TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Gerenciais

Exames: Processo Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  3.045 Palavras (13 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 13

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

PROCESSOS GERENCIAIS

GILVAN SANTOS – RA-395290

LEANDRO ROCHA - RA-395259

MACIEL FARIAS - RA-401892

ATIVIDADES PRACAS SUPERVISIONADAS – ATPS

PROFESSORA TUTORA EAD: IVONETE MELO DE CARVALHO

TERESINA – SETEMBRO DE 2012

ETAPA 1

Passo 1

1-Estudar o conteúdo sobre “Planejamento” apresentado nos capítulos 7, 8 e 9 do Livro-Texto da disciplina, identificado ao final desta ATPS.

2-Fazer uma pesquisa comparativa sobre essas definições de planejamento, confrontando as com o que apresentam outras duas fontes bibliográficas de Administração² disponíveis no acervo da biblioteca do Polo de Apoio Presencial.

Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos, tornando possível perseguir e alcançar objetivos. Segundo Chiavenato - organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente. A organização atua em meio ambiente e a sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio. Para tanto ela deve ser estruturada e dinamizada em função das condições e circunstâncias que caracterizam o meio em que ela opera. Dentro de uma abordagem mais ampla, as organizações são unidades sociais (ou agrupamentos humanos), intencionalmente construídas e reconstruídas, fim de atingir objetivos específicos. Isto significa que as organizações são propositada e planejadamente construídas e elaboradas, isto é, reestruturadas e redefinidas, na medida em que os objetivos são atingidos ou na medida em que se descobrem meios melhores para atingi-los com menor custo e menor esforço. Uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social vivo e sujeito a mudanças.

O planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado; entretanto, a empresa tem condições e meios de agir sobre as variáveis e fatores de modo que possa exercer alguma influência; o planejamento é ainda um processo contínuo, um exercício mental que é executado pela empresa independentemente de vontade específica dos seus executores. O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa. Este processo de tomada de decisões na empresa deve conter, ao mesmo tempo, os componentes individuais e organizacionais bem como a ação nestes dois níveis pode ser orientada de tal maneira que garante a confluência de interesses dos diversos fatores alocados no ambiente da empresa. O processo de planejar envolve, portanto, um modo de pensar, e um modo de pensar envolvem indagações, e indagações envolve questionamentos sobre o que será feito, como, quando, quanto, para quem, porque e onde será feito. Segundo Maximiano - Planejamento estratégico é o processo de desenvolver a estratégia, a relação pretendida da organização com o seu ambiente. O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões, que afetam a empresa por longo prazo, especialmente decisões sobre produtos e serviços que a organização pretende oferecer e os mercados e clientes que pretende atingir.

BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Agiliza decisões; Melhora a comunicação; Aumenta a capacidade gerencial para tomar decisões; Promove uma consciência coletiva; Proporciona uma visão em conjunto; Maior delegação; Direção única para todos; Orienta programas de qualidade; Melhora o relacionamento da Organização com o seu ambiente interno e externo.

É necessário planejar para que saibamos para onde queremos caminhar. Se não soubermos para onde ir, não iremos a lugar nenhum. Seremos jogados para fora do mercado.

CONDIÇÕES PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Consciência de sua necessidade; Decisão pela sua utilização; Envolvimento efetivo da direção; Clima propício; Informações relevantes para o planejamento; Participação organizada.

Podemos definir Planejamento Estratégico como método pelo qual a empresa define a mobilização de seus recursos para alcançar os objetivos propostos. É um planejamento global a curto, médio e longo prazo.

Segundo Tachizama Rezende - Pode-se conceituar o planejamento como um método de ordenação de atividades com vistas a alcançar os objetivos propostos e, portanto, atingir um futuro desejado. O seu propósito básico não é o de prever o futuro, mas o de examinar alternativas futuras, analisar o leque de escolhas, priorizar, optar por uma delas, no sentido de minimizar ações incorretas e prever e prover os meios e recursos necessários no intuito de buscar a redução de incertezas e minimizar os riscos. O Planejamento Estratégico somente atinge sua eficácia máxima quando entendido e realizado por todas as pessoas da Organização, em mutirão permanente e orquestrado. É um processo contínuo que toma decisões atuais e futuras que podem envolver riscos. Assim, o planejamento permite a ordenação do processo decisório dentro das organizações, preparando-se para o futuro, facilitando a convergência de objetivos, onde, dentro dos limites aceitáveis, haverá uma prevalência do interesse coletivo sobre o individual ou de grupos.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL

