TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Marketing

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE CASO

Canal Kids

A produtora de filmes Seqüência detectou a oportunidade de desenvolver um novo programa para o consumo infantil, que se diferenciasse dos programas de jogos e brincadeiras, animados por uma apresentadora, que ocupam a programação matinal dos canais de TV aberta.

Para explorar tal potencial, a idéia era lançar um novo programa de caráter informativo, que tivesse como principal diferencial um elevado grau de interatividade. Esse aspecto era particularmente importante em face das mudanças que a Internet trouxe para o comportamento das crianças, que não só abandonaram a atitude passiva das gerações anteriores quanto ás suas necessidades de consumo, como também passaram a influenciar as decisões de compra de produtos “adultos”.

Em janeiro de 2000, foi lançado o Canal Kids (www.canalkids.com.br ) um site para crianças de 4 a 12 anos, das classes A e B, conectadas à internet em sua casa ou escola.

O site, com 12 mil ilustrações, tinha 4 mil páginas de conteúdo com temas de: cinema, dança, literatura, pintura, astronomia, biologia, geografia, cidadania, esporte, higiene, meio ambiente, saúde, tecnologia, viagem, entretenimento, dentre outros.

No canal Kids, a criança se informava sobre o que acontecia no Brasil e no mundo, por meio do Jornal do Canal, com textos concisos e de linguagem de fácil compreensão para o público infanto-juvenil.

A criança também aprendia a administrar seu dinheiro no Bankids, o banco virtual do canl: ao abrir uma “conta corrente”, o jovem internauta era incentivada a poupar os patakos (a moeda do Bankids) para conseguir fazer compras on-line.

Para ganhar patakos, a criança deveria participar do kidsdesafio, uma gincana na qual o internauta ganhava pontos conforme acertava as respostas. Tais respostas estavam espalhadas pelo site, obrigando a criança a visitar as páginas de todos os temas. Os pontos ganhos eram convertidos em patakos, que poderiam ser acumulados no Bankids, para posteriormente, serem usados na compra de brinquedos na loja do site. Embora essa loja fosse virtual, seus brinquedos eram reais, isto é, a criança de fato podia comprar um brinquedo e pagar por ele, recebendo-o em casa. Isto causou surpresa a muitos pais, que telefonavam perguntando se os filhos tinham usado seu cartão de crédito ou descoberto a senha de sua conta bancária, Eram, então, informados de que os produtos havima sido “comprados” pela criança com seu dinheiro virtual. Os brinquedos eram fornecidos pelos patrocinadores do site. As marcas e produtos apareciam integradas ao conteúdo e as ferramentas do site permitiam saber exatamente como o internauta navegava.

Após dois anos de operações, o Canal Kids registrava os seguintes resultados:a) 145 mil visitas, b) um tempo de permanência médio de 26 minutos no site, c) com o Kidsdesafio, atingiu-se uma entrega mensal de mil brinquedo e d) atração de patrocinadores como Estrela, Gradiente, Saraiva, além da chancela do Unicef, que participa do Canal cidadania.

_________________________________________________________________

Questões:

  1. Identifique as estratégias de Marketing de Relacionamento evidenciadas no caso.  
  2. Que abordagem para construção de relacionamento duradouro foi adotada?
  3. As estratégias foram eficazes?
  4. Escreva, em uma folha a parte, suas expectativas em relação ao curso e à disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (343.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com