TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Claretiano - Percepção, Notação e Linguagem Rítmica

Por:   •  19/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

LIDIA COELHO PEDROSA 8073680

Governador Valadares 2019

Questões

  1. Quais os timbres que você consegue identificar?

Na obra 1 pode-se identificar o piano. Na obra 2, somente o violão é tocado, na obra 3, apenas o violão cello e por fim na obra 4 é identificado o som do violão, do pandeiro, do clarinete e do cavaquinho.

  1. Quais as diferenças de intensidade que você conseguiu identificar auditivamente?

Na obra 1, F. Chopin : Nocturne op. 9 no. 1 in B flat minor, é provavelmente a que mais se percebe a dinâmica de intensidade. No decorrer da música, nota-se que em vários compassos a intensidade varia, onde se percebe pontos em que se toca mais forte, mais suave, decrescendo e crescendo o som, tornando indolo a dinâmica dessa obra.

Na obra 2, Heitor Villa-Lobos "Suite Popular Brasileña" (Completa) Pablo De Giusto, em Mazurka-Choro ouve-se bem suave a dinâmica de decrescer em sua maioria, principalmente antes de pausas e em outras horas crescer o som. Já em Schottish-Choro, é tocado de forma mais forte e crescente em certos momentos, se estabiliza e depois começa esse ciclo. Em certos trechos também costuma haver ausência de som. A Valsa-Choro é facilmente decifrado o som crescendo fortemente e em contraposto, fazendo as notas mais agudas serem delicadas, seguido também de diminuendos suaves. A maior suavidade é posta em trechos da música Gavotta-Choro, sendo assim, a intensidade sempre decrescente. E finalmente, em Chorinho, faz-se a dinâmica de forma crescente e desce de uma vez só em vários momentos, como se fossem vários degraus até um lugar alto e depois um pulo para o início da subida outra vez, classificando a dinâmica como forte e abrupta.

Na obra 3, Mischa Maisky plays Bach Cello Suite No.1 in G (full), eventualmente, aparecem várias arcadas mais fortes, dando suavidade em seguida, sempre crescendo e decrescendo o som, com arcadas sutis em pontos mais elevados.

Na obra 4, Roda de Choro - Chorinho pra Você a intensidade é estável, somente alguns momentos tem-se o silencio, ausência do som, e depois a intensidade permanece a mesma.

[pic 2]

Sinais de dinâmica encontrados na obra 1.

Referência

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZtIW2r1EalM>. Acesso em: 17set. 2019.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Z2_LDC-WQQ0>. Acesso em: 17set. 2019.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=mGQLXRTl3Z0>. Acesso em: 17set. 2019.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=c5NGOcNyF4g>. Acesso em: 17set. 2019.

Disponível em: <https://educalingo.com/pt/dic-it/indolo>. Acesso em: 17set. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (265.4 Kb)   docx (146.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com