TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio- Infancia E Ludicidade (1)

Exames: Portfolio- Infancia E Ludicidade (1). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 2

O preparo do profissional pedagogo na educação infantil é de suma importância para que este intervenha e faça práxis pedagógica contextualizada.

O professor de educação infantil, devidamente preparado para intervir ao compreender as formas da criança se comunicar, contribuirá significativamente como mediador em sua aprendizagem.

A formação dos professores é um tema que tem ocupado um lugar central no debate acadêmico, ao mesmo tempo em que se faz cada vez mais presente em programas de governo e nos meios de comunicação. Esse destaque se dá especialmente a partir da década de 90, marcada por várias reformas, entre elas a da educação básica e da formação de seus professores. Os autores da reforma a proclamam como “inovadora”, por tratar-se de indicações para a formação dos professores das três etapas da educação básica; esse fato tornou relevante investigar o conteúdo da inovação, especialmente no tocante ao professor de educação infantil. Dentro desse contexto surgiu a questão: Como a especificidade da docência na educação infantil é tratada no âmbito de documentos que abordam a formação após a LDB 9394/96.

A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. O texto legal marca ainda a complementaridade entre as instituições de educação infantil e a família.

A presente pesquisa tem o objetivo de discorrer sucintamente mediante o vasto leque de informações sobre o tema de Educação infantil. É comum enumerar as características que considerem mais importante em um professor que trabalha com crianças de 0 a 5 anos,são citadas essas características,”gostar de crianças”,ser cuidadoso”,ter paciência” entre outras,mas essa características não devem ser consideradas únicas para o desempenho do professor na educação infantil.

O referente portfólio foi elaborado com base metodológica de uma pesquisa mista (descritiva e bibliográfica) possuindo características qualitativas uma vez que busca observar além de livros e documentos, as opiniões de professores atuantes e a análise de conceitos e concepções teóricas - metodológicas, possibilitando o conhecimento, a interação e o entendimento destas realidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com