TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e controle da producao

Por:   •  27/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.124 Palavras (9 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Nos dias de hoje vivemos em mundo de organizações. Ou seja nascemos, crescemos, aprendemos, fazemos esporte e lazer , trabalhamos, somos dependentes delas ate para morremos. São elas as responsáveis por projetar, criar, produzir e distribuir.

A produção é o objetivo fundamental de qualquer organização, elas existem para produzir alguma coisa é disponibilizar para a sociedade.

As empresas

As empresas são organizações sociais, por que as mesmas são compostas por pessoas que trabalham em conjunto. As empresas utilizam recursos e competências específicos para algemar o seus objetivos.

O objetivo da empresa pode ser o lucro ou uma necessidade social sem se preocupar com o lucro.

As empresas podem ser classificadas de acordo com alguns atributos: a sua propriedade, o seu tamanho e seu tipo de produção

Quanto à propriedade

As empresas são classificadas em:

  • Empresas Estatais: são propriedade do estado, ou seja chamado setor publico e seu objetivo e o bem-estar social. São consideradas empresas não lucrativas, como por exemplo: Caixa Econômica Federal e Estadual.
  • Empresas Privadas: são de propriedade particular, chamado de setor privado. Seu principal objetivo e o lucro. exemplo: Banco Itaú, General Motors, Pão de Açúcar etc.
  • Empresas Mistas: são sociedades por ações, de participação publica e privado, ao mesmo tempo. Exemplo: Petrobras, Banco do Brasil.  

Quanto ao Tamanho

Quanto ao tamanho as empresas podem ser:

  • Empresas Grandes: são as de porte grandes e de enorme volume de recursos, em geral possuem mais de quinhentos empregados. Exemplo: Vale, Petrobras etc.
  • Empresas  Médias: são de porte intermediário e de volume razoável de recursos, que possuem de cinquenta a quinhentos empregados.
  • Empresas Pequenas: são aquelas de pequeno porte, pequeno volume de recursos e com um número de empregados inferior a cinquenta. As empresas pequenas podem ser classificadas em mini empresas e ate mesmo em microempresa

Quanto ao tipo de produção

As empresas podem ser classificadas em:

  • Empresas Primárias ou Extrativas: são as que desenvolvem atividades extrativas, são chamadas de primárias basicamente a extração de matéria prima. Exemplo: agrícolas, pesca, extração de petróleo e salinas etc.
  • Empresas Secundárias ou de transformação: são aquelas que processam a matéria prima e transforma em produto acabado. Exemplo: indústrias em geral.
  • Empresas Terciárias ou Prestadoras de Serviços: são aquelas que executam e prestam serviços especializados. Exemplo: hospitais, escolas, serviços de comunicação e comércio em geral.

Mercadorias e serviços  

Verificamos que as empresas são classificadas, quanto ao tipo de produção em empresas primarias, segundarias e terciarias. As empresas primarias e segundarias produzem bens ou seja mercadorias, enquanto as empresas terciarias produzem serviços.

O bem ou mercadoria é um produto físico e tangível. Algo que pode ver, manipular ou usar. Os bens de consumo podem ser duráveis ou perecíveis.

Além dos bens, as empresas podem produzir serviços, como e o caso das escolas, universidades, hospitais, bancos, lojas, e comércios em geral. Serviços são atividades  especializadas imprescindíveis à vida das pessoas, das empresas e da sociedade em geral.

Bens (mercadorias) ou serviços (atividades especializadas) são os produtos (resultados) das empresas em consequência de suas atividades e operações de produção.

Sistema de produção

As empresas segundo alguns autores são compreendidas com o sistema. Podemos definir quer sistema é um conjunto de partes inter-relacionadas que existem para atingir um determinado objetivo.

Os sistemas podem classificados em abertos e fechados. Os fechados funcionam dentro de relações predeterminadas de causa e efeito e mantêm um intercâmbio também predeterminado com ambiente. Todos os mecanismos tecnológicos são sistemas fechados.

Os sistemas aberto funcionam dentro de relações de causa e efeito desconhecidas e indeterminadas. Existe uma infinidade de entradas e saídas não muito bem conhecidas e indeterminadas, o que provoca a complexidade e a dificuldade de mapear o sistema.

Produção continua

É o sistema de produção utilizado por empresas que produzam um determinado produto, sem mudanças, por um longo período de tempo. As operações são executadas sem interrupção, ou seja o processo de produção não sofre mudanças.

Alguns exemplos de industrias são as fabricantes de automóvel, papel e celulose, cimento, eletrodoméstico, enfim, produtos que são mantidos em linha durante muito tempo.

O sistema de produção continua, permite um elevado gari de previsibilidade dos resultados operacionais, pois o processo de produção e sempre o mesmo e nunca muda, sabendo-se antemão o resultado da produção ao longo do tempo, seja no mês, seja no ano.

Fatores de Produção e Recursos Empresariais

O processo de produção depende de três fatores: natureza, capita de trabalho, que são integrados por um quarto fator denominado empresa.

A natureza fornece os insumos necessários, as matérias-primas, a energias etc. O capital fornece o dinheiro necessário para comprar os insumos e pagar os empregados. O trabalho é realizado pela mão de obra que transforma, por meio de operações manuais ou maquinas e equipamentos, os insumos em produtos acabados ou serviços prestados. E a empresa, como fator integrador, garante que a integração dos três fatores de produção seja a mais lucrativa possível.

Os recursos empresariais são os seguintes:

  • Recursos Materiais ou Físicos:  correspondem, grosso modo, ao fator de produção que os economistas denominam natureza. Os recursos materiais ou físicos são os prédios e edifício, as máquinas e os equipamento, as instalações, as ferramentas, as matéria-prima, enfim todos os insumos físicos que ingressam no processo produtivo.
  • Recursos Financeiros: correspondem, grosso modo, ao fator de produção denominado capital. Os recursos financeiros correspondem ao capital e abrangem as receitas, as contas a receber, o faturamento, o dinheiro em bancos e em caixa, os investimentos, enfim, qualquer forma de dinheiro ou credito que a empresa possui.
  • Recursos Humanos:  correspondem, ao fator de produção denominado trabalho, com a diferença de que englobam todas as pessoas que trabalham na empresa em todos os níveis hierárquicos, desde o presidente ate o operário.
  • Recursos Mercadológicos:  não têm correspondência com nenhum fator de produção apontado pelos economista. Estão fora das empreses, os clientes, os consumidores, os usuários dos produtos ou serviços das empresas.
  • Recursos Administrativos:  correspondem ao fatores de produção integrador, denominado empresa.

Capital Financeiro e Capital Econômico.

Os recursos financeiros é disponibilizada por meio da capital de giro necessário para garantir as operações das empresas, quase sempre os recursos materiais fazem parte do ativo imobilizado. Assim, os recursos financeiros formam o capital financeiro da empresa, enquanto os recursos materiais formam o capital econômico da empresa. Ambos são avaliados em moeda coerente no país.

Planejamento e controle de produção

Empresas não produzem no improviso, é preciso planejar antecipadamente e controlar de forma adequada sua produção, para isso existe planejamento e controle de produção (PCP), que visa aumentar a eficiência e a eficácia da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com