TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios Do Direito Tributario

Dissertações: Principios Do Direito Tributario. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

1)Princípio da Legalidade:

Segundo Fabretti(2013),este princípio afirma que o aumento de tributo pode se dar não só pela elevação da alíquota, mas ,também ,pela ampliação da base de cálculo.

Já Martins (2013) explica que para que o tributo possa ser exigido, é necessária expressa previsão legal.Tal previsão foi denominada de principio da legalidade, da reserva da lei, da legalidade tributária, da estrita legalidade e da estrita legalidade tributária.

E por último ,Alexandre(2013) informa que para que o tributo possa ser cobrado é necessário que a lei o estabeleça, e que o tributo só pode ser criado por lei, seja ordinária, casos em que pode haver a utilização de Medida Provisória, ou complementar(Especificamente para os tributos citados nos artigos 148;153,VII;154,I e 195,§ 4º,todos da CF.)

2) Princípio da Anterioridade:

Fabretti (2013),afirma que para instituir um tributo ou aumentá-lo para o exercício financeiro seguinte, a lei deverá ser publicada até, no máximo,31 de dezembro do ano anterior.

Martins(2013) explica que nenhum tributo pode ser exigido no mesmo exercício financeiro, em que haja sido publicada a lei que o instituiu ou aumentou.

A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 150,III,b,afirma que é proibido exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça; no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.

3)Princípio da Anterioridade Qualificada Segundo Alexandre(2013),este princípio é quando na promulgação da Constituição Federal ,há obediência a um prazo mínimo de noventa dias entre a data da publicação de uma lei que majora ou cria algum tributo.

Fabretti(2013) informa que o tributo só pode ser cobrado, depois de decorridos 90 dias que a lei foi promulgada e que o cumprimento deste principio de forma conjunta ao da Anterioridade é aplicável somente aos impostos.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, art. 150, III, b, afirma que é proibido exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça; no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.

4) Princípio da Irretroatividade:

Fabretti (2013) afirma que a lei aplica-se aos fatos que se realizarem após sua entrada em vigor. Não pode retroagir para alcançar fatos já ocorridos na vigência de lei anterior.

A Constituição Federal de 1988, no art. 150 III a, afirma que “[...]sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, cobrar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado.[...]”.

Ricardo(2013)esclarece que é vedado aos entes tributantes cobrar tributos em relação a fatos geradores que aconteceram antes do inicio da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado.

5. Princípio da Isonomia Fabretti(2013) afirma que este principio estabelece a obrigatoriedade do agente arrecadador de tratar igualmente os contribuintes que se encontrem em situação econômica equivalente.

Já Martins(2013) afirma que neste princípio todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com