TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo Comunicação e linguagem - parafrase

Por:   •  25/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 2

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE DO CICLO 2 – RESUMO PARAFRASEADO DE TEXTO

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação desenvolvida na disciplina Comunicação e Linguagem sob a orientação da profª. Drª. Amanda Raiz, para obtenção de nota parcial.  

 

 

 

 

POLO DE SÃO PAULO

2021

 

A paráfrase é uma técnica de escrita que permite comunicar uma mesma informação de maneiras diferentes, usando de vários recursos linguísticos para isso. Pode ser feita de várias maneiras, como por exemplo, fazendo uso da reformulação da ordem das palavras numa frase, substituição de verbos por substantivos, e até a mudança completa do texto original, desde que não haja alteração no sentido da frase. Importante notar que é necessário que o redator evite o plágio e a reprodução total do texto original, ou seja, ele precisa elaborar novas alternativas para dizer uma mesma mensagem de forma intencional, eficaz e fiel, sem adicionar novas informações ou alterá-las.

Dado que intertextualidade é um diálogo entre textos, ou seja, um texto fazendo referência ao conteúdo de outro, é possível afirmar que a paráfrase cumpre esse papel, visto que expressa a mesma mensagem de um texto original, independente do recurso utilizado para isso. Assim, essa técnica de escrita constrói uma relação onde a mensagem é transmitida apenas de uma forma diferente.  

Do ponto de vista sintático, esse recurso da linguagem, oferece uma forma intencional de comunicar uma mesma mensagem de diferentes maneiras. Porém, isso não quer dizer que o texto feito a partir da paráfrase não pertença a um discurso, que por sua vez é construído pelas convicções e ideologias de um grupo. Cada discurso carrega duas situações de interpretação: o contexto em que foi expresso, e os sentidos que são dados ao que foi dito, independente de onde foi comunicado ou quem foi o redator.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com