TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas De Leituras

Pesquisas Acadêmicas: Praticas De Leituras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PIAUIENSE - IEP

NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE CRATEÚS - CE

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ALUNA: MARIA CLEIVANIR VIEIRA DE S. RODRIGUES

RELATÓRIO DA PRÁTICA DE LEITURA

CRATEÚS - CE

SETEMBRO - 2014

Relatório de observação

Prática de Leitura

Aos quinze do mês de setembro do ano de 2014, compareci à escola de Ensino Fundamental Jorge Pinheiro de Oliveira, situada na localidade de Cajá dos Jorges, zona rural do município de Ipaporanga - Ceará, fiz observação de prática leitora na turma de Educação Infantil (Maternal) no turno da manhã no horário das 7h às 11h. Estavam presentes 7 meninas e 6 meninas de um total de 13 alunos. A professora regente Ana Maria da Silva, educada e calorosamente aceitou ser observada por compreender a importância desse momento na formação de futuros docentes.

A aula iniciou-se no horário normal com acolhida carinhosa e incentivadora. Após o momento, as crianças foram incentivadas a partilhar oralmente com os colegas as novidades vivenciadas no dia anterior fora da escola. Na sequência, preencheram o calendário com tarjetas, explorando as letras do dia, semana e mês. A chamada foi realizada através de dinâmica; uma caixinha com um jardim confeccionado artesanalmente, este foi aos poucos sendo enfeitado com flores e regado com gotinhas de água. Cada flor e gotinha, continha o nome de cada aluno e, estimulados pela professora faziam a leitura da letra inicial.

O momento do lanche tem atenção específica, além de conhecerem o cardápio do dia que era sopa, foram expostos alguns nutrientes e benefícios para o organismo. O intervalo durou cerca de quarenta e cinco minutos, nesse período, foi servido o lanche e houve momento de recreação. No retorno à sala, desempenhou-se a dinâmica "O chefinho mandou", os alunos seguiam os comandos que a professora determinava, em seguida, a mesma preparou o tapete literário para realização do tempo de história. Convidados a sentar-se em círculo, os alunos ouviram a historinha 'O principezinho Malvado", explorou-se os hábitos do personagem principal refletindo quais mudanças seriam necessárias para o melhor convívio.

Por estar próximo ao aniversário do município, o conteúdo era sobre Ipaporanga, cada criança teve o momento de expressar-se espontaneamente, oral e coletivamente foi realizada a leitura da palavra, contagem do número de letras. Não houve tempo de saída. O ambiente observado é agradável, aconchegante, estimulador, educativo, seguro e espaçoso. Este, preparado e enfeitado com desenhos, letras, números, espaços para as vivências de acordo com os eixos curriculares.

O interesse pela leitura deve ser incentivada desde o berço com o estímulo dos pais, persistência e dedicação devem ser constantes para que ao longo da infância até a fase adulta, momento de consciência, isso se converta em hábito. É fundamental para as crianças que vivenciem a busca de conhecimentos mediante a leitura, devem ouvir estórias, faça parte de uma rotina com disciplina, sendo determinada uma hora ao dia para fazê-lo.

As ações benéficas para as crianças são incalculáveis para toda a vida. Leva a criança a querer ler, a buscar saber, a entrar no mundo das artes e da imaginação através das ilustrações. Aumenta sua habilidade de escutar e concentrar-se, desenvolve seu sentido crítico, aumenta a variedade de experiências, e cria alternativas de diversão e expressão de sentimentos. Além disso, a criança aprende valores necessários para boa convivência no cotidiano. O de ser uma criança boa, amiga, educada e consciente conhecendo a si mesma, formulando ideias e critérios, sem contar que a auxilia na escrita e a relacionar-se melhor socialmente.

Plano Diário

E. E. F. Jorge Pinheiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com