TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ProInter Parcial

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................................ 3

UTILIDADES E VANTAGENS DA PESQUISA SALARIAL............................................ 4

TIPOS DE AMOSTRAS UTILIZADAS ............................................................................... 6

CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................................. 7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................................. 8

INTRODUÇÃO

Na atualidade, para que uma empresa continue crescendo, é necessário também que haja um investimento em seus funcionários, sendo assim, as organizações estão cada vez mais investindo na implantação de cargos e salários. Para que este processo aconteça de forma correta, é imprescindível que se realize uma pesquisa salarial, tema este que será abordado neste projeto. O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância e vantagens da pesquisa salarial dentro de uma organização e como esta ferramenta pode ser utilizada, sendo abordado também os tipos de amostras (que serão especificados mais adiante) e por fim os cuidados que se deve tomar quando houver a coleta de dados.

Segundo Marras (2012, p. 55), a pesquisa salarial:

É o instrumento por meio do qual a empresa capta informações sobre cargos, salários, benefícios, procedimentos e políticas de remuneração praticados pelas empresas, em mercado previamente escolhido, visando subsidiar a implantação ou manutenção de sua própria política de pagamentos e benefícios. (MARRAS, 2012, p.55)

A partir da pesquisa salarial, a empresa obtém informações do mercado de trabalho, de acordo com seu segmento e cargos, e com isto, pode-se fazer a implantação do plano de cargos e salários ou então, caso já exista na organização, mantê-lo atualizado.

Claro que infelizmente, ainda temos muitas empresas que não conseguem entender os benefícios que a implantação de um plano de cargos e salários pode trazer à organização, como por exemplo a retenção de talentos, bem como manter seus funcionários motivados. Quando o gestor de recursos humanos traz a ideia de implantação aos demais gestores, muitos criam uma barreira por justamente não terem o conhecimento das vantagens. Por isto, é importante que ao reunir-se para discutir a implantação sejam levados dados e pesquisas consideráveis para se ter uma apresentação confiável. É importante o envolvimento de todos os gestores da empresa, pois, estes terão papeis essenciais na aplicação, principalmente na avaliação de desempenho de seus colaboradores.

É um desafio também que as empresas utilizem o plano de forma correta e mantenham sempre atualizada, pois, o que acontece na maioria das vezes é a primeira aplicação e depois há um esquecimento, ou seja, a empresa opta por apenas ter um plano de cargos e salários desenhado, mas, não o segue.

UTILIDADES E VANTAGENS DA PESQUISA SALARIAL

A pesquisa salarial é utilizada principalmente para a implantação ou atualização do plano de cargos e salários das organizações e tem por finalidade, fazer a comparação de acordo com o mercado de trabalho sobre os valores que estão sendo pagos pelas empresas do mesmo segmento, buscando equiparar com a sua política salarial.

Além do benefício ao empregado, a empresa também terá suas vantagens, pois, através da pesquisa, conseguirá otimizar seu plano de cargos e salários, o que fará com que seus colaboradores tenham perspectiva de crescimento dentro da empresa, estando mais motivados e, consequentemente, com a possibilidade de trazerem resultados mais significativos em relação a função desempenhada. Além disso, o cargos e salários torna-se uma ferramenta de mensuração de desempenho da equipe dentro da organização. Sendo assim, com a sua implantação, os líderes responsáveis terão mais ferramentas em mãos para conseguirem avaliar suas equipes, concedendo mais feedbacks e oportunidades de crescimento e desenvolvimento

Para Chiavenato (2008, p.74):

A administração de salários procura não somente obter o equilíbrio interno de salários dentro da organização, como também obter o equilíbrio externo de salários em relação ao que se paga no mercado de trabalho. Assim, antes de se definir as estruturas salariais da empresa, convém analisar e pesquisar salários pagos na comunidade de empresas. (CHIAVENATO, 2008, p.74)

Sendo assim, de acordo com os pressupostos acima descritos, para que a pesquisa seja realizada adequadamente, conforme Chiavenato (2008), a empresa pode seguir alguns passos:

• Selecionar os cargos que serão pesquisados;

• Indicar quais empresas do mesmo segmento serão utilizadas para a pesquisa;

• Definir a periodicidade da pesquisa.

E como meio para obtenção da pesquisa, a empresa poderá utilizar:

• A contratação de um consultor para a realização da pesquisa;

• Questionários específicos;

• Visitas e entrevistas;

• Busca de informações através das redes e mídias.

Além da remuneração salarial, pode-se pesquisar também, os tipos e os valores de benefícios concedidos pela empresa, como por exemplo: comissão, vale alimentação, plano de saúde, aumento por promoções, entre outros. Através destas pesquisas, buscam-se melhorias constantes para que haja uma relação de ganhos para ambas as partes, organização X funcionário.

Assim que a pesquisa for concluída, é importante que haja a tabulação com os dados colhidos para fazer a equiparação com os dados que já são aplicados na empresa e então começar a desenhar a política salarial dentro do plano de cargos e salários que se deseja impor.

Chiavenato (2008, p.74) ainda afirma que depois da pesquisa concluída,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com