Formular estratégias é projetar e selecionar estratégias que levem à realização de objetivos organizacionais. O enfoque central está em como lidar satisfatoriamente com a concorrência. Assim que o ambiente tenha sido analisado e a diretriz organizacional estipulada, a administração é capaz de traçar cursos alternativos de ação em um esforço conhecido para assegurar o sucesso da organização. O propósito do planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas as quais proporcionam uma solução viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz. O planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e, consequentemente, provoca aumento da probabilidade de alcance dos objetivos e desafios estabelecidos para a empresa. O planejamento é uma característica intrínsica do desenvolvimento e da evolução do ser humano. Através dele o ser humano consegue traçar metas para o seu bem estar, se prepara para eventualidades e ameaças futuras e obter sucessos em função de novas oportunidades. Assim, para atingir um objetivo primeiro é preciso planejar o caminho a percorrer. Do mesmo modo, as organizações precisam planejar o futuro como preparação para essas metas, ameaças e oportunidades. Isto é conseguido por meio de uma análise e avaliação do relacionamento com o ambiente, através da utilização de um processo capaz de integrar os diversos aspectos da empresa com o seu ambiente.

Segundo Oliveira - O planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado; entretanto, a empresa tem condições e meios de agir sobre as variáveis e fatores de modo que possa exercer alguma influência; o planejamento é, ainda, um processo contínuo, um exercício mental que é executado pela empresa independentemente de vontade específica de seus executivos.

Segundo Ferrel - As oportunidades e as ameaças são problemas externos que podem afetar todas as organizações, mesmo aquelas que não concorrem com planejamento da empresa. Assim elas existem independentemente da empresa criar o planejamento. Entretanto podem afetar fortemente as operações da empresa e o resultado desse plano. Como as forças e as fraquezas, as oportunidades e as ameaças devem ser analisadas em relação às necessidades do mercado e as habilidades do concorrente. As oportunidades se referem às condições favoráveis no ambiente que podem produzir recompensas para a organização, se ela for adequadamente afetada. Isto é, oportunidades são situações que existem, mas que devem ser aceitas em benefício da empresa. As ameaças se referem às condições ou às barreiras que podem impedir a empresa de atingir seus objetivos. Como as oportunidades, as ameaças devem ser identificadas para não limitarem o desempenho da empresa. O planejamento estratégico tem como objetivo integrar a organização, por isso pode influir na tomada de decisões e nas variáveis que a empresa deva tomar. Para que a empresa desenvolva de acordo com o planejado, deve ser bem clara as suas metas, de acordo com o plano elaborado, objetivando assim que todos os funcionários nela envolvidas possam participar. A principal função das metas é orientar o desenvolvimento de objetivos e fornecer direção para as decisões de alocação de recursos. As metas são as realizações gerais desejadas, elas são importantes porque indicam a direção em que a empresa está tentando se mover e o conjunto de prioridades que usará na avaliação de alternativas e na tomada de decisões. Por exemplo, uma empresa pode ter uma meta de melhorar a qualidade do serviço, proporcionando mais treinamento para os funcionários que estão em contato com os consumidores. Como ocorre em todos os estágios do planejamento, é importante que todas as áreas funcionais da organização sejam consideradas no processo de fixação de metas. A falha ao considerar esses assuntos resultará em metas menos eficazes e, talvez, até disfuncionais.

Passo 2

1 - Analisar, criteriosamente, os artigos indicados a seguir:

* “Veja o futuro antes dos outros", do Prof. Roberto Shinyashiki, no site Planejamento Estratégico. Disponível em:

* “O desafio do administrador do futuro”, do Prof. Paulo Barreto dos Santos, no site Artigos.com. Disponível em:

2 - Fazer um confronto entre a mensagem dos Professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos em relação ao conteúdo pesquisado no Livro-Texto da disciplina e nas demais fontes solicitadas no Passo 1. Partir da ideia da importância do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso empresarial e, consequentemente, profissional, mantendo como foco a função do planejamento.

Segundo o artigo de Roberto Shinyashiki o mesmo aborda o tema Visão e empreender, já o Professor Paulo Barreto dos Santos em seu artigo aborda sobre planejamento e controle.

Para Roberto pessoas de visão veem oportunidades onde outras enxergam problemas, e traça ainda um parâmetro entre empreendedores e administradores, ou seja, apesar das similaridades nas funções conceituadas desde a abordagem clássica pelos atos de planejar, organizar, prever, controlar e comandar. Mas existe um diferencial, os empreendedores estão sempre focados no futuro enquanto os administradores focam mais no presente. A palavra estratégia define os empreendedores; já a palavra planejamento e controle, os administradores.

