TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação Fisica No Esporte

Artigos Científicos: Preparação Fisica No Esporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  5.510 Palavras (23 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 23

1 / 1

1. Introdução

Os termos esporte de combate e arte marcial, muitas vezes, são usados como sinônimos, mas parece não o ser. Não se encontrou na literatura uma definição e diferenciação clara para eles, sendo um tema bastante polêmico, gerador de muita discussão e confusão, pois são conceitos e fenômenos que se desenvolveram em situações culturais e históricas diferentes.

Pode ser que seja mais fácil entender o esporte de combate quando se observa uma luta de boxe inglesa ou tailandesa, mas encontra-se dificuldade em definir arte marcial quando referimo-nos, por exemplo, ao Judô Olímpico. Dependendo assim, da cultura que arte marcial está inserida, seus significados psicológicos podem ser alterados.

O Mixed Marcial Arts (MMA) é uma modalidade de luta cujo próprio nome já transmite sua complexidade, pois é uma mistura de artes marciais, assim o praticante necessita possuir um amplo conhecimento em artes marciais e/ou diferentes modalidades de combate como, por exemplo,: boxe, judô, muay thai, karate, jiu-jitsu e Werstling a fim de ampliar seu repertório motor, aumentando seu acervo de golpes e tornando-se um profissional mais completo.

O atleta de MMA se depara com variadas situações no momento da luta, pois cada adversário possui uma especialidade ou adota uma estratégia de luta diferente, portanto um bom profissional tem que estar sempre muito bem preparado fisicamente, tecnicamente, taticamente e psicologicamente, para suprir qualquer tipo de necessidade.

A prática do MMA encanta o público, pois a versatilidade que os atletas apresentam, utilizando a mistura de diversas técnicas de diferentes modalidades de luta para conseguirem surpreender seus adversários e conquistar a vitória torna o combate imprevisível e estimulante para o espectador.

Devido essa diversidade de praticantes oriundos de modalidades diferentes, as características físicas nem sempre são semelhantes, deixando o combate ainda mais emocionante, pois nem sempre o maior fisicamente sagra-se vencedor, surpreendendo principalmente o público leigo, que se impressiona com o aspecto físico, considerando-o prioritário para se chegar à vitória.

A luta de MMA é uma caixinha de surpresas, devido a resultados que teoricamente são considerados “zebra”, ou seja, nem sempre o favorito ganha, tudo devido à grande quantidade de fatores que podem interferir em um resultado, como a preparação física, técnica, tática e principalmente psicológica, pois é através dessa que o atleta pode reverter uma situação desfavorável quando se encontra em desvantagem física, técnica e tática.

Autores como Jones e Hardy (1990) e Rotella e Lerner (1993) apud RUBIO (2000) ressaltam a importância de se conhecer os efeitos dos aspectos psicológicos envolvidos em atividades esportivas e chegam a afirmar que, em várias ocasiões, a capacidade de lidar com diferentes aspectos psicológicos envolvidos em uma competição é que pode determinar a diferença entre o atleta vencedor e o perdedor ou entre o atleta verdadeiramente talentoso e o comum.

Portanto, é sobre a preparação psicológica a abordagem desse trabalho, devido sua contribuição para o rendimento do atleta de MMA, mas que ainda não é inserido nos programas de treinamentos em níveis adequados à sua importância, sendo considerado um treinamento secundário ou complementar, e não fundamental.

Muitas vezes o lutador de MMA quando entra na área de combate se depara com um atleta mais alto, mais hipertrofiado, com um cartel maior de lutas, conseqüentemente mais experiente, com a torcida contra, tendo vários fatores que podem interferir de forma decisiva no seu desempenho. Todos esses fatores podem interferir profundamente no emocional do atleta, que prioritariamente precisa ter confiança em seu potencial independente do adversário e do contexto da luta, pois sem isso antes mesmo de iniciar a luta ele “perde” para seu inconsciente, ou melhor, para si mesmo, ficando ainda mais clara a importância da preparação psicológica.

Segundo BOMPA (2002), o treinamento psicológico é de grande importância, pois melhora a autoconfiança dos atletas fazendo com que adquiram um melhor desempenho físico.

O atleta estando bem preparado psicologicamente consegue absorver com mais facilidade os momentos adversos da luta como machucados, dores, desvantagem numérica de pontos, e pode reverter essa situação a seu favor. Ele tendo esse controle consegue agüentar a pressão, elaborar uma estratégia e aguardar o momento favorável de aplicar o golpe que pode ser decisivo para decidir o combate.

O atleta que possui autoconfiança obtém uma forte “arma” a seu favor, pois lutará de igual para igual, independente do adversário. Sendo assim esse trabalho teve como objetivo central, verificar o quanto a preparação psicológica pode influenciar no desempenho competitivo dos atletas de MMA

2. Revisão de literatura

2.1. Origem das lutas

A origem das lutas e das artes marciais é uma incógnita devido aos poucos registros documentados, pois os mestres passavam seus conhecimentos de forma oral. Portanto as referências divergem em suas histórias sobre uma mesma arte marcial, dificultando uma informação precisa da origem de cada modalidade (FUNACOSHI, 2000).

Desde a época dos gladiadores romanos já existia o uso de técnicas de lutas a dois, e os primeiros indícios de formas organizadas de combate foram encontrados na China e na Índia (REID e CROUCHER, 2000 apud FERREIRA, 2001).

O MMA é uma modalidade de luta cujos atletas em combate, embora demonstrem preferências, nem sempre seguem um único estilo de arte marcial. Entre as diferentes modalidades de lutas podemos citar as principais e mais utilizadas pelos praticantes:

O Jiu-Jitsu surgiu no Japão onde foi criado pelos Samurais que tinham como principal objetivo de vida defender o amo e senhor com sua própria vida (DELIBERADOR, 1996). Conhecido como a “arte suave” há relatos de que o jiu-jitsu era praticado por monges budistas que preocupados com a autodefesa desenvolveram essa técnica baseada nos princípios do equilíbrio, sistema de articulação do corpo e alavancas, evitando o uso de força e armas (GREICE, 2007).

No jiu-jitsu são válidos os golpes que procuram neutralizar, imobilizar, estrangular, pressionar, torcer as articulações e lançar seu adversário ao solo através de quedas.

A história do Muay-Thai caminha junto com o povo tailandês que utilizava selvagemente a técnica de luta nos campos de batalha. Posteriormente o Muay-Thai evoluiu e foram criados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com