TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Da Leitura

Dissertações: Pratica Da Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2014  •  2.228 Palavras (9 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 9

PRATICA DA LEITURA

A leitura, enquanto um processo que atende a diferentes propósitos precisa ser claramente “mostrado” às crianças em função das aprendizagens que ocorrem por imitação da pessoa adulta. Muitos dos hábitos das crianças são uma decorrência da imitação dos hábitos dos adultos. Por isso mesmo, em situações bem visíveis aos alunos (na frente da sala de aula, na sala dos professores, no corredor, etc....), pode-se ler e discutir um livro que está em voga, jornais, revistas, etc..., mostrando, concretamente, que você – professor- convive com materiais escritos.

• Fazer com que o amor aos livros se transforme, esporadicamente, no tema central das conversas em sala de aula. Não forçar ou burocratizar essa conversa, mas falar informalmente sobre elementos do mundo da escrita: livros, autores, ilustradores, poetas, etc...., solicitando a participação (opiniões, comentários, avaliações) da classe.

• Transformar o livro (em si) no tema de discussão da classe: tamanho, ilustrações, parte de dedicatórias, tipos gráficos, tipo de capa, etc... Em caso de livros mais antigos, adicionar dados históricos sobre reimpressões, traduções, adaptações, etc...Adicionar uma comparação entre o veículo “livro” e outros meios de comunicação (rádio, TV, cinema, etc.).

• Compilar textos infantis (livros, revistas, recortes de jornais, etc.) relacionados com os eventos do calendário escolar ou com temas de interesse da classe e formar acervos específicos. Usar esses acervos por ocasião dos eventos ou festejos no sentido de aumentar a curiosidade e a compreensão das crianças. O professor poderá ler em voz alta alguns desses textos (10 a 15 minutos), deixando que os alunos os comentem ou estabeleçam pequenos projetos de pesquisa sobre o assunto. Ir aumentando os acervos de ano para ano com as contribuições e/ou trabalhos das crianças. Em pequenos grupos, as crianças podem partilhar o que leram sobre o assunto.

• A partir da análise de personagens centrais (ou secundárias) de um só romance ou de diferentes romances lidos, propor a discussão e o aprofundamento de conceitos amplos, como liberdade, coragem, democracia, trabalho, medo, miséria, etc.

• Poemas completos ou trechos de poemas, bem colocados dentro de uma situação ou unidade de trabalho, podem se transformar em excelentes meios para apresentar o assunto ou estimular interesses. Aproveitar sequência do currículo e/ou acontecimentos do dia-a-dia para acionar esse procedimento. É certo que o professor deverá ter um bom repertório para estabelecer essas relações e, assim, estimular as crianças a fazerem o mesmo.

• Leitura coletiva ou em pequenos grupos, silenciosa ou em voz alta (um aluno lê para os outros). O restante do grupo, neste caso, vai interpretando, estabelecendo implicações, aprofundando as idéias do texto em função de suas experiências pessoais; segue-se debate geral na classe para a sistematização das conclusões sobre o tema em questão. Se possível, apresentar textos diferente aos grupos, mas que versem sobre o tema em discussão.

• Leitura em voz alta pelo professor – Os professores têm uma séria responsabilidade e um gostoso privilégio de incentivar o gosto pela leitura através da leitura em voz alta para as crianças. De fato, ninguém resiste a uma história bem contada ou mesmo a um texto informativo que seja estimulante e bem selecionado. Ao ouvir os textos lidos em voz alta, as crianças vão criando consciência dos aspectos da expressão escrita e, ao mesmo tempo, menor relutância para se auto-exprimirem. Sugestões:

- ler o mais frequentemente possível (diariamente);

- mostrar que você, professor, também aprecia o texto lido, conversando sobre o tema, escritor, ilustrações, trechos instigantes, a origem do autor, os porquês da história, etc...- tais aspectos são de fundamental importância para situar o contexto do texto e têm especial relevância para as crianças;

- no momento da leitura, criar um ambiente de relaxamento e descontração, com as crianças se acomodando em círculo ou sentados no chão. Caso a escola possua um jardim ou área de lazer, levar as crianças para lá a fim de fruir as histórias lidas;

- apresentar aos jovens uma variedade de histórias e gêneros literários, discorrendo sempre sobre os autores, a gênese do assunto e estimulando comentários e discussões depois das sessões de leitura;

- ler contos de fadas que apresentem diferentes versões. Personagens diferentes ou finais diferentes podem estimular comparações por parte das crianças, facilitando o pensamento intuitivo e imaginativo;

- depois de várias sessões de leitura em voz alta, o professor pode solicitar que os jovens dramatizem histórias que eles mesmos selecionaram ou escreveram.

Importante: A leitura em voz alta, seja ela feita pelo professor ou pelo estudante, deve ser preparada (ensaiada) previamente, na medida em que seus mecanismos são diferentes dos da leitura silenciosa. A conseqüência da não-preparação prévia poderá ser inibição e frustração da criança.

Atmosfera para leitura em sala de aula

• As crianças lêem quando os textos apresentam significados para elas.

• Leitura silenciosa – fundamental que os professores planejem sessões de leitura silenciosa em sala de aula, como parte da seqüência curricular. Fazer desse procedimento uma prática constante (por ex., uma hora por semana, em dia específico ou salteado, fazer leitura silenciosa em classe).

• Com os jovens, criar (encontrar materiais e decorar) um “Cantinho da Leitura” em sala de aula. Prateleiras à altura das crianças, cadeiras, pequeno tapete, etc....podem compor esse AMBIENTE. Deixar que os alunos fiquem à vontade para ler. Ir renovando o acervo de materiais quinzenalmente ou mensalmente, com livros e revistas de interesse das crianças.

Importante: Arejamento e iluminação da sala de aula são elementos que devem ser lembrados pelo professor quando da criação do “Cantinho da Leitura”.

Materiais apropriados de leitura

Com a sala devidamente preparada para o conforto e relaxamento nas atividades de leitura, é necessário providenciar uma variedade de materiais de leitura, renovando-os constantemente. Ninguém pode gostar de algo que não teve a chance de experimentar e partilhar...

• Apresentar aos estudantes muitos livros e textos que eles possam ler e compreender. Livros didáticos, paradidáticos, literários, revistas, jornais, etc... da escola, de sua biblioteca pessoal, da biblioteca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com