Já para Paulo Barreto nas conclusões finais de seu artigo podemos compreender claramente que para ele planejar e controlar nada mais é que uma ferramenta para atenuar os riscos e prejuízos, almejando assim eficiência e eficácia nos projetos e processos decorrentes.

Passo 3

Dar início, em grupo, ao relatório parcial desta etapa, que deverá responder às questões:

1) O que é Planejamento?

É uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

2) Quais os tipos de Planejamento?

Observando os níveis hierárquicos distinguem-se três tipos de planejamento: planejamento estratégico, tático e operacional.

O planejamento estratégico considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los.

No segundo nível de planejamento, o tático, a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. Em grandes empresas identifica-se facilmente este nível de planejamento, ele se dá nos escritórios superintendências regionais. Exemplificando: No Banco do Brasil esse planejamento ocorre nas superintendências estaduais. Seus planos de ação são desenvolvidos como forma e apoio às unidades operacionais (agências) num movimento sinérgico, objetivando o cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidos no planejamento operacional.

Já os planejamentos em nível operacional correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planeamento tático, ou seja, identifica os procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis inferiores da organização, apresentando planos de ação ou planos operacionais. É elaborado pelos níveis organizacionais inferiores, com foco nas atividades rotineiras da empresa, portanto, os planos são desenvolvidos para períodos de tempo bastante curtos.

ETAPA 2

Passo 1

1-Após as leituras anteriores e na percepção da equipe, iniciar as decisões de um plano estratégico para organização de um evento que atenda à necessidade de uma dada comunidade circunvizinha a uma Instituição de Ensino (IE).

A MGL INFORMÁTICA LTDA com apoio da prefeitura e outros patrocinadores da região está promovendo a “Semana MGL INFORMÁTICA”, no Instituto Rosa dos Ventos, buscando a informatização de jovens e adultos, tanto nas áreas especificas de informática, como também na promoção de curso profissionalizantes desta área, buscando desenvolver ações diversas, visando à inclusão digital como parte da visão de uma sociedade inclusiva.

A MGL proporcionará aos seus visitantes, que inclui desde crianças, adultos, idosos, pessoas com necessidades especiais, todas aquelas que necessitam da tecnologia de informação.

O projeto “Semana MGL INFORMÁTICA” tem como papel principal a inclusão digital, mas trabalhará também com a incentivação de outras empresas a colaborar com os problemas sociais.

Passo 2

1 - Finalizadas as decisões do planejamento, organizar as atividades, seguindo cada fase conforme a aprendizagem sobre a função administrativa “Organização” apresentada nos capítulos 10, 11 e 12 do Livro-Texto, inclusive distribuindo os papéis entre os membros do grupo quanto às atividades identificadas. É importante que o grupo pesquise sobre a função “Organização” também em outras fontes, para diversificar e aprofundar a aprendizagem.

2 - Elaborar um texto, dando continuidade ao relatório parcial da Etapa 2, passo 1, seguindo a mesma estrutura descrita na Etapa 1, Passo 3, de até duas (2) páginas, considerando:

* No tópico “Desenvolvimento”, reunir o resultado da pesquisa teórica sobre a função administrativa “Organização” e apresentar, detalhadamente, o que ficou decidido pela equipe sobre o planejamento e a organização do evento na Instituição de Ensino imaginada.

* Nas Considerações Finais, o grupo deverá esboçar a aprendizagem teórica desta etapa de forma aplicável a uma organização.

Edna de Almeida Rodrigues

ETAPA 3

Passo 1

1 - Dar continuidade ao planejamento proposto na Etapa 2, Passo 1, realizando uma pesquisa sobre “Direção” como função promotora do Processo Administrativo, partindo da premissa de que administrar envolve também a distinção entre os níveis gerenciais.

2 - Pesquisar sobre o tema, em várias fontes, entre livros e artigos acadêmicos da Internet (de sites confiáveis). Partir do conteúdo dos capítulos 13, 14 e 15 do Livro-Texto da disciplina.

Passo 2 (Equipe)

1 - Definir e registrar como a equipe estabeleceu os níveis de “Direção” para o planejamento do evento proposto na etapa 2.

2 - Nas Considerações Finais, fazer um paralelo das decisões do grupo com a proposta do artigo indicado a seguir:

* “Por que as ferramentas gerenciais podem falhar”, do Prof. Sérgio Tittanegro. Disponível em:

<https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true

&srcid=0ByFmrl4MPvQGYzRlM2E2Y2ItMjEwYS00YjY3LWE3MzQtNWM5OGI2Zjg2MjE1&hl=pt_BR>. Acesso em: 23 maio 2012.

