TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Infância e Ludicidade

Por:   •  18/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.393 Palavras (14 Páginas)  •  1.352 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ANDREIA APARECIDA DE JESUS LICIO REIS, RU 651902

ESTÁGIO SUPERVISIONADO  – EDUCAÇÃO INFANTIL

POÇOS DE CALDAS

2015

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ANDREIA APARECIDA DE JESUS LICIO REIS, RU 651902

ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

                                        Estágio Supervisionado  – Educação Infantil  UTA – Infância e Ludicidade, no curso de Pedagogia.

                                       

POÇOS DE CALDAS

2015

INTRODUÇÃO

O estágio tem como objetivo;Observar e analisar o processo de ensino com criança de 0 a 5 anos de idade,Conhecer as especificidades do Trabalho do  Pedagogo na Educação Infantil;Observar e participar as ações planejadas da Educação Infantil; Refletir sobre a Pratica Pedagógica observada; Criar propostas de intervenção ;Vivenciar a relação teoria e prática.

O estágio possui um papel fundamental que é de forma um novo profissional capacitado que esteja apto a enfrentar desafios e resolver diferentes problemas. 
O presente relatório de estágio traz consigo a análise concreta da escola destacando aspectos de sua estrutura física administrativa e pedagógica; bem como a abordagem do preparo para a prática docente, incluindo a metodologia aplicada na área de ensino, as dificuldades enfrentadas pelos alunos e pontos positivos e negativos do corpo docente. 

O estágio supervisionado é importante para que tenha um olhar pesquisador para aprender, novas experiências para mudar e aprimorar o ensino aprendizagem.

Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil. A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde a Educação Infantil para que o aluno possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas, considerando-se como lúdicas as brincadeiras, os jogos, a música, a arte, a expressão corporal, ou seja, atividades que mantenham a espontaneidade das crianças

DESENVOLVIMENTO

A pesquisa  foi realizado no Centro de Educação Infantil Aquarela, situada à rua Vicente celestino, número 140, no bairro Estância São José, CEP 37706-010, localizada na cidade de Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (35) 3697-5134. A escola possui salas de 01 berçário I, 02 berçário II, 2 maternal I e 2 maternal II   no período integral, atendendo a um público de classe baixa- média com 215 alunos com faixa de 0 a 3 anos de idade. E a mesma funciona das 07h00 as 18h00 .

 A escola possui 07 salas de aulas com janelas, comportando uma quantidade de 12 a 18 alunos. Porem o espaço não está aos padrões exigidos para cada faixa etária escola  tem uma equipe de 30 profissionais: 06 professores,  18 berçaristas , 01 ADI I e 03 merendeiras, 03 serviços gerais.

Todos contribuem para o melhoramento funcional da escola e para um bom aprendizado dos alunos.

A escola possui salas de 01 berçário I, 02 berçário II, 2 maternal I e 2 maternal II  e 01 jardim,  no período integral, atendendo a um público de classe baixa- média com 215 alunos com faixa de 0 a 3 anos de idade. E a mesma funciona das 07h00 as 18h00 .

 A escola possui 07 salas de aulas com janelas , comportando uma quantidade de 12 a 18 alunos. Porem o espaço não está aos padrões exigidos para cada faixa etária, a escola tem uma equipe de 30 profissionais: 06 professores,  18 berçaristas , 01 ADI I e 03 merendeiras, 03 serviços gerais. Todos contribuem para o melhoramento funcional da escola e para o aprendizado dos alunos.

Promover atividades variadas, proporcionar manejo de materiais alcançando assim o desenvolvimento geral das crianças através do lúdico e atividades culturais. Promover projetos de interesse da criança; utilizar jogos pedagógicos e jogos em geral facilitando a aprendizagem; brincadeiras diversas sugeridas pelas crianças e resgatar brincadeiras antigas.

Melhorar o convívio entre os pares; melhorar o convívio entre educadoras, crianças e comunidade,Compreensão e interação entre as partes envolvidas, valorizar o ser humano; cooperação entre todos. Ter mais diálogo; atitudes de respeito; promoção de eventos culturais (teatro, palestras, festividades e etc.) Incentivar a aquisição de valores: Morais, Éticos e de Religiosidade;

A fundamentação da prática pedagógica está embasada nos estudos teóricos m Piaget, Wallon, Vygostsky e Emília Ferreiro, segundo os quais a criança é um ser pensante, capaz de tomar decisões. Mostram-nos ainda que a capacidade de conhecer e aprender se constroem a partir das estabelecidas entre o sujeito e o meio. Assim, o desenvolvimento infantil é concebido como processo dinâmico, que em contato com as outras crianças, desenvolvem-se a capacidade afetiva, a estima auto-, o pensamento e a linguagem. Baseia-se também no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI e na Proposta Pedagógica da Educação Infantil Municipal, que estabelecem que esta modalidade de ensino seja concebida como uma etapa onde a criança não só constrói como também amplia os seus saberes tendo o direito de viver plenamente o caráter construtor de seu processo de aprendizagem.

A proposta pedagógica tem com meta melhorar o ensino e a aprendizagem a partir da instituição da gestão democrática em que pais, professores, toda a comunidade escolar assuma sua parte de responsabilidade no projeto da Pré- Escola.

O Regimento Escolar é um conjunto de regras que determinam a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar, estabelecendo a forma de trabalho, as normas para realizá-lo, assim como os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente. Define as responsabilidades e atribuições de cada pessoa, evitando que o gestor concentre todas as ordens, todo o trabalho em suas mãos determinando sem democracia, o que cada um deve fazer e como deve fazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (150.9 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com