu produto pelo site.

Nesse ano de 2000 com a explosão da internet, as aplicações nas empresas online eram muito grandes e chegaram a quebrar a bolsa de valores de Nova York, derrubando assim os preços das ações, fazendo com que muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com