3 - Procurar identificar no planejamento do evento - Etapa 2, Passos 1 e 2, as possibilidades de falhas nas etapas de Planejamento e Organização, para garantir que a “Direção” cumpra seu papel. Elaborar um relatório parcial, contendo as informações dos passos anteriores desta etapa, com até duas (2) páginas, conforme o item “Padronização” desta ATPS. Salve-o, pois ele será parte integrante do relatório final.

4 - Listar as referências bibliográficas de todas as obras consultadas, conforme norma ABNT.

ETAPA 4

Passo 1

1 - Estudar os temas propostos nesta etapa, partindo do que o Livro-Texto da disciplina, identificado ao final desta ATPS, propõe sobre “Controle da ação empresarial” como função administrativa nos capítulos 16, 17 e 18 e sobre “Administração da ação empresarial: competências organizacionais e criação de valor”, no capítulo 19.

2 - Pesquisar estes temas também em outras fontes, procurando por propostas diversificadas.

3 - Fazer, ainda, as pesquisas e leituras indicadas a seguir:

3.1 - Buscar um artigo acadêmico que trate da função administrativa de Controle — preferencialmente que traga algum estudo de caso —, na base de dados da Anhanguera, disponível em:

* Sistema Anhanguera de Revistas Eletrônicas (SARE). Disponível em <http://sare.unianhanguera.edu.br/>. Acesso em: 20 jun. 2012.

3.2 - Ler os artigos indicados a seguir:

* “O trabalho do gerente executivo: uma visão geral e crítica”, dos professores Antonio Cury e Suzana Bruno. Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByFmrl4MPvQGOGY2N2QyMWItMWE4Zi00NzcxLTkyYWEtMzM1N2IxZmU3NTAw&hl=pt_BR>. Acesso em: 23 maio 2012.

“Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem”, dos professores Marcio Carreira, Alex Mariano, Ana Sartori e Rodrigo Oliveira, disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true

&srcid=0ByFmrl4MPvQGNDE4YTY2NmQtMWM2MC00ZGU2LWE3YzctMjllNDdkNjQ0ZGUw&hl=pt_BR>. Acesso em: 23 maio 2012.

3.3 - Analisar os textos e a figura sobre “A atuação do Administrador na gestão da organização” disponíveis em:

<https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByFmrl4MPvQGM2E3OTBmMDQtNjc1ZS00YWI1LTgyMWYtYWYyODRhOGE4NjRm&hl=pt_BR>. Acesso em: 23 maio 2012.

Passo 2

1 - Discutir, entre o grupo, as “Implicações Éticas do Controle”. Isto é importante, porque toda ação Administrativa impacta a vida de muitas outras pessoas além daquelas de dentro da empresa.

1.1 - Para auxiliar esta discussão, procurar fontes que abordem o controle versus poder na organização. Esta vertente poderá ajudar o grupo na análise.

1.2 - Compreender as “Implicações Éticas” como uma reflexão sobre os possíveis impactos que as decisões administrativas podem causar na sociedade, no ambiente e no indivíduo.

1.3 - Observar que, de acordo com o que vocês viram na disciplina, o administrador está no centro do processo de tomada de decisão nas empresas. Sendo assim, os impactos sofridos pelos indivíduos, sociedade e meio ambiente são necessariamente originados pelo Administrador durante o exercício da profissão.

2 - A partir da discussão crítica entre seus colegas do grupo, expor, no tópico das “Implicações Éticas”, as sugestões do grupo para eliminação ou redução destes impactos.

2.1 - As implicações podem ser positivas ou negativas. Quando forem negativas, o grupo poderá propor formas de minimizar os impactos. Quando forem positivas, o grupo poderá aproveitar para valorizar a iniciativa.

Passo 3

Elaborar o relatório final com o título “Processo Administrativo: as funções administrativas - teoria e prática”, com no máximo doze (12) páginas, conforme o item “Padronização” desta ATPS, a partir do que foi estudado e produzido nas etapas anteriores e nesta Etapa 4, utilizando a estrutura apresentada na Etapa 1 – Passo 3.

Obs.: Veja que o relatório final deve trazer o que já foi aprendido sobre as funções do Processo Administrativo (Planejamento, Organização, Direção) e, agora, a função “Controle” também, finalizando o plano estratégico da equipe que se iniciou na Etapa 2.

Passo 4 (Equipe/Individual)

A equipe deverá elaborar um relatório final contendo todas as etapas desta ATPS e postá-lo individualmente no ambiente virtual, para a avaliação e validação da nota pelo tutor a distância, em arquivo único, com extensão “doc”.

Bibliografias:

* http://www.webartigos.com/artigos/planejamento-estrategico-organizacional/17530/#ixzz272p2ToUi

*

...

Baixar como